UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 5M, Sala 109 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: - www.fagen.ufu.br - ppgaadm@fagen.ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 11ª reunião/2021 DA(O) Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 11ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2021. Às 8:00 horas do dia três de agosto de dois mil e vinte e um, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: Cíntia Rodrigues de Oliveira, José Eduardo Ferreira Lopes, Verônica Angélica Freitas de Paula e Rodrigo Fernandes Malaquias, do representante discente Cláudio Heleno Pinto da Silva e da Secretária Juliana Bárbara da Silva Oliveira. 1. Informes:1.1 Com a ajuda da Diretoria da FAGEN foi realizado o pagamento das inscrições dos discentes que tiveram artigos aprovados pelo ENANPAD. 1.2 Foi encaminhado e-mail aos discentes da turma de mestrado 2019 que ainda não defenderam a Dissertação, lembrando que o tempo para a marcação da banca se esgotou no dia 30/07. 1.3 O Presidente informou que haverá reunião do Comitê Gestor do Print o dia 04/08, mas como ele estará impossibilitado de participar, a Professora Verônica representará o PPGAdm. 1.4 A Professora Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias informou ao colegiado sobre o aceite para publicação na Revista Information Development (Qualis A2) do artigo intitulado "Antecedents and outcomes of ICTs adoption by mompreneurs: empirical evidence from a developing country" desenvolvido em conjunto com a ex-orientanda de mestrado Lisemaura. O artigo recebeu auxílio para tradução do programa. 1.5 O Professor José Eduardo informou que não houve candidato para a vaga de professor visitante. Outro processo para a abertura de novo edital será aberto. 1.6 O Presidente André enviará um comunicado aos discentes do Doutorado reforçando sobre a data máxima do envio do ensaio teórico para as turmas que ingressaram em 2019 e 2020. 2. Leitura e aprovação da Ata da 10ª reunião do COLPPGAdm 2021. Após discussão e votação, a ata foi aprovada com 3 abstenções. 3. Ordem do Dia: 3.1 Solicitação de aprovação de banca de qualificação da discente Juliana Rosa de Brito Felix. Banca composta pelos membros: Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo Borges e Juvêncio Braga de Lima (FUMEC), aprovada ad referendum. Após análise, a composição da banca de defesa foi colocada em votação e aprovada com as seguintes ressalvas: o título do projeto, aparentemente, reflete que o tema abordado é mais pertinente à Linha de Pesquisa de Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade e não Gestão Organizacional e Regionalidade. Essa suposta não aderência à Linha de Pesquisa original da discente e do orientador pode influenciar em uma avaliação negativa para o Programa. Dessa forma, foi decidido que o Coordenador agendará uma conversa com o orientador para melhor compreender a proposta da pesquisa e reforçar sobre a obrigatoriedade da clara aderência à Área de Concentração do PPGAdm (Gestão e Regionalidade) e à Linha de Pesquisa Gestão Organizacional e Regionalidade. 3.2 Solicitação de dilação de prazo para a qualificação de 3 meses do mestrando Diego Henrique Alvarenga Mazzi. Após análise, a solicitação de dilação de prazo foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.3 Solicitação de aprovação do relatório de bolsista do mestrando Diego Henrique Alvarenga Mazzi. Após análise, o relatório de bolsista foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade. 3.4 Solicitação de dilação de prazo para a qualificação de 3 meses da mestranda Núbia Cristina Fernandes. Após análise, a solicitação de dilação de prazo foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.5 Solicitação de aproveitamento de crédito do doutorando Túlio Gonçalves Gomes. Após análise e votação, foi aprovada por unanimidade a equivalências da disciplina MA139 Controladoria equivalente a Tópicos Especiais I em Gestão Organizacional e Regionalidade. 3.6 Solicitação de aproveitamento de crédito da doutoranda Thaís Moura Martins dos Santos. Após análise e votação, foram aprovadas por unanimidade as equivalências das disciplinas Teoria das Organizações e Regionalidade, Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa e Tópicos Especiais III: Organização e Mudança. 3.7 Solicitação de aproveitamento de crédito do doutorando Renato César de Souza Júnior. Ao analisar a solicitação, foi identificada a falta da anuência da orientadora. Novo documento assinado pela orientadora deverá ser enviado para que o colegiado possa analisar o pedido. 3.8 Solicitação de aproveitamento de crédito da doutoranda Letícia Gracielle Vieira Ferreira. Ao analisar a solicitação, foi identificado a falta da anuência da orientadora. Novo documento assinado pela orientadora deverá ser enviado para que o colegiado possa analisar o pedido. 