|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI007 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS II |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30H |
CH TOTAL PRÁTICA: 30H |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Discutir o processo de investigação sobre o ensino de História e a necessária vinculação com a pesquisa e seus desdobramentos;
conhecer e analisar a diversidade de fontes documentais constitutivas tanto do conhecimento histórico quanto dos materiais didáticos enquanto recursos para ensino e pesquisa;
compreender a gestão dos locais de guarda de documentos e preservação de acervos;
conhecer as relações existentes entre o ensino, os lugares de preservação e memória, e a pesquisa documental.
Ementa
O processo de investigação sobre o ensino de História e a necessária vinculação com a pesquisa e seus desdobramentos. A gestão e a utilização dos documentos. Memória, patrimônio histórico e lugares de memória.
PROGRAMA
I – O ensino de História e sua vinculação com a pesquisa
II – Abordagens sobre “Memória”, “Patrimônio Histórico” e “lugares de memória”
III – A diversidade de documentos e sua utilização: recursos didáticos e fontes de pesquisa
IV – Locais de guarda e preservação de acervos e as metodologias adotadas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CADERNOS DE HISTÓRIA, n.10, v. 1- 2001/2002 – Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História.
CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas/SP: Ed. da UNICAMP, 1996.
MATTOS, Marcelo B. (org.). História: pensar & fazer. Niterói, RJ: LDH/UFF, 1998.
OLIVEIRA, Daise A. de. Arquivo e Documento. Revista do Arquivo Municipal. São Paulo, Departamento do Patrimônio Histórico, 1991, p. 113-145.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdad In: Projeto História. São Paulo: Programa de Estudos Pós-graduados em História da PUC/SP, nº 14, 1997.
SEIXAS, Jacy A.. Os tempos da memória: (des)continuidade e projeção. Uma reflexão (in)atual para a história?. In: Projeto História, São Paulo, v. 24, p. 43-63, 2002.
SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, patrimônio e memória. Trajetórias e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP: FAPESP, 1999.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1587555 e o código CRC 70FBD9D0. |
Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1587555 |