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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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EMENTA
Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.
JUSTIFICATIVA
A disciplina é um componente curricular obrigatório, em que estimula o discente para a construção do conhecimento, na perspectiva de mobilizar e articular a teoria e a prática no campo da história mediante a elaboração de um trabalho acadêmico ao longo do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
I – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.
II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
METODOLOGIA
A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso III” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. A carga horária da disciplina constará de 15 horas teóricas e 45 horas de atividades práticas. A disciplina será ofertada no sábado.
Observação: os materiais para as leituras e atividades serão disponibilizados via Xerox do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO e/ou e-mail da docente. Caso não haja o funcionamento da Xerox do Instituto a docente disponibilizará via Teams da disciplina.
AVALIAÇÃO
A avaliação e distribuição dos pontos da disciplina se darão mediante a entrega dos seguintes itens:
Redação da Introdução (Valor: 10,0 pontos);
Redação da Justificativa (Valor: 10,0 pontos);
Redação dos Objetivos (Valor: 10,0 pontos);
Caminhos teóricos metodológicos (Valor: 10,0 pontos);
Redação do Cronograma (Valor: 10,0 pontos).
Projeto de pesquisa (Valor: 50,0 pontos).
Critérios de Avaliação: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação do trabalho científico às normas da instituição e ABNT. A avaliação que a professora fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias etapas do Trabalho de Conclusão de Curso. Os discentes deverão fazer os ajustes recomendados pela docente a fim de cumprir os prazos finais propostos pelo curso de História.
A entrega do projeto será feita via e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br
BIBLIOGRAFIA
Básica
Bibliografia básica:
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.
LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores associados, 2000.
Complementar
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.
FENELON, Déa Ribeiro et al (Orgs). Muitas Memórias, outras Histórias. São Paulo: Olho Dágua, 2004.
GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (Orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações / Décio Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História cultural: experiências de pesquisa. Editora da Universidade UFRGS, 2003.
SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E. Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. 4ª Ed. Uberlândia – MG: EDUFU, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2022, às 21:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3843125 e o código CRC D774F3B1. |
Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3843125 |