|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39043 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: GESTÃO EDUCACIONAL |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Conhecer a gestão educacional como parte da formação de professores.
Analisar o processo de organização de gestão no âmbito da educação.
Entender a constituição da escola pública e seu espaço de gestão.
Identificar os sujeitos da gestão educacional e suas experiências.
Relacionar o campo do ensino e da aprendizagem com a formulação de gestões educacionais democráticas.
Ementa
Introdução aos conceitos de gestão educacional. Conhecimento do processo de organização escolar no âmbito da gestão educacional. A formação de professor e a da gestão escolar. Os sujeitos da gestão educacional e os projetos de escolas possíveis.
PROGRAMA
Introdução aos conceitos de gestão educacional.
A formação de professor e a gestão educacional.
Gestão escolar e os projetos de escola democrática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRITO, Renato de Oliveira. Gestão e comunidade escolar: ferramentas para a construção de uma escola diferente do comum: desafios contemporâneos nas redes de ensino, liderança compartilhada, relações organizacionais de empoderamento. Brasília: Liber Livro; UNESCO, 2013.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (Orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP; Uberlândia: Autores Associados, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GENTILI, Pablo A. A. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. ampl. São Paulo: Boitempo, 2008.
OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva. Controladoria governamental: governança e controle econômico na implementação das políticas públicas. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1722775 e o código CRC 68AE76C7. |
Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1722775 |