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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: IPUFU31103 |
COMPONENTE CURRICULAR: Psicologia da Educação |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Psicologia |
SIGLA: IPUFU |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Discutir e analisar as contribuições da psicologia para a formação docente e para a atuação do professor em
diferentes contextos educacionais contemporâneos, abordando concepções teóricas diversas sobre
desenvolvimento e aprendizagem.
Ementa
Psicologia da Educação e formação docente. Concepções teóricas sobre desenvolvimento e aprendizagem e
suas implicações para a prática educativa. Conhecimentos psicológicos e sua utilização na compreensão do
contexto escolar.
PROGRAMA
1. A Psicologia na educação
1.1. Psicologia como ciência
1.2. Psicologia da Educação: histórico, natureza e objeto
1.3. A Psicologia da Educação na formação do professor
2. Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
2.1. As diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem: inatismo, ambientalismo, interacionismo
e histórico-cultural
2.2. Abordagens teóricas psicológicas que subsidiam a prática docente
3. Temas atuais em Psicologia da Educação
3.1. Trajetória escolar
3.2. Inclusão escolar
3.3. Relação família, escola e comunidade
3.4. Medicalização da educação
3.5. Relações interpessoais no ambiente educacional
3.6. Indisciplina no contexto escolar
3.7. Gênero e escolarização
3.8. Violência na e da escola
3.9. Relações étnico-raciais e escola
3.10. Outros temas atuais em Psicologia da Educação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZZI, R.G.; GIANFALDONI, M.H.T.A. (Org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo,
2011.
CARRARA, K. (Org.). Introdução à Psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
NOGUEIRA, A, L. H.; SMOLKA, A. L.; SOUZA, D. T. R. (Org.). Psicologia, Educação e as temáticas da
vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Grupo Interinstitucional Queixa Escolar
(Org.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a
doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1986.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: T. A.
Queiroz, 1990.
PATTO, M. H. S. Exercícios da indignação: escritos de educação e Psicologia. São Paulo: Caso do
Psicólogo, 2005.
PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1981
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1825288 |