UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR

HISTÓRIA DA AMÉRICA II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

   

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ementa

As transformações políticas, culturais, econômicas e sociais ocorridas nas Américas durante o século XIX. Os processos de independência e consolidação dos Estados nacionais na América hispânica. As heranças coloniais: tensões sociais e barreiras étnicas existentes nas sociedades americanas. As disputas entre os modelos federalista e unitarista. A consolidação do modelo primário exportador de matérias-primas. Os processos de produção e afirmação das identidades nacionais. A “modernização conservadora” das elites dirigentes e a abolição dos regimes de trabalho escravizado. A expansão territorial dos Estados Unidos da América em direção ao oeste, a guerra civil estadunidense e o esforço de reconstrução.

PROGRAMA

 

Unidade 1- Os processos de emancipação política na América Latina

1.1. A formação dos Estados nacionais na América Latina e as heranças coloniais: criollos; castas; mestiços; indígenas; africanos livres, libertos, pessoas escravizadas e afro-americanos no contexto do pós-abolição

1.2. Os próceres da independência: o caso de Simón Bolívar

1.3. O ocaso do nacionalismo criollo e a consolidação dos Estados nacionais

1.4. A afirmação da “via oligárquica” e a opção pela modernização conservadora

1.5. A militarização da esfera política

1.6. A dependência econômica dos Estados latino-americanos

1.7. As negociações acerca do reconhecimento das independências dos Estados sul-americanos

1.8. Os processos de abolição dos regimes de trabalho escravizado

 

Unidade 2- Federalismo versus unitarismo: as disputas durante os processos de consolidação dos Estados

2.1. As disputas entre as elites políticas

2.2. As formas de representação e governabilidade

2.3. O advento do fenômeno caudilhista

 

Unidade 3- Da diversidade à homogeneidade: os dilemas da construção da nação

3.1. A nação e o nacionalismo como novidade

3.2. A construção de uma igualdade jurídica “fictícia”

3.3. Os processos de marginalização e exclusão de indígenas e negros frente ao Estado

3.4. A questão étnica no centro dos debates políticos e sociais

 

Unidade 4- Os Estados Unidos da América durante a segunda metade do século XIX

4.1. O imperialismo e o “destino manifesto”

4.2. A marcha para o Oeste

4.3. A guerra de Secessão (1861-1865) e o esforço de reconstrução (1865-1877)

4.4. A doutrina Monroe ou o Big Stick

4.5. A Idade de Ouro (1866-1896): economia, sociedade e cultura

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência a 1870, vol. III. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001.

BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência a 1870, vol. IV. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2002.

HALPERÍN DONGHI, T. História da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2005

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

AZEVEDO, C.; RAMINELLI, R. (orgs.). Histórias das américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

KARNAL, L. [et al.]. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2011.

KNAUSS, P. (org.). Oeste americano: quatro ensaios de história dos Estados Unidos da América de Frederick Jackson Turner. Niterói: EdUFF, 2004.

PIMENTA, J. P. G. Estado e nação no fim dos Impérios ibéricos no Prata: 1808-1828. São Paulo: Hucitec, 2006.

WASSERMAN, C. (coord.). História da América Latina: cinco séculos (temas e problemas). Porto Alegre: UFRGS, 2003.

aprovação

 

Aurelino José Ferreira Filho

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria R nº 623/2018

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1254230