UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Didática

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO39002

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

0

Total:

60h

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Lilian Calaça

Ano/Semestre:

2021/1º. Sem.

Observações:

Componente Curricular oferecido de acordo com as Resoluções 7/2020 e 25/2020 /CONGRAD

 

EMENTA

A didática e sua trajetória histórica. Teorias pedagógicas. Relações fundamentais do processo de ensinagem. Os saberes docentes. Cotidiano escolar. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente.

JUSTIFICATIVA

A reflexão sobre a Didática nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, atualmente, passa também pela reflexão sobre a Educação no contexto social mais amplo em que se insere.

Neste sentido, a compreensão da cultura produzida pela sociedade e seus consequentes avanços técnicos, bem como o desenvolvimento da identidade cultural, da consciência de classe, devem ser objetivos da escola que visa à integração do homem em seu contexto social.

Sendo assim, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação para as escolas de Ensino Fundamental e Médio.

O “o quê” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem” e “onde” se ensina. Isto significa que “o estudo dos conteúdos e o modo mais eficaz de apresentá-los aos e as estudantes não pode ser dissociado, seja das características sócio-culturais e dos processos psicológicos das e dos estudantes, seja do contexto histórico-social em que se efetivará a proposta” (Domingues, J. L., 1986, p.364). Deve-se considerar ainda que, a apropriação do conhecimento pelas crianças envolve dificuldades que podem estar na natureza do próprio conhecimento.

Enquanto disciplina integrante do quadro curricular dos Cursos de licenciatura, a Didática Geral, considerando os diferentes fatores acima mencionados, pode e deve cooperar na transformação da sociedade ao tratar seus conhecimentos específicos, na medida em que possibilita aos/as futuros/as licenciados realizar a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com a prática de ensino das escolas de Ensino, Fundamental e Médio. Dessa forma, inicialmente o curso de Didática Geral procurará fornecer aos futuros educadores e educadoras uma visão dos problemas concretos a serem enfrentados na sua prática diária e posteriormente fornecer subsídios para que os problemas diagnosticados possam ser solucionados diretamente na prática educacional.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar o processo de ensino e seus componentes a partir dos pressupostos das teorias pedagógicas, tendo por base a realidade escolar contemporânea, objetivando uma opção consciente e transformadora do futuro educador e educadora.

Objetivos Específicos:

  • Abordar o conceito de educação;
  • Identificar e debater as teorias pedagógicas da Educação e a prática docente;
  • Analisar e discutir os elementos específicos da Didática, tais como: o planejamento, os objetivos, os conteúdos e a avaliação dentro de uma perspectiva crítica, considerando as dimensões humana, técnica e sócio-cultural da prática pedagógica;
  • Discutir a formação do educador e educadora a partir de uma Pedagogia da autonomia;
  • Compreender e interpretar a sala de aula: espaço-tempo de construção, mobilização de saberes e  transformação  social;
  • Apresentar e disctir as diferentes técnicas de ensino
  • Identificar e discutir os desafios da relação Docente-Estudante e do processo ensino aprendizagem, apresentados na atualidade escolar;

PROGRAMA

Unidade I: Educação e Didática: as diferentes perspectivas de análise sobre o ensino e a aprendizagem

            1-Concepções de Educação e suas relações com o processo ensino-aprendizagem

            2-Teorias pedagógicas da Educação e a prática docente

 

Unidade II: A formação do educador e educadora a partir de uma Pedagogia da autonomia

            1 Os saberes necessários à prática educativa em Paulo Freire

                                

Unidade III: A organização do trabalho docente

            1-O planejamento do trabalho pedagógico: importância e necessidade de planejar

            2-Os fundamentos da avaliação da aprendizagem

            3-As diferentes técnicas  de ensino

            4-Desafios na atualidade Relação Docente/Estudante

Data

Cronograma

Ch

02/12

-Acolhimento as e aos estudantes;

-Apresentação de Plano de curso e atividades avaliativas;

 

02

09/12

Unidade I: Educação e Didática – as diferentes perspectiva de análise sobre o ensino e aprendizagem

Tema: O que é Educação e Didática

Texto básico: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, Maria Rita. Educação e Didática. In: Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Executiva, mar./abr, 1995.

Atividade: Análise de imagem

02

16/12

Unidade I: Educação e Didática – as diferentes perspectiva de análise sobre o ensino e aprendizagem

Tema: Concepções de Educação e suas relações com o processo ensino-aprendizagem

Texto básico: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, Maria Rita. Educação e Didática. In: Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Executiva, mar./abr, 1995.

