UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

IPUFU31103

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                     Psicologia da Educação

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                          Instituto de Psicologia

SIGLA:

                               IPUFU    

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Discutir e analisar as contribuições da psicologia para a formação docente e para a atuação do professor em
diferentes contextos educacionais contemporâneos, abordando concepções teóricas diversas sobre
desenvolvimento e aprendizagem.

 

 

Ementa

 

Psicologia da Educação e formação docente. Concepções teóricas sobre desenvolvimento e aprendizagem e
suas implicações para a prática educativa. Conhecimentos psicológicos e sua utilização na compreensão do
contexto escolar.

PROGRAMA

 

1. A Psicologia na educação


1.1. Psicologia como ciência


1.2. Psicologia da Educação: histórico, natureza e objeto


1.3. A Psicologia da Educação na formação do professor


2. Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor


2.1. As diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem: inatismo, ambientalismo, interacionismo
e histórico-cultural


2.2. Abordagens teóricas psicológicas que subsidiam a prática docente


3. Temas atuais em Psicologia da Educação


3.1. Trajetória escolar

3.2. Inclusão escolar


3.3. Relação família, escola e comunidade


3.4. Medicalização da educação


3.5. Relações interpessoais no ambiente educacional


3.6. Indisciplina no contexto escolar


3.7. Gênero e escolarização


3.8. Violência na e da escola


3.9. Relações étnico-raciais e escola


3.10. Outros temas atuais em Psicologia da Educação

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

AZZI, R.G.; GIANFALDONI, M.H.T.A. (Org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo,
2011.


CARRARA, K. (Org.). Introdução à Psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.


NOGUEIRA, A, L. H.; SMOLKA, A. L.; SOUZA, D. T. R. (Org.). Psicologia, Educação e as temáticas da
vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Grupo Interinstitucional Queixa Escolar
(Org.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a
doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.


MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1986.


PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: T. A.
Queiroz, 1990.


PATTO, M. H. S. Exercícios da indignação: escritos de educação e Psicologia. São Paulo: Caso do
Psicólogo, 2005.


PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1981

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1825288 e o código CRC 485CC158.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1825288