UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Teoria da História I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

ICHPO32204

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Giliard da Silva Prado / Walkiria Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Teorias e formas de produção do conhecimento histórico no século XIX: positivismo; historicismo; marxismo. A teoria e o método científico na filosofia positivista e suas influências sobre a historiografia. A Escola Metódica e o positivismo: aproximações e diferenças. Historicismo: os fundamentos teórico-metodológicos do conhecimento histórico e as críticas à filosofia especulativa da história. Os princípios constitutivos da teoria da história e do pensamento social marxista. O materialismo histórico e dialético: os principais conceitos e categorias de análise do marxismo.

 

JUSTIFICATIVA

Com uma abordagem sobre as teorias da história no século XIX, a disciplina Teoria da História I fornece subsídios aos(às) alunos(as) para a compreensão dos modos como as teorias do conhecimento histórico estão correlacionadas com as dimensões da pesquisa e do ensino de história.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Possibilitar que os alunos compreendam as distintas teorias e formas de produção do conhecimento histórico no século XIX – positivismo, historicismo e marxismo – com ênfase nos fundamentos teórico-metodológicos que caracterizam cada uma dessas correntes historiográficas.

 

Objetivos Específicos:

  • Contribuir para que os alunos compreendam as principais noções, conceitos e teorias do conhecimento que caracterizam as correntes historiográficas positivista, historicista e marxista;

  • Possibilitar que os alunos compreendam as relações existentes entre essas teorias da história e os distintos métodos da pesquisa histórica no século XIX;

  • Fornecer subsídios para que os(as) alunos(as) identifiquem e problematizem as teorias da história presentes em livros didáticos e outros textos de caráter histórico.

PROGRAMA

Unidade 1- Positivismo

1.1- A doutrina filosófica de Augusto Comte: a filosofia positiva e suas influências sobre a produção do conhecimento histórico.

1.2- Teoria e método científico no positivismo: regularidade, previsibilidade e a ideia de leis históricas.

1.3- Aproximações e diferenças entre a Escola Metódica e o positivismo.

 

Unidade 2- Historicismo

2.1- A ciência histórica e a relação entre sujeito e objeto do conhecimento no historicismo.

2.2- A corrente historiográfica historicista e a defesa da especificidade metodológica das ciências humanas.

2.3- Historicismo: os fundamentos do conhecimento histórico e a rejeição à filosofia especulativa da história.

 

Unidade 3- Marxismo

3.1- Os fundamentos do pensamento marxista: a contribuição historiográfica de Karl Marx e Friedrich Engels.

3.2- O materialismo histórico e dialético: os principais conceitos e categorias de análise da teoria marxista.

3.3- A teleologia histórica marxista e a explicação da sucessão dos modos de produção.

 

METODOLOGIA

O plano de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, que serão baseadas na análise e discussão de obras historiográficas previamente recomendadas aos alunos. Para que atinjam seus objetivos pedagógicos, as aulas da disciplina serão ministradas com o apoio de diferentes recursos didáticos: quadro; giz; pincel; computador; projetor multimídia; roteiro para aula expositiva; etc.

 

AVALIAÇÃO

A disciplina terá três atividades avaliativas. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:

 

SEQUÊNCIA

MODALIDADE AVALIATIVA

DATA(S) PREVISTA(S)

PONTUAÇÃO

1ª Avaliação

Prova escrita

04/04

30 pontos

2ª Avaliação

Prova escrita

23/05

40 pontos

3ª Avaliação

Trabalho de pesquisa

06/06

30 pontos

Avaliação de recuperação

Fichamentos dos textos discutidos nas aulas

13/06

Substitui a menor das três notas

                                                                                                                                                                                                              Total: 100 pontos

 

 

TIPO DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Prova escrita

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

Trabalho de pesquisa

a) qualidade do procedimento heurístico; b) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; c) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT.

Fichamentos

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na elaboração do fichamento; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

A nota final será o resultado da soma dos pontos obtidos nas três etapas avaliativas.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

REIS, José Carlos. A História entre a Filosofia e a Ciência. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

 

Complementar

BARROS, José D’Assunção. Teoria da História: os primeiros paradigmas: positivismo e historicismo. v. 2. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Ed. da UNESP, 2010.

DROYSEN, Johann Gustav. Manual de teoria da história. Petrópolis: Vozes, 2009.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

REIS, José Carlos. Wilhelm Dilthey e a autonomia das ciências histórico-sociais. Londrina: Eduel, 2003.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4243501