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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.
JUSTIFICATIVA
A redação de um trabalho monográfico é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado do levantamento, pesquisa e análise de fontes históricas que o graduando torna-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Capacitar o aluno para o desenvolvimento do trabalho monográfico em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e da análise das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
- Escrever os primeiros capítulos do trabalho de conclusão de curso desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. - Refletir sobre temas e problemáticas encontradas nas fontes pesquisadas que podem ter desdobramentos em trabalhos posteriores. - Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino. |
PROGRAMA
Unidade I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.
Unidade II – Orientação para o início da elaboração e redação do trabalho de conclusão de curso.
Unidade III – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
METODOLOGIA
A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II será desenvolvida nas plataformas Moodle (https://www.moodle.ufu.br) e RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) em atividades síncronas e assíncronas, respectivamente. Serão 15 (quinze) encontros síncronos de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos por encontro aos sábados das 10 horas às 11h30min entre os dias 04/12/2021 e 02/04/2022 na plataforma RNP. No primeiro encontro serão explicitados o conteúdo e formato do curso, a disponibilidade técnica necessária para o acompanhamento da disciplina e as formas de avaliação. As atividades assíncronas corresponderão a pesquisas na web de artigos acadêmicos sobre a temática da pesquisa e a produção de um capítulo de debate historiográfico, mais a produção de um capítulo de análise de fontes já levantadas em TCC I e roteiros de leitura cujos textos serão disponibilizados na plataforma Moodle. Os alunos deverão disponibilizar 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos por semana para o desenvolvimento das atividades assíncronas. Os roteiros de leitura serão baseados na bibliografia específica para cada temática de pesquisa a ser discutida nos módulos e disponibilizadas na plataforma Moodle no ambiente da disciplina. Os atendimentos remotos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br e serão realizados pela plataforma RNP MConf. Os discentes necessitam dos seguintes equipamentos para a realização das atividades: acesso à Internet; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf, Moodle, e possuir e-mail institucional.
AVALIAÇÃO
A nota final da disciplina será a média dos seguintes instrumentos avaliativos:
- Avaliação 1: Produção de um capítulo de debate historiográfico em torno do tema do TCC. Entrega através da plataforma Moodle. Valor: 100 pontos. Data de entrega: 19/02/2022.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais dos textos levantados, utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
- Avaliação 2: Produção de um capítulo de análise de fontes previamente levantadas. Entrega na plataforma Moodle. Valor: 100 pontos. Data de entrega: 26/03/2022.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas; articulação entre as questões principais dos textos levantados no debate historiográfico e as fontes selecionadas para análise.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru /SP: EDUSC, 2004.
DOSSE, François. A história. Bauru /SP, EDUSC, 2003.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.
Complementar
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
OMNES, Roland. Filosofia da ciência contemporânea. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.
VAINFAS, R. e CARDOSO, C. F. (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 23:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3166160 e o código CRC 5F2D1610. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3166160 |