3.9 Solicitação de aproveitamento de crédito da doutoranda Michele Aparecida Cunha. Após análise e votação, foram aprovadas por unanimidade as equivalências das disciplinas Teoria das Organizações e Regionalidade, Epistemologia em Administração, Ensino Superior em Administração, Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, Gestão Organizacional e Regionalidade, Tópicos Especiais IV em Gestão Organizacional e Regionalidade e Governança Corporativa e Regionalidade. Devido à pequena quantidade de disciplina que deverá ser cursada pela discente, e considerando decisões anteriores, o Colegiado define que a aluna deve concluir o Doutorado em 3 anos e 6 meses. 3.10 Solicitação de aproveitamento de crédito do doutorando Duterval Jesuka. Após análise e votação, foram aprovadas por unanimidade as equivalências das disciplinas Teoria das Organizações e Regionalidade, Epistemologia em Administração, Ensino Superior em Administração, Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, Gestão Organizacional e Regionalidade, Finanças Internacionais e Regionalidade e Governança corporativa e regionalidade. Devido à pequena quantidade de disciplina que deverá ser cursada pela discente, e considerando decisões anteriores, o Colegiado define que o aluno deve concluir o Doutorado em 3 anos e 6 meses. 3.11 Solicitação de homologação do diploma de Mestre para Daniel Masini Espíndola. Após análise, a homologação do diploma foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.12 Solicitação de aprovação de banca de qualificação da discente Juliana Bárbara da Silva Oliveira. Banca composta pelos membros: Valdir Machado Valadão Júnior, Cintia Rodrigues de Oliveira, André Francisco Alcântara Fagundes e Roseane Grossi Silva. Após análise, a composição da banca de qualificação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.13 Solicitação de orientação do doutorando Filipe de Castro Quelhas para o docente Alex Fernando Borges. Após análise, a solicitação de orientação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.14 Homologação do Ensaio Teórico da doutoranda Karine de Jesus Rodrigues Santana. Após análise, a homologação do Ensaio Teórico foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.15 Solicitação de aprovação de banca de defesa do discente Paulo Henrique Nascimento Nunes. Banca composta pelos membros: Antonio Sérgio Torres Penedo, Vinícius Silva Pereira e Fabiano Guasti Lima (PPGRCC/USP). Após análise, a composição da banca de defesa foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.16 Solicitação de aprovação de banca de defesa da discente Isabela Ladeia Santos. Banca composta pelos membros: Jacquelaine Florindo Borges. Janaína Maria Bueno, Carlos Roberto Domingues e Leonardo Pinheiro Deboçã (PPG/PROFIAP/UFV). Após análise, a composição da banca de defesa foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.17 Solicitação de dilação de prazo para a defesa de 6 meses do mestrando Victor Vieira Silva. Após análise, a solicitação de dilação de prazo de 6 meses no total, foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade, portanto o aluno tem como prazo para defesa o mês de Agosto de 2021. 3.18 Solicitação de dilação de prazo para outubro do mestrando Carlos Eduardo Machado Monteiro Neto. O discente solicitou a segunda dilação, totalizando 8 meses. O Colegiado considerou, entre os argumentos do solicitante, o cenário da pandemia que interferiu na produtividade do discente e também que este precisou mudar de emprego e de cidade. Outro fator considerado pelo Colegiado foi que o orientador confirmou que o trabalho vem progredindo e que está na fase final. Desta forma, a solicitação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.19 Oferta de nova turma de Seminários II em Gestão Organizacional e Regionalidade. Após análise, a oferta da nova turma da disciplina foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 4. Assuntos Gerais. Nada mais a ser tratado, o presidente agradeceu a presença de todos e eu lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, três de agosto de 2021.

André Francisco Alcântara Fagundes

Cintia Rodrigues de Oliveira

Cláudio Heleno Pinto da Silva

José Eduardo Ferreira Lopes

Rodrigo Fernandes Malaquias

Verônica Angélica Freitas de Paula

Juliana Bárbara da Silva Oliveira (Secretária)


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cíntia Rodrigues de Oliveira, Membro de Colegiado, em 18/08/2021, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 18/08/2021, às 16:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Eduardo Ferreira Lopes, Membro de Colegiado, em 18/08/2021, às 17:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Fernandes Malaquias, Membro de Colegiado, em 19/08/2021, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cláudio Heleno Pinto da Silva, Membro de Colegiado, em 19/08/2021, às 14:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Verônica Angélica Freitas de Paula, Membro de Colegiado, em 24/09/2021, às 19:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Juliana Barbara da Silva Oliveira, Secretário(a), em 30/09/2021, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2985611 e o código CRC EB898FE9.




Referência: Processo nº 23117.055091/2021-41 SEI nº 2985611