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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA AMÉRICA II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Refletir acerca dos principais temas e interpretações clássicas e revisionistas que norteiam a produção historiográfica sobre o século XIX em relação às Américas;
Compreender, em linhas gerais, os processos de emancipação política e formação dos Estados independentes nas Américas;
Apresentar os processos de construção das nações americanas, considerando seus mecanismos de participação e/ou exclusão nas arenas política, econômica, cultural e social;
Analisar o surgimento do sentimento nacionalista na América Latina, bem como as questões identitárias decorrentes da consolidação dos Estados nacionais;
Entender a consolidação do modelo de dependência econômica na América Latina;
Aprofundar a compreensão acerca da expansão territorial estadunidense, bem como da Guerra Civil ocorrida em meados do século XIX e da atuação externa frente aos demais Estados da região.
Ementa
As transformações políticas, culturais, econômicas e sociais ocorridas nas Américas durante o século XIX. Os processos de independência e consolidação dos Estados nacionais na América hispânica. As heranças coloniais: tensões sociais e barreiras étnicas existentes nas sociedades americanas. As disputas entre os modelos federalista e unitarista. A consolidação do modelo primário exportador de matérias-primas. Os processos de produção e afirmação das identidades nacionais. A “modernização conservadora” das elites dirigentes e a abolição dos regimes de trabalho escravizado. A expansão territorial dos Estados Unidos da América em direção ao oeste, a guerra civil estadunidense e o esforço de reconstrução.
PROGRAMA
Unidade 1- Os processos de emancipação política na América Latina
1.1. A formação dos Estados nacionais na América Latina e as heranças coloniais: criollos; castas; mestiços; indígenas; africanos livres, libertos, pessoas escravizadas e afro-americanos no contexto do pós-abolição
1.2. Os próceres da independência: o caso de Simón Bolívar
1.3. O ocaso do nacionalismo criollo e a consolidação dos Estados nacionais
1.4. A afirmação da “via oligárquica” e a opção pela modernização conservadora
1.5. A militarização da esfera política
1.6. A dependência econômica dos Estados latino-americanos
1.7. As negociações acerca do reconhecimento das independências dos Estados sul-americanos
1.8. Os processos de abolição dos regimes de trabalho escravizado
Unidade 2- Federalismo versus unitarismo: as disputas durante os processos de consolidação dos Estados
2.1. As disputas entre as elites políticas
2.2. As formas de representação e governabilidade
2.3. O advento do fenômeno caudilhista
Unidade 3- Da diversidade à homogeneidade: os dilemas da construção da nação
3.1. A nação e o nacionalismo como novidade
3.2. A construção de uma igualdade jurídica “fictícia”
3.3. Os processos de marginalização e exclusão de indígenas e negros frente ao Estado
3.4. A questão étnica no centro dos debates políticos e sociais
Unidade 4- Os Estados Unidos da América durante a segunda metade do século XIX
4.1. O imperialismo e o “destino manifesto”
4.2. A marcha para o Oeste
4.3. A guerra de Secessão (1861-1865) e o esforço de reconstrução (1865-1877)
4.4. A doutrina Monroe ou o Big Stick
4.5. A Idade de Ouro (1866-1896): economia, sociedade e cultura
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência a 1870, vol. III. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001.
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência a 1870, vol. IV. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2002.
HALPERÍN DONGHI, T. História da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2005
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
AZEVEDO, C.; RAMINELLI, R. (orgs.). Histórias das américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
KARNAL, L. [et al.]. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2011.
KNAUSS, P. (org.). Oeste americano: quatro ensaios de história dos Estados Unidos da América de Frederick Jackson Turner. Niterói: EdUFF, 2004.
PIMENTA, J. P. G. Estado e nação no fim dos Impérios ibéricos no Prata: 1808-1828. São Paulo: Hucitec, 2006.
WASSERMAN, C. (coord.). História da América Latina: cinco séculos (temas e problemas). Porto Alegre: UFRGS, 2003.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254230 |