UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Geral II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP34203

Período/Série:

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

André Luiz dos Santos

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Ofertada em formato 100% presencial. A carga horária correspondente à três semanas letivas será cumprida de forma assíncrona por meio de atividades a serem programadas com os discentes. Tal procedimento será necessário para que se contemplem as 18 semanas letivas de um semestre regular da UFU.

 

EMENTA

1. Gases.

2. Cinética Química.

3. Equilíbrio Químico.

4. Equilíbrio ácido-base.

5. Termoquímica.

6. Termodinâmica Química.

7. Eletroquímica.

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa fornecer ao discente, noções básicas sobre aspectos gerais da química, seus princípios básicos e aplicações. Com este conhecimento, o discente deverá desenvolver um raciocínio químico em conceitos fundamentais da química, incluindo termoquímica, cinética, equilíbrio químico e eletroquímica. Estes conhecimentos constituem uma base fundamental para os componentes curriculares que virão em períodos posteriores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar com o discente uma visão geral da Química, através de seus conceitos básicos e aplicações.

Objetivos Específicos:

Propiciar e estimular o discente a desenvolver o raciocínio químico em gases, em cinética química, em equilíbrio químico, em termodinâmica e em eletroquímica.

PROGRAMA

1. Gases: Características dos gases; pressão; as leis dos gases; gás perfeito; misturas gasosas e pressões parciais; aplicações; gases reais.

2. Cinética Química: Velocidades das reações químicas; fatores que afetam a velocidade das reações químicas; concentração e velocidade; variação da velocidade com o tempo; temperatura e velocidade; mecanismos de reação; catalise.

3. Equilíbrio Químico: Conceito de equilíbrio; constante de equilíbrio; equilíbrios heterogêneos; cálculos da constante de equilíbrios; aplicações; princípio de Le Châtelier.

4. Equilíbrio ácido-base: Conceito de ácido-base; ácido e bases de Bronsted-Lowry; auto-ionização da água; escala de pH; ácidos e bases fortes e fracos; relação entre Ka e Kb; propriedades ácido-base de soluções de sais; comportamento ácido-base e estrutura química; ácido base de Lewis.

5. Termoquímica: A natureza da energia; a primeira lei da termodinâmica; entalpia; entalpia da reação; calorimetria; Lei de Hess; entalpia de formação. Termodinâmica: Processos espontâneos; Entropia e a segunda lei da termodinâmica; interpretação molecular da entropia; variações da entropia nas reações químicas; energia livre de Gibs; energia livre e temperatura; energia livre e constante de equilíbrio.

7. Eletroquímica: Reações de oxirredução; balanceamento de equações de oxirredução; células voltaicas; FEM de pilhas; espontaneidade de reações redox; efeito da concentração na FEM da pilha; baterias; corrosão; eletrólise.

 

METODOLOGIA

     O conteúdo da disciplina será ministrado por meio de aulas expositivas utilizando datashow e quadro branco. As aulas expositivas envolverão a apresentação e discussão do conteúdo, resolução de exercícios e discussão de vídeos, além de atividades em grupo.

AVALIAÇÃO

       A avaliação será realizada por meio de três provas escritas, individuais e sem consulta compreendendo os tópicos abordados na disciplina. A nota final corresponderá à média aritmética destas três provas. O discente precisará atingir nota final = 60 para ser aprovado. 

Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022:

A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem será por meio de uma prova escrita, individual e sem consulta abordando todo o conteúdo do componente curricular. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. A nota da atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem substituirá a menor nota obtida pelo discente nas três provas regulares. A nova nota final será calculada pela média aritmética entre a nota obtida na prova avaliativa de recuperação da aprendizagem e as duas notas regulares. Persistindo a nota final menor do que 60, o discente será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Educaon, 2005.

[2] KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. M. Química geral e reações químicas. São Paulo: Pioneira, 2005. 2 v.

[3] RUSSEL, J. B. Química geral. 2. ed. São Paulo: Ed. Pearson, 1994. v. 2.

Complementar

[1] ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed.

Porto Alegre: Bookman, 2006

[2] ROCHA-FILHO, R. C.; SILVA, R. R. Cálculos básicos da química. 2. ed. São Carlos: EDUfscar, 2006.

[3] MAIA, D. J.; BIANCHI, J. C. A. Química geral: fundamentos. São Paulo: Pearson Education, 2007.

[4] BRADY, J. E.; RUSSELL, J. W.; HOLUM, J. R. Química: a matéria e suas transformações. 3. ed. Rio de

Janeiro: LTC, 2002. 2 v.

[5] MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química: um curso universitário. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Andre Luiz dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 15:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3515109