UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias

Rodovia BR 050, Km 78, Bloco 1CCG - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 2512-6700 - iciag@ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 12ª REUNIÃO/2023 DO COLEGIADO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 03 de Outubro de 2023, às 09 horas, em vídeo conferência via Cisco Webex, teve início a 12ª reunião do Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias - COLEXICIAG do ano em curso, sob a Presidência da Profª. Dra. Maria Amelia dos Santos, estando presentes os membros citados no final desta. A reunião transcorreu do seguinte modo: 1. Ata da 11ª Reunião: A ata da décima primeira reunião foi previamente lida e aprovada por todos os presentes, por unanimidade. 2. Comunicações: 2.1. Criação no site da COEXT/ICIAG/UFU  da aba com o formulário de perguntas e dúvidas: A secretária Yara Cristina Batista de Sousa comunicou que o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação(CETIC) estabeleceu uma seção dedicada a dúvidas e perguntas sobre a extensão no site da COEXT-ICIAG. Além disso, a secretária desenvolveu um formulário contendo possíveis dúvidas para ser disponibilizado no referido site. No entanto, por cautela, ela solicitou uma revisão do formulário à PROEX, que indicou a necessidade de uma reunião com o Colegiado a fim de incluir e esclarecer mais questões relacionadas à extensão. O Colegiado, por sua vez, decidiu por unanimidade que a PROEX poderia participar da próxima reunião do Colegiado para discutir sobre esse assunto. A secretária Yara Cristina Batista de Sousa ficou de comunicá-los. 2.2. Participação da COEXT-ICIAG no Forum de Coordenadores de Extensão com a PROEX no dia 27/09/2023: A coordenadora Profª Maria Amelia dos Santos informou ao Colegiado que ela e a secretária Yara Cristina Batista de Sousa participaram desse Forum, que teve como pauta esclarecimentos sobre a Resolução Nº 53/2023 do CONSEX que dispõe sobre a regulamentação de cursos e oficinas de extensão da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências. Ela ressaltou que essa reunião foi extremamente esclarecedora, abordando diversas dúvidas desse assunto que têm surgido nas coordenações de extensão da UFU.  Reconhecendo a relevância desse encontro e a pedido da Profª Tatiane Melo de Lima, a coordenadora solicitou à PROEX o envio da gravação desse Forum, a fim de compartilhar seu conteúdo com os membros do Colegiado e, inclusive verificar a possibilidade de colocar no site da COEXT. 2.3. CONICIAG aprovou o nome da  Profª Tatiane de Melo de Lima como coordenadora substituta no período de férias da Coordenadora Profª Maria Amelia dos Santos: A professora Maria Amelia dos Santos informou que foi aprovado no CONICIAG o nome da professora Tatiane Melo de Lima como sua substituta na Coordenação de Extensão do ICIAG em seu período de férias que será de 15 de outubro de 2023 a 28 de novembro de 2023. A Profª Maria Amelia dos Santos, também, informou que nessa aprovação de substituição, o CONICIAG solicitou a verificação para que o nome da Profª Tatiane Melo de Lima fosse indicado para substituição por todo o mandato de Coordenadora da Profª Maria Amelia dos Santos, ou seja, até 31/03/2025. Posteriormente em discussão o Colegiado decidiu por unanimidade que a professora Tatiane Melo de Lima assumirá o cargo de coordenadora substituta durante o mandato da coordenadora Maria Amelia dos Santos (01 de abril de 2023 a 31 de março de 2025) para os eventos de afastamentos.  2.4. Aprovação no CONICIAG da Comissão Orçamentária de Extensão do ICIAG para fins das atividades curricularizadas de extensão (ACEs): A Coordenadora Profª Maria Amelia dos Santos informou que foi aprovada no CONICIAG a comissão orçamentária de extensão para ACEs. Os Professores membros são: Tatiane Melo de Lima - representante do Curso de Graduação em Agronomia - Campus Monte Carmelo; Lísias Coelho - representante do Curso de Graduação em Agronomia - Campus Uberlândia; Bruna Fernanda Faria Oliveira - representante do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - Campus Uberlândia,  Jardel Boscardin - representante do Curso de Engenharia Florestal - Campus Monte Carmelo e Maria Amelia dos Santos como coordenadora de extensão. 3. Ordem do dia: 3.1. Definição da data do II Fórum de Extensão do ICIAG - Assunto: ACEs (atividades curriculares de extensão): Após discussão, o Colegiado chegou a um consenso unânime sobre a escolha da data ideal para o próximo fórum de extensão: 23 de novembro de 2023 às 14 h. A Coordenação assumiu a responsabilidade de comunicar e convidar PROEX e PROGRAD para enviarem seus representantes para apresentar e debater sobre as ACEs. Após a confirmação e nomes dessas duas representações. O II Forum será divulgado para toda a comunidade acadêmica pelo DIRICIAG como foi no primeiro forum. 3.2. Discussão e aprovação dos pareceres das ações enviadas pelo SIEX e indexadas no Sei sob os números de processos, com seus respectivos pareceristas: 23117.069078/2023-31 (lima.tm); 23117.068575/2023-12 (maria.dos); 23117.068571/2023-34 (adriane); 23117.068568/2023-11 (arthur.paula1); 23117.068566/2023-21 (suelibertolino); 23117.068560/2023-54 (maria.dos); 23117.068558/2023-85 (lima.tm); 23117.068555/2023-41 (adriane). Todos os pareceres desses processos foram lidos, discutidos e com parecer favorável com ajustes por unanimidade. Após devolução processos com ajustes realizados serão deferidos pela Coordenação. 4. Outros. 4.1: Logomarca COEXT-ICIAG: A Coordenação  comprometeu-se a acompanhar de perto, a situação da logomarca, que já foi encaminhada à DIRCO para as devidas correções e ajustes necessários. Depois que ocorrer isso, será encaminhada para o parecerista do CONICIAG para aprovação final. A Profª Maria Amelia dos Santos solicitou ao CONICIAG que o parecer da logomarca possa ser aprovado ad referendum pelo Diretor Profº Hudson de Paula Carvalho, não necessitando passar para aprovação em uma próxima reunião do CONICIAG. Nada mais a ser tratado, a reunião foi encerrada às 11:20 horas. Eu, Yara Cristina Batista de Sousa, na qualidade de  secretária da Coordenação de Extensão do ICIAG, assinarei esta ata após sua leitura e aprovação, juntamente com a Presidente, membros e participantes presentes. Uberlândia, 03 de outubro de 2023.

 

Maria Amelia dos Santos - Coordenadora/Presidente

Adriane de Andrade Silva - Representante docente

Arthur Silva de Paula - Representante Técnico

Sueli Moura Bertolino - Representante docente

Tatiane Melo de Lima - Representante docente

Yara Cristina Batista de Sousa - Secretária COEXT-ICIAG


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Arthur Silva de Paula, Membro de Colegiado, em 07/11/2023, às 09:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Tatiane Melo de Lima, Membro de Colegiado, em 07/11/2023, às 09:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Membro de Colegiado, em 07/11/2023, às 09:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 07/11/2023, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Amélia dos Santos, Coordenador(a), em 16/11/2023, às 00:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Yara Cristina Batista de Souza, Assistente em Administração, em 30/11/2023, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4884916 e o código CRC 3D214713.




Referência: Processo nº 23117.070370/2023-05 SEI nº 4884916