UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Analítica Qualitativa

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP34301

Período/Série:

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anizio Marcio de Faria

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Será utilizada a Plataforma Microsoft Teams para disponibilização de arquivos de aulas, listas de exercícios, notas de provas e conteúdos referentes ao componente curricular. Além disso, serão disponibilizadas aulas-reforço de partes do conteúdo que os alunos apresentarem maior dificuldade de aprendizagem e aulas assíncronas para complemento da carga horária da disciplina (não contemplada ao longo do semestre mais curto que o normal, 15 ao invés de 18 semanas)

 

EMENTA

Revisão de Equilíbrio Químico. Equilíbrios ácido-base. Equilíbrios de Precipitação. Equilíbrios de complexação. Equilíbrios de oxirredução.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina permite que o discente desenvolva os conceitos básicos envolvidos nos equílibrios químicos em soluções aquosas, abordando equilíbrios ácido-base, de precipitação, de complexação e de oxirredução. O curso de Química Analítica Qualitativa auxilia os discentes na compreensão e utilização de uma série de reações químicas, desenvolvendo suas habilidades de planejar e controlar as condições das reações químicas para que estas possam ser empregadas para fins específicos como separação e identificação de íons em soluções aquosas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver nos discentes as habilidades básicas em Química Analítica tornando-o capaz de empregar os conceitos de equilíbrios químicos em soluções aquosas para a análise qualitativa de íons em solução.

Objetivos Específicos:

Desenvolver os conceitos dos principais pos de equilíbrios em soluções aquosas: ácido-base, precipitação, complexação e oxidorredução de modo que o discente possa empregá-los para a resolução de problemas em Química Analítica.

PROGRAMA

1. Revisão de Equilíbrio Químico: O estado de equilíbrio. A constante de equilíbrio. Fatores que afetam o equilíbrio. Deslocamento de equilíbrios químicos (Princípio de Le Châtelier).

2. Equilíbrios ácido-base: Teorias ácido-base. Força de ácidos e de bases. Constantes de dissociação para ácidos e bases fracas (Ka e Kb). Efeito do íon comum. Auto dissociação da água e a escala de pH. Hidrólise de cátions e ânions. Soluções tampão e suas propriedades. Ácidos polipróticos.

3. Equilíbrios de Precipitação: Introdução aos equilíbrios heterogêneos. Solubilidade molar e soluções saturadas. Produto de solubilidade (Kps). Efeito do íon comum. Previsão da ocorrência de precipitação. Precipitação fracionada. Equilíbrios simultâneos: influência do pH na solubilidade molar. Separações por precipitação com sulfeto.

4. Equilíbrios de Complexação: Introdução aos íons complexos. Equilíbrios de formação/dissociação de íons complexos. Constante de estabilidade de íons complexos. Equilíbrios simultâneos: dissolução de precipitados via equilíbrios de complexação, influência do pH sobre a concentração de ligantes.

5. Equilíbrios de óxidorredução: Reações de redução e oxidação. Potenciais padrão para semireações. Potenciais padrão e energia livre de Gibbs. Potenciais padrão e constantes de equilíbrios redox. Equação de Nernst. Cálculos de constantes de equilíbrios a partir de potenciais padrão.

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será apresentado aos discentes na forma de aulas expositivas empregando a lousa branca, quadro de giz e, em algumas situações, data-show. Resolução de exercícios para fixação dos conceitos teóricos envolvidos nos diferentes equilíbrios químicos estudados. Aplicação de testes de acompanhamento ao longo do semestre para avaliação da aprendizagem. Serão disponibilizadas atividades extraclasse, como vídeos, artigos de revisão, provas de concursos, seminários técnicos na equipe da disciplina na Plataforma Microsoft Teams para ampliar o conhecimento dos discentes e contextualizar o conteúdo da disciplina com a formação do químico enquanto analista de laboratório.

AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho do discente no componente curricular será realizada por dois diferentes instrumentos:

I - Avaliações teóricas (P) dissertativas, individuais e sem consulta, compreendendo parte do conteúdo do componente curricular.

Serão 3 avaliações teóricas, totalizando 25 pontos, realizadas a cada 5 semanas aproximadamente.

II - Exercícios (E) de acompanhamento em sala de aula. Realizados individualmente em sala de aula após o aprendizado de alguns conteúdos. Serão realizados 5 exercícios, totalizando 25 pontos. Os exercícios deverão ser realizados e entregues durante o horário de aula.

A NOTA será composta por:

NOTA = 0,75*∑ P + 0,25*∑ E (P: prova teórica e E: exercício em sala de aula)

Se a NOTA ≥ 60 o discente estará APROVADO; Se a 40 ≤ NOTA < 59 o discente poderá fazer uma Avaliação de Recuperação; Se a NOTA < 40 o discente estará REPROVADO, porém terá a oportunidade de realizar a Avaliação de Recuperação para melhoria de sua NOTA FINAL e, consequentemente, o seu CRA.

Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022:

A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem (EXAME) dar-se-á na forma de uma avaliação formal escrita, individual e sem consulta, abordando todo o conteúdo do componente curricular. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. A nota obtida no EXAME será empregada para o cálculo da NOTA FINAL, segundo a expressão:

NOTA FINAL = (EXAME + 2*NOTA)/3

Persistindo NOTA FINAL < 59, o discente estará REPROVADO. Será cconsiderada como NOTA FINAL do discente o maior valor alcançado, seja esta antes ou após a realização do EXAME.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] VOGEL, A. I. Química analíca qualitava. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

[2] SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analíca. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

[3] HARRIS, D.C. Análise química quantava. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

Complementar

[1] FATIBELLO FILHO, O. Introdução aos conceitos e cálculos da química analíca: equilíbrio químico e introdução à química analíca quantava. São Carlos: Edufscar, 2013.

[2] VAITSMAN, D. S. Ensaios químicos qualitavos. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

[3] VALCARCEL, M. Princípios de química analíca. São Paulo: FAP-UNIFESP, 2012.

[4] BARBOSA, G. P. Química analíca: uma abordagem qualitava e quantava. São Paulo: Saraiva, 2014.

[5] MUELLER, H.; SOUZA, D. Química analíca qualitava clássica. Blumenau: Ed. da FURB, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3892561