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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Pedagogia do Oprimido. Educação dialógica. Pedagogia da Esperança Pedagogia da indignação. Educação e democracia.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina está organizada em consonância com o Projeto PolíƟco Pedagógico do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, cuja base epistemológica são os princípios e fundamentos freirianos, com vistas a formar o/a profissional professora/professor consciente e problematizador/a da realidade social em que se insere e transformá-la. Desse modo, faz-se necessário compreeender e refletir sobre os principios que fundamentam o legado de Paulo Freire, conhecer as concepções sobre o homem, a sociedade e a educação que o referido autor defende e sustenta; por isso, os conteúdos propostos nesta disciplina remetem à reflexão sobre a realidade social, sobre a educação e a escola no contexto atual, pautada, especialmente pelo diálogo, pela democracia e pelo comprometimento com uma sociedade mais humana e solidária.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os principios que fundamentam o legado de Paulo Freire. |
Objetivos Específicos: |
Conhecer as concepções es sobre o homem, a sociedade e a educaçao que sustentam as teorias freireanas. |
PROGRAMA
UNIDADE I: Pedagogia do oprimido
A situação concreta de opressão e os oprimidos
A concepção bancária de educação como instrumento da opressão
A dialogicidade, essência da educação como prática da liberdade
A teoria da ação antidialógica
UNIDADE II: Pedagogia da Esperança
o reencontro com a Pedagogia do oprimido
A teoria da ação dialógica e suas caracteríticas: a co-Iaboração, a uniao, a organização e a síntese cultural
UNIDADE III: Pedagogia da indignação
Educar: saber, participar e comprometer-se
Educar e re-inventar poder
METODOLOGIA
O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição dos temas de cada unidade, bem como da participação discente por meio do debate, com apresentação de trabalhos resultantes de estudos individuais e coletivos.
Prevê-se o atendimento a pequenos grupos durante o processo de desenvolvimento da disciplina, com objetivo de um melhor aproveitamento por parte dos alunos.
Utilizaremos a pesquisa, o levantamento bibliográfico, o debate, a sistematização escrita individual como parte dos estudos sobre a construção do conhecimento interdisicplinar. É pretensão, ainda, otimizar os grupos de trabalho (GT) para estimular a participação e o interesse dos alunos/s. Os recursos didáticos pensados são : filmes, revistas especializadas, sites acadêmicos, Seminário da Congada, dentre outros.
Será disponibilizado, na primeira aula o endereço/localização dos arquivos (artigos, filmes, e-books, dentre outros) e o material de apoio a ser utilizado.
Destaca-se, em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes:
-no VI Seminário da Congada, previsto para os dias 15 a 19 de maio de 2023 com a elaboração de um relatório(TDE) de pelo menos uma atividade realizada durante o evento.
- Avaliação de recuperação dia 20 de junho de 2023 às 19h.
AVALIAÇÃO
Todas os processos avaliativos estarão em consonâcia com as atividades e as situações pedagógicas desenvolvidas na disciplina no sentido de mediar o processo ensino- aprendizagem dos alunos e orientar a ação do docente.
Com vistas a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, foi atribuído nota a algumas atividades. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.
A avaliação se dará durante o desenvolvimento do curso, por meio da observação do desempenho dos(as) estudantes, de acordo com a participação nas seguintes atividades:
1) Atividade pré-círculo I (20,0)
2)Atividade pré-círculo II (30,0)
3) Atividade Avaliativa Individual (30,0)
4) Produção criativa (20,0)
Considerando que o Projeto Pedagógico do Curso prevê uma avaliação qualitativa e que o desempenho de cada estudante deve ser comparativo com seu próprio desempenho, a avaliação será feita por meio de registro, observando as seguintes dimensões: compromisso e assiduidade, relacionamento/interação, desenvolvimento intelectual.
OBS: Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) fará uma avaliação de recuperação individual e sem consulta (100 pontos), prevista no cronograma da disciplina, que será apresentado na primeira aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. Sao Paulo: Cortez, 200 I. |
Complementar CAMARGO, Fabio Manzini. A atualidade de Freire nos cursos de Pedagogia. In: FREIRE, Ana Maria Araujo. (Org.) A pedagogia da |
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/02/2023, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4234345 e o código CRC F2FF57C6. |
Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4234345 |