Atividade:aula dialógica

02

06/01

Unidade I: Educação e Didática – as diferentes perspectiva de análise sobre o ensino e aprendizagem

Tema: Teorias pedagógicas da Educação e a prática docente

Texto básico:SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007. https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf

  Atividade: Apreciação e análise musical

02

13/01

Unidade I: Educação e Didática – as diferentes perspectiva de análise sobre o ensino e aprendizagem

Tema: Teorias pedagógicas da Educação e a prática docente;

Texto básico:SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007. https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf

Atividade: Seminário sobre as tendências

02

20/01

Unidade II: A formação do educador e educadora a partir de uma Pedagogia da autonomia 

Tema: Os saberes necessários à prática educativa em Paulo Freire

Texto básico: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Atividade: Roda de conversa

02

27/01

Unidade II: A formação do educador e educadora a partir de uma Pedagogia da autonomia 

Tema: Os saberes necessários à prática educativa em Paulo Freire

Texto básico:  FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Atividade: Estudo dirigido

02

03/02

Unidade II: A formação do educador e educadora a partir de uma Pedagogia da autonomia

 Tema: Os saberes necessários à prática educativa em Paulo Freire

Texto básico:  FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Atividade: Análise fílmica

02

10/02

Unidade II: A formação do educador e educadora a partir de uma Pedagogia da autonomia 

Tema: Os saberes necessários à prática educativa em Paulo Freire

Texto básico:  FABRIS, Eli T.Henn. A pedagogia do herói nos filmes hollywoodianos. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS São Leopoldo/RS/Brasil. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss1articles/fabris.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Atividade: Projeção e análise fílmica

02

17/02

Unidade II: A formação do educador e educadora a partir de uma Pedagogia da autonomia 

Tema: Os saberes necessários à prática educativa em Paulo Freire

Texto básico:  FABRIS, Eli T.Henn. A pedagogia do herói nos filmes hollywoodianos. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS São Leopoldo/RS/Brasil. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss1articles/fabris.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Atividade: Círculo de cultura

02

24/02

Unidade III: A organização do trabalho docente

Tema: O planejamento do trabalho pedagógico: importância e necessidade de planejar

Texto básico: LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em/ https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf

Atividade: aula dos estudantes

02

03/03

 

Unidade III: A organização do trabalho docente

Tema: Concepções de avaliação

Texto básico: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf . Acesso em 08/03/2016

Atividade: aula dos estudantes

02

10/03

 

Unidade III: A organização do trabalho docente

Tema: As diferentes técnicas  de ensino

Texto básico: VEIGA, Ilma P. Alencastro (org.). Técnicas de Ensino por que não? Campinas: Papirus, 1991.

Atividade: aula dos estudantes

02

17/03

 

Unidade III: A organização do trabalho docente

Tema: As diferentes técnicas  de ensino

Texto básico: VEIGA, Ilma P. Alencastro (org.). Técnicas de Ensino por que não? Campinas: Papirus, 1991.

Atividade: aula dos estudantes 

02

24/03

Unidade III: A organização do trabalho docente

Tema: Desafios da/na relação Docente/Estudante

Texto básico: CALACA.Lilian; MOYZÉS.Márcia. Corporeidade do(a) professor(a): corpos para compreender, aprender, educar, poetizar. In: Prática educativa e estágio supervisionado: a páxis na formação docente /

Fernanda Duarte Araújo Silva / Vilma Aparecida de Souza (org.).

Ituiutaba, MG: Barlavento, 2016, vol. I. 294.https://asebabaolorigbin.files.wordpress.com/2016/10/e-book-estc3a1gio.pdf

Atividade: Círculo  de Sensibilização Corporal

02

31/03

 

Entrega de notas

Avaliação da disciplina

 

02

 

METODOLOGIA

A metodologia da disciplina de didática geral está em concordância com a Resolução 25/2020, do CONGRAD, Resolução 17/2021 do CONSUN. Desenvolverá da seguinte forma:

a) Atividades síncronas: 1:40 minutos  por semana 

● Horários das atividades síncronas: Quintas-feiras, das 19:00h as 20:40

 ● Plataforma de T.I./software que será  utilizado : Plataforma Microsoft Teams : https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aZjwcgbtVWgRLZwG8zpsil9bed39K0gltO8lm6qkJd1U1%40thread.tacv2/conversations?groupId=8287a07c-0aea-4e85-8d68-6e2c99dacc64&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

 

b) Atividades assíncronas: 1:40 minutos por semana 

● Plataforma de T.I. /softwares que serão  utilizados: ambiente Moodle UFU ( https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=10161), como: Fórum de Apresentação, Fórum de Discussão, Fóruns de Perguntas e Respostas, Questionário, Enquete, Glossário e outras ferramentas

● As Bibliografias básica e Complementar serão disponibilizadas por meio de links no cronograma e arquivos digitais no moodle.

 

c) O Material de apoio a ser utilizado: Será disponibilizado para as e os estudantes no cronograma de estudo com todos os links dos textos. Esse material como: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros, poderá também ser encaminhado para os e as estudantes pelo drive, E-mail : liliancalaca@hotmail.com e Whatsapp : (34)99976-4575

O curso será desenvolvido a partir de aulas dialógicas no ambiente virtual possível, através de atividades que possam promover o diálogo, discussão, vivências e aprendizagens significativas, mobilizando linguagens plurais diversas, com potencial criativo, intelectual, emocional, afetivo, além, de trabalhar leitura, interpretação, compreenssão, discussão de textos, imagens, apreciação de diferentes gêneros textuais, musical, cênica, corporal, poética.

