UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em Paulo Freire

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GPD066

Período/Série:

10°

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

-

Total:

60h

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x )

Professor(A):

Lúcia Helena M de M Oliveira

Ano/Semestre:

2022.2

Observações:

Plano de  ensino em cumprimento às resoluções do Conselho de Graduação/UFU:   30/2011, 73 /2022, 46/2022, 56/2022.

 

EMENTA

Pedagogia do Oprimido. Educação dialógica. Pedagogia da Esperança Pedagogia da indignação. Educação e democracia.
 

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina está organizada em consonância com o Projeto PolíƟco Pedagógico do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, cuja base epistemológica são os princípios e fundamentos freirianos, com vistas a formar o/a profissional professora/professor  consciente e problematizador/a da realidade social em que se insere e transformá-la. Desse modo, faz-se necessário compreeender e refletir sobre  os principios que fundamentam o legado de Paulo Freire,  conhecer as concepções  sobre o homem, a sociedade e a  educação que o referido autor defende e sustenta; por isso,  os conteúdos propostos nesta disciplina  remetem à  reflexão  sobre  a realidade social, sobre  a educação e a escola no contexto atual,  pautada, especialmente  pelo diálogo, pela democracia e pelo comprometimento com uma sociedade mais humana e solidária.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os principios que fundamentam o legado de Paulo Freire.
 

Objetivos Específicos:

Conhecer as concepções es sobre o homem, a sociedade e a educaçao que sustentam as teorias freireanas.

PROGRAMA

UNIDADE I: Pedagogia do oprimido
A situação concreta de opressão e os oprimidos
A concepção bancária de educação como instrumento da opressão
A dialogicidade, essência da educação como prática da liberdade
A teoria da ação antidialógica

UNIDADE II: Pedagogia da Esperança
o reencontro com a Pedagogia do oprimido
A teoria da ação dialógica e suas caracteríticas: a co-Iaboração, a uniao, a organização e a síntese cultural

UNIDADE III: Pedagogia da indignação
Educar: saber, participar e comprometer-se
 Educar e re-inventar  poder
 

METODOLOGIA

O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição dos temas de cada unidade, bem como da participação discente por meio do debate, com apresentação de trabalhos resultantes de estudos individuais e coletivos.
Prevê-se o atendimento a pequenos grupos durante o processo de desenvolvimento da disciplina, com objetivo de um melhor aproveitamento por parte dos alunos.
Utilizaremos a pesquisa, o levantamento bibliográfico, o debate, a sistematização escrita individual como parte dos estudos sobre a construção do conhecimento interdisicplinar. É pretensão, ainda, otimizar os grupos de trabalho (GT) para estimular a participação e o interesse dos alunos/s.  Os recursos didáticos pensados são : filmes, revistas especializadas, sites acadêmicos, Seminário da Congada, dentre outros.
 Será disponibilizado,  na primeira aula o endereço/localização dos arquivos (artigos, filmes, e-books, dentre outros)  e o material de apoio a ser utilizado.

Destaca-se, em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes:

-no  VI Seminário da Congada, previsto para os  dias 15 a 19 de maio de 2023 com a elaboração de um relatório(TDE) de pelo menos uma atividade realizada durante o evento. 

 - Avaliação de recuperação dia   20   de junho  de 2023  às 19h.

AVALIAÇÃO

Todas os processos avaliativos  estarão em consonâcia com as atividades e as  situações pedagógicas  desenvolvidas na disciplina   no sentido de mediar o processo ensino- aprendizagem dos alunos e orientar a ação do docente.

Com vistas a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, foi atribuído nota a algumas atividades. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.

A avaliação se dará durante o desenvolvimento do curso, por meio da observação do desempenho dos(as) estudantes, de acordo com a participação nas seguintes atividades:

1)  Atividade pré-círculo I (20,0)

2)Atividade pré-círculo II  (30,0)

3) Atividade Avaliativa Individual (30,0)

4)  Produção criativa (20,0)

Considerando que o Projeto Pedagógico do Curso prevê uma avaliação qualitativa e que o desempenho de cada estudante deve ser comparativo com seu próprio desempenho, a avaliação será feita por meio de registro, observando as seguintes dimensões: compromisso e assiduidade, relacionamento/interação, desenvolvimento intelectual.

OBS: Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos)  fará uma avaliação de recuperação individual e sem consulta (100 pontos), prevista no cronograma da disciplina, que será apresentado na primeira aula.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. Sao Paulo: Cortez, 200 I.
FREIRE. Pedagogia da indignação: cartas pedag6gicas e outros escritos. Sao Paulo: Editora Unesp, 2000:
FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessariosapnitica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE.A sombra desta mangueira. Sao Paulo: Olhos d'agua, 1995.
FREIRE. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. Sao Paulo: Olhos d'agua, 1993.
FREIRE. Politica e educação. Sao Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE e SHOR, 1. Medo e ousadia: 0 cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE. CartasaGuine Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE. Educação como pratica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

 

Complementar

CAMARGO, Fabio Manzini. A atualidade de Freire nos cursos de Pedagogia. In: FREIRE, Ana Maria Araujo. (Org.) A pedagogia da
liberta9iio em Paulo Freire. Sao Paulo: Unesp, 2001.
CIRIGLIANO, Gustavo F. J. Por uma pedagogia do excluido: reflexoes de urn velho professor. In: FREIRE, Ana Maria Araujo. (Org.)
A pedagogia da libertação em Paulo Freire. Sao Paulo: Unesp, 200 I.
DUSSEL, Enrique. Etica da libertação na idade da globalização e da exclusão. Petr6polis: Vozes, 2000.
FREIRE, Ana Maria Araujo. (Org.) A pedagogia da liberta9iio em Paulo Freire. Sao Paulo: Unesp, 2001.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: artes Medicas, 1997.
SANTOS, Boaventura de Souza (Org.) Conhecimento prudente para uma vida decente: urn discurso sobre as Ciencias revisitado. Sao
Paulo: Cortez, 2004.
SEQUEIROS, Leandro. Educar para a solidariedade: projeto didatico para uma nova cultura de relações entre os povos. Porto Alegre:
Artes Medicas SuI, 2000.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/02/2023, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4234345 e o código CRC F2FF57C6.




Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4234345