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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Números reais e funções; limites e continuidade; derivadas; teoremas sobre funções deriváveis; aplicações da derivada; a integral indefinida.
JUSTIFICATIVA
Os conceitos desenvolvidos durante o curso permitirão ao aluno de Engenharia Mecânica ter o conhecimento suficiente para compreender e resolver diversos problemas e aplicações no decorrer do seu curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Usar os conhecimentos básicos do Cálculo Diferencial e Integral, nos domínios da análise e da aplicação, a fim de resolver problemas de natureza física e geométrica no decorrer do curso de Engenharia e na vida profissional. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
NÚMEROS REAIS E FUNÇÕES
Números reais
Desigualdades
Valor Absoluto
Funções: domínio, contra-domínio, imagem e gráfico
Composição de funções
Funções pares, ímpares, crescentes, decrescentes e periódicas
Funções sobrejetoras, injetoras, bijetoras e função inversa
Funções trigonométricas
Funções logarítmicas e exponenciais
Funções potências de expoentes racionais
LIMITES E CONTINUIDADE
Definição de limite
Teoremas sobre limites
Limites laterais
Limites infinitos
Limites no infinito
Continuidade em um ponto e em um intervalo
Teoremas sobre continuidade
Teorema do Confronto e Limites fundamentais
DERIVADAS
Definição, significados geométrico e físico.
Equações das retas tangente e normal
A derivada como taxa de variação instantânea
Diferenciabilidade e continuidade
Regras de derivação
Regra de cadeia
Derivada de função inversa
Derivação de uma função definida implicitamente
Derivadas de ordem superior
Taxas relacionadas
TEOREMAS SOBRE FUNÇÕES DERIVÁVEIS
Teorema de Rolle
Teorema do Valor Médio
Regra de L’Hôpital
APLICAÇÕES DA DERIVADA
Funções crescentes e decrescentes
Máximos e mínimos, relativos e absolutos
Teorema do valor extremo
Concavidade e pontos da inflexão
Testes da derivada primeira e da derivada segunda
Assíntotas horizontais e verticais
Esboços de gráficos de funções
Funções hiperbólicas
Problemas de otimização
A INTEGRAL INDEFINIDA
A diferencial
A operação inversa da derivação
Teorema sobre integrais indefinidas
Integrais imediatas
Integrais por substituição algébrica
Integrais por partes
Integrais por substituições trigonométricas
Integrais de funções racionais
Equações diferenciais simples e suas soluções
METODOLOGIA
A disciplina será composta por atividades síncronas (67% da carga horária total) e assíncronas (33% da carga horária total).
Com relação às atividades assíncronas, o professor disponibilizará videoaulas sobre tópicos da disciplina por meio da plataforma YouTube. Além disso, materiais em formato Pdf incluindo listas de exercícios serão disponibilizados no âmbito da plataforma Moodle (cuja chave de acesso será fornecida aos alunos matriculados) que servirão de apoio ao estudo dos conteúdos expostos nos vídeos e nas aulas síncronas. Sendo assim, as atividades assíncronas que os alunos deverão realizar são: assistir às videoaulas disponibilizadas e anotar as dúvidas que surgirem; resolver as listas de exercícios propostas; entrega semanal de exercícios avaliativos (mais detalhes veja em “Avaliação”) e a realização de três provas (mais detalhes veja em “Avaliação”). Tais atividades correspondem à 33% da carga horária total do curso.
Com relação às atividades síncronas, as aulas online acontecerão nas terças-feiras das 07:10 às 08:50 e nas quartas-feiras das 07:10 às 08:50, através da Plataforma Google Meet (os alunos matriculados receberão um link de acesso e, caso haja alguma intercorrência não prevista no momento, a plataforma utilizada poderá ser alterada). Nas aulas de quarta-feira, serão introduzidos conceitos teóricos básicos da disciplina enquanto as aulas de segunda-feira serão destinadas à resolução de exercícios norteada pelas dúvidas apresentadas pelos alunos. Além disto, todas as provas serão em quartas-feiras.
