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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Observações: |
EMENTA
1. Gases.
2. Cinética Química.
3. Equilíbrio Químico.
4. Equilíbrio ácido-base.
5. Termoquímica.
6. Termodinâmica Química.
7. Eletroquímica.
JUSTIFICATIVA
A disciplina visa fornecer ao discente, noções básicas sobre aspectos gerais da química, seus princípios básicos e aplicações. Com este conhecimento, o discente deverá desenvolver um raciocínio químico em conceitos fundamentais da química, incluindo termoquímica, cinética, equilíbrio químico e eletroquímica. Estes conhecimentos constituem uma base fundamental para os componentes curriculares que virão em períodos posteriores.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Trabalhar com o discente uma visão geral da Química, através de seus conceitos básicos e aplicações. |
Objetivos Específicos: |
Propiciar e estimular o discente a desenvolver o raciocínio químico em gases, em cinética química, em equilíbrio químico, em termodinâmica e em eletroquímica. |
PROGRAMA
1. Gases: Características dos gases; pressão; as leis dos gases; gás perfeito; misturas gasosas e pressões parciais; aplicações; gases reais.
2. Cinética Química: Velocidades das reações químicas; fatores que afetam a velocidade das reações químicas; concentração e velocidade; variação da velocidade com o tempo; temperatura e velocidade; mecanismos de reação; catalise.
3. Equilíbrio Químico: Conceito de equilíbrio; constante de equilíbrio; equilíbrios heterogêneos; cálculos da constante de equilíbrios; aplicações; princípio de Le Châtelier.
4. Equilíbrio ácido-base: Conceito de ácido-base; ácido e bases de Bronsted-Lowry; auto-ionização da água; escala de pH; ácidos e bases fortes e fracos; relação entre Ka e Kb; propriedades ácido-base de soluções de sais; comportamento ácido-base e estrutura química; ácido base de Lewis.
5. Termoquímica: A natureza da energia; a primeira lei da termodinâmica; entalpia; entalpia da reação; calorimetria; Lei de Hess; entalpia de formação. Termodinâmica: Processos espontâneos; Entropia e a segunda lei da termodinâmica; interpretação molecular da entropia; variações da entropia nas reações químicas; energia livre de Gibs; energia livre e temperatura; energia livre e constante de equilíbrio.
7. Eletroquímica: Reações de oxirredução; balanceamento de equações de oxirredução; células voltaicas; FEM de pilhas; espontaneidade de reações redox; efeito da concentração na FEM da pilha; baterias; corrosão; eletrólise.
METODOLOGIA
O conteúdo da disciplina será ministrado por meio de aulas expositivas utilizando datashow e quadro branco. As aulas expositivas envolverão a apresentação e discussão do conteúdo, resolução de exercícios e discussão de vídeos, além de atividades em grupo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por meio de três provas escritas, individuais e sem consulta compreendendo os tópicos abordados na disciplina. A nota final corresponderá à média aritmética destas três provas. O discente precisará atingir nota final = 60 para ser aprovado.
Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022:
A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem será por meio de uma prova escrita, individual e sem consulta abordando todo o conteúdo do componente curricular. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. A nota da atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem substituirá a menor nota obtida pelo discente nas três provas regulares. A nova nota final será calculada pela média aritmética entre a nota obtida na prova avaliativa de recuperação da aprendizagem e as duas notas regulares. Persistindo a nota final menor do que 60, o discente será reprovado.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Educaon, 2005.
[2] KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. M. Química geral e reações químicas. São Paulo: Pioneira, 2005. 2 v.
[3] RUSSEL, J. B. Química geral. 2. ed. São Paulo: Ed. Pearson, 1994. v. 2.
Complementar
[1] ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed.
Porto Alegre: Bookman, 2006
[2] ROCHA-FILHO, R. C.; SILVA, R. R. Cálculos básicos da química. 2. ed. São Carlos: EDUfscar, 2006.
[3] MAIA, D. J.; BIANCHI, J. C. A. Química geral: fundamentos. São Paulo: Pearson Education, 2007.
[4] BRADY, J. E.; RUSSELL, J. W.; HOLUM, J. R. Química: a matéria e suas transformações. 3. ed. Rio de
Janeiro: LTC, 2002. 2 v.
[5] MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química: um curso universitário. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Andre Luiz dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 15:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 | SEI nº 3515109 |