 

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear o processo de ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem.

De acordo com as informações da Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação da UFU:

a) Datas e horários da avaliação: As avaliações ocorrerão por meio das atividades propostas na plataforma Moodle/UFU e por meio de atividades síncronas na plataforma google Teams, previamente agendadas com todos as e os estudantes, de acordo com a dinâmica da disciplina.

b) Critérios para a realização e correção das avaliações: Em todas as atividades avaliativas serão observados os seguintes critérios de correção: Redação: criatividade, coesão e coerência das respostas e adequação à norma padrão da língua portuguesa. Conteúdo: apresentação das respostas segundo fundamentação teórica abordada na disciplina. Além destes critérios, serão entregues as e aos estudantes, com antecedência da data da avaliação, os critérios específicos de correção que serão usados para cada atividade proposta.

c)A contagem na pontuação da participação e assiduidade das e dos estudantes na disciplina se dará pela qualidade, quantidade de intervenções efetivas e acesso nas atividades feitas no Moodle e nas aulas ao vivo pelo Teams.

A pontuação será assim distribuída:

Atividades

Pontuação

Total

Entrega

Unidade I

  1. Atividade Fóruns postada na Plataforma Moodle/UFU

 

  1. Seminário virtual as tendências pedagógicas na plataforma

 

 

5

 

 

 

10

 

 

 

 

 

15

 

 

 

  1. Unidade II
  1. Atividade Fóruns postada na Plataforma Moodle/UFU

 

 

  1. Aula dos estudantes

            Construção e apresentação de                um plano de aula na                              Plataforma

5

 

 

 

 

 

Plano de aula  15

 

Apresentação 15

 

 

 

 

 

 

 

35

A combinar com os e as estudantes

  1. Unidade III
  1. Atividade Fóruns postada na Plataforma Moodle/UFU

 

  1. Análise fílmica postada na Plataforma Moodle/UFU

 

  1. Estudo dirigido postada na Plataforma Moodle/UFU

 

 

5

 

 

15

 

 

 

20

 

 

 

40

A combinar com os e as estudantes

  1. Participação nas atividades assíncronas e síncronas Individual e ao longo de todo o período letivo

10

10

 

Total

 

100

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Cap 2 pg 33-49. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007.Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf

 

Complementar

CALACA.Lilian; MOYZÉS.Márcia. Corporeidade do(a) professor(a): corpos para compreender, aprender, educar, poetizar. In: Prática educativa e estágio supervisionado: a práxis na formação docente /Fernanda Duarte Araújo Silva / Vilma Aparecida de Souza (org.).Ituiutaba, MG: Barlavento, 2016, vol. I. 294. Disponível em: https://asebabaolorigbin.files.wordpress.com/2016/10/e-book-estc3a1gio.pdf

FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993. Disponívelem: https://www.academia.edu/7797458/Ivani_Fazenda_DIDATICA_E_INTERDISCIPLINARIDADE?auto=download

FREITAS, Luis Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251604

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf . Acesso em 08/03/2016

PIMENTA, Selma G. Para uma re-significação da didática. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332976850_Para_uma_re-significacao_da_Didatica_Ciencias_da_Educacao_Pedagogia_e_Didatica_uma_revisao_conceitual_e_uma_sintese_provisoria

Filmografia:

Madadayo - Direção: Akira Kurosawa, Hisahi Igawa (1993).

Quando tudo Começa - Direção: Bertrand Tavermier (1999).

Nenhum a menos - Direção: Znang Ylmou (1996).

Mr. Holland, Adorável Professor - Direção: Stephen Herek (1995).

O Jarro - Direção: Ebrahim Forouzesh  (1992).

O Carteiro e o Poeta - Direção: Michael Radford (1994).

Lição de amor - Direção: Sylvio Back (1976).

Filhos do paraíso - Direção: Majid Majid (1997).

Conrack – Direção: Martin Ritt (1974).

O preço do desafio – Direção: Ramon Menendez (1987).

Sociedade dos poetas mortos – Direção: Peter Weir (1989).

Mentes que brilham – Direção: Jodie Foster (1991).

Mentes Perigosas - Direção: John N. Smith (1995).

A História de Marva Collins - Direção: Peter Lewin (1983).

Billie Elliot - Direção: Stephen Daldry (2000).

Central do Brasil - Direção: Walter Salles (1998).

Uma mente brilhante – Direção: Howard (2001).

O Clube do Imperador - Direção: Michael Hoffman (2002).

O Sorriso de Monalisa - Direção: Mike Newell (2003).

Óleo de Lorenzo - Direção: George Miller (1992).

Escola da vida: Direção:  William Dear ( 2005).

Duas Vidas - Direção: Jon Turteltaub (2000).

Narradores de Javé: Direção: Eliane Café (2004).

Ser e ter – Direção: Nicolas Philibert (2002).

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lilian Calaça da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/12/2021, às 13:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3275770