O atendimento aos alunos por parte do professor será feito via email (jvenatos@ufu.br).
A assiduidade do aluno será comprovada por sua conexão e permanência nas aulas síncronas, assim como pela entrega de exercícios avaliativos propostos via Moodle o que contabilizará 90% das presenças assíncronas.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de maneira contínua e com diferentes estratégias:
1) Serão aplicadas semanalmente testes (num total de 10), via plataforma Moodle, a partir da primeira semana de aula. Cada teste consistirá na resolução de exercícios que envolverão conteúdos trabalhados. O discente terá o prazo aproximado de 7 dias corridos a partir da data de liberação da atividade (que acontecerá nas terças-feiras) para postar sua resolução via plataforma Moodle. A realização destes testes originará a nota das atividades via Moodle (AM) que contabilizará 60 pontos (6 pontos cada teste semanal).
2) Serão aplicadas ainda três provas que acontecerão nas quartas-feiras das 07:10 às 08:50. Tais provas serão realizadas no Moodle e serão compostas de questões objetivas de múltiplas escolhas ou de resposta única. O aluno receberá uma questão por vez e só visualizará a próxima questão quando finalizar a anterior, não podendo revisar sua resposta posteriormente.
As datas das provas, os respectivos conteúdos e as pontuações são as seguintes:
1ª Prova (P1): 12/01/2022 (Funções, limites e continuidade) – 80 pontos;
2ª Prova (P2): 16/02/2022 (Derivadas, teoremas de funções deriváveis e aplicações de derivadas) – 80 pontos;
3ª Prova (P3): 23/03/2022 (Problemas de otimização e integrais indefinidas) – 80 pontos.
A média final (MF) será computada da seguinte maneira:
MF= (P1 + P2 + P3 + AM) / 3
Caso o discente não alcance a pontuação necessária para sua aprovação (MF maior ou igual a 60), o mesmo terá a oportunidade de realizar uma quarta prova (P4). A nota da P4 substituirá a menor nota entre as P1, P2 e P3. Uma nova média final será computada, considerando a nota da P4. Por exemplo, se o discente obteve a menor nota na P2, a nova média final será dada por:
MF= (P1 + P4 + P3 + AM)/3
A data da prova P4 será no dia 30/03/2022.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. VILCHES, M. A. e CORRÊA, M. L. Apostilas de Cálculo 1. Vol 1. Departamento de Análise – IME - UERJ. Disponível em: https://www.ime.uerj.br/livros-apostilas-e-tutoriais-2/?cp_livro=3
2. VILCHES, M. A. e CORRÊA, M. L. Apostilas de Cálculo 1. Vol 2. Departamento de Análise – IME - UERJ. Disponível em: https://www.ime.uerj.br/livros-apostilas-e-tutoriais-2/?cp_livro=3
3. DIVA, F e GONÇALVES, M. Cálculo A. 6ª ed. São Paulo: Editora Makron Books 2006.
4. GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. 5ª. ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 2001.
5. STEWART, J. Cálculo. 5ª. ed. São Paulo: Editora Pioneira – Thomson Learning, 2006.
Complementar
1. VILCHES, M. A. e CORRÊA, M. L. Apostilas de Pré-cálculo. Departamento de Análise – IME - UERJ. Disponível em: https://www.ime.uerj.br/livros-apostilas-e-tutoriais-2/?cp_livro=1
2. THOMAS, G. B. Cálculo (vol 1). 10a. ed. São Paulo: Editora Pearson Education, 2002.
3. SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica. (vol 1). 2a. ed. São Paulo: Editora Makron Books, 1994.
4. LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. (vol 1). 3a. ed. São Paulo: Editora Harbra., 1994.
5. SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica. 2ª. ed. São Paulo: Editora Makron Books, 1994.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Jean Venato Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/11/2021, às 17:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3144261 |