UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

GHI007

COMPONENTE CURRICULAR:

PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

30H

CH TOTAL PRÁTICA:

30H

CH TOTAL:

60H

 

OBJETIVOS

 

Ementa

O processo de investigação sobre o ensino de História e a necessária vinculação com a pesquisa e seus desdobramentos. A gestão e a utilização dos documentos. Memória, patrimônio histórico e lugares de memória.

 

PROGRAMA

I – O ensino de História e sua vinculação com a pesquisa

II – Abordagens sobre “Memória”, “Patrimônio Histórico” e “lugares de memória”

III – A diversidade de documentos e sua utilização: recursos didáticos e fontes de pesquisa

IV – Locais de guarda e preservação de acervos e as metodologias adotadas

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CADERNOS DE HISTÓRIA, n.10, v. 1- 2001/2002 – Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História.

CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas/SP: Ed. da UNICAMP, 1996.

MATTOS, Marcelo B. (org.). História: pensar & fazer. Niterói, RJ: LDH/UFF, 1998.

OLIVEIRA, Daise A. de. Arquivo e Documento. Revista do Arquivo Municipal. São Paulo, Departamento do Patrimônio Histórico, 1991, p. 113-145.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdad In: Projeto História. São Paulo: Programa de Estudos Pós-graduados em História da PUC/SP, nº 14, 1997.

SEIXAS, Jacy A.. Os tempos da memória: (des)continuidade e projeção. Uma reflexão (in)atual para a história?. In: Projeto História, São Paulo, v. 24, p. 43-63, 2002.

SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, patrimônio e memória. Trajetórias e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP: FAPESP, 1999.

 

aprovação

 

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1587555 e o código CRC 70FBD9D0.




Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 SEI nº 1587555