UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Refrigeração e Ar Condicionado

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Mecânica

Código:

FEMEC41082

Período/Série:

8o

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

15

Total:

75

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Enio Pedone Bandarra Filho

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Disciplina a ser ministrada de forma remota de acordo com a Resolução N° 25/2020 que Aprova o Calendário Acadêmico referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

2. EMENTA

Aplicações da refrigeração e do ar condicionado. Psicrometria. Cargas térmicas. Sistemas de condicionamento de ar. Dutos e ventiladores. Tubulações e bombas. Resfriadores e desumidificadores. Controle em ar condicionado. Ciclo de compressão de vapor. Compressores frigoríficos. Condensadores e evaporadores. Torres de resfriamento e condensadores evaporativos. Dispositivos de expansão. Refrigerantes. Sistemas multipressão. Refrigeração por absorção. Filtragem de partículas. Termoacumulação. Atenuador de ruído.

3. OBJETIVO

Capacitar o aluno para projetar e especificar componentes e sistemas de refrigeração e ar condicionado.

4. PROGRAMA – AULAS TEÓRICAS

1. Aplicações da refrigeração e do ar condicionado 2. Psicrometria
3. Cargas térmicas
4. Sistemas de condicionamento de ar

5. Dutos e ventiladores
6. Tubulações e bombas
7. Resfriadores e desumidificadores
8. Controle em ar condicionado
9. Compressores frigoríficos
10. Condensadores e evaporadores
11. Torres de resfriamento e condensadores evaporativos 12. Dispositivos de expansão
13. Refrigerantes
14. Sistemas multipressão
15. Refrigeração por absorção
16. Filtragem de partículas
17. Termoacumulação
18. Atenuador de ruído

5. PROGRAMA – AULAS PRÁTICAS

1. Laboratório 1 – Apresentação Visual dos Componentes de um Sistema de Refrigeração

2. Laboratório 2 – Balanços de Energia dos componentes de um Sistema de Refrigeração

3. Laboratório 3 – Análise Energética de um Sistema de Refrigeração de Expansão Direta

4. Laboratório 4 – Análise Energética de um Sistema de Refrigeração de Expansão Indireta 5. Laboratório 5 – Análise do Desempenho Energético do Sistema Cascata

6. Laboratório 6 – Simulação Sistema de Refrigeração de Pequeno Porte em base ao TEWI

7. Laboratório 7 – Simulação Sistema de Refrigeração de Grande Porte em base ao TEWI 8. Projeto de um Sistema de Refrigeração / Ar Condicionado

6. METODOLOGIA

O conteúdo programático teórico será ministrado através de aulas síncronas às quintas- feiras, das 10:40 h às 12:20 h) e às sextas-feiras, das (10:40 h às 12:20 h), totalizando 56 horas-aula. Estas aulas serão complementadas com aulas assíncronas (16 horas-aula) onde serão resolvidos diversos exercícios para auxiliar na compreensão do conteúdo. Em face da sua disponibilização gratuita aos membros da comunidade universitária, o Microsoft Teams ou o Zoom será utilizado como ferramenta para as aulas síncronas, as quais poderão gravadas e também disponibilizadas para visualização posterior.

O conteúdo programático experimental será ministrado de forma síncrona totalizando 18 horas-aula, e utilizando tarefas específicas de campo individuais ou mesmo vídeos gravados previamente no Laboratório de Ensino de Termodinâmica e no Laboratório de Energia, Sistemas Térmicos e Nanotecnologia.

7. AVALIAÇÃO

Total de pontos: 100 pontos 1. Atividades Síncronas

a. Participação nas aulas (20 pontos);
b. Atividades com uso de Metodologias Ativas (20 pontos).

2. Atividades Assíncronas
a. Avaliação oral (40 Pontos);

b. Projeto Final (20 Pontos).

8. BIBLIOGRAFIA Básica

COSTA, E.C.; “Refrigeração”; Ed. Edgard Blücher Ltda; São Paulo; 2005.
CREDER, H.; - “Instalações de Ar Condicionado” – 6a Edição – LTC Editora – Rio de Janeiro; 2004. SILVA, M.N.; “Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração Industrial e Comercial”; ELETROBRAS, Rio de Janeiro; 2005
STOECKER,W.F. e Jabardo, J.M.S.; “Refrigeração Industrial”; Ed. Edgard Blücher Ltda; 2002.

STOECKER,W.F. e Jones, W.J.; “Refrigeração e Ar Condicionado”; Ed. McGraw-Hill; São Paulo; 1993.

Complementar

ASHRAE HANDBOOK , 2000, "HVAC Systems and Equipment, USA. ASHRAE HANDBOOK, 1997, "Fundamentals", USA.
ASHRAE HANDBOOK, 1998, "Refrigeration", USA.
ASHRAE HANDBOOK, 1999, "HVAC Applications", V

CARRIER – “Manual de Ar Condicionado”.
DOSSAT, R.J.; “Princípios de Refrigeração”, Ed. HEMUS, São Paulo; 2004
NBR 16401: Instalações Centrais de Ar Condicionado para Conforto – Parâmetros Básicos de Projeto
NBR 7256: Tratamento de Ar em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) – Requisitos para o Projeto e Execução das Instalações
Normas da ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária
STOECKER,W.F; “Handbook of Industrial Refrigeration; Ed. McGraw-Hill; New York. USA; 1998. TROTT, A.R.; “Refrigeration and Air Conditioning”; Ed.Butterworth and Heinemann”, London; England; 2000. WANG,S.; “Handbook of Air Conditioning and Refrigeration”; Ed. McGraw-Hill, New York; USA: 2001.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Enio Pedone Bandarra Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/11/2021, às 13:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3174406