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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39041 |
COMPONENTE CURRICULAR: Encontro de Saberes |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
O objetivo central é dar oportunidade a estudantes de Ciências Sociais e outros cursos de ter acesso a outras
epistemologias – em um exercício antropológico – a partir das diversas formas de saberes tradicionais
presentes na região, com o contato direto com seus mestres e mestras e ainda a troca de conhecimentos com
os docentes parceiros da universidade.
A oferta do componente curricular também facilita o intercâmbio com outras universidades que a oferecem,
inclusive no estado de Minas Gerais, e que também estão associadas ao Instituto Nacional de Ciência e
Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília (UnB),
que concebeu e desenvolve o projeto “Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras”.
Outro objetivo da matéria é contribuir para a implementação das leis 10.639 e 11.645, relativas
respectivamente ao ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, buscando impactar a formação de
estudantes que podem atuar como multiplicadores – através da docência ou de outras formas.
Ementa
A matéria focaliza saberes de matrizes africanas, indígenas, quilombolas, das culturas populares e de outros
povos tradicionais, tematizando a importância do diálogo entre saberes tradicionais e científicos nas inúmeras
áreas do conhecimento. Isso se reflete em sua própria estrutura, já que é ministrada conjuntamente por mestres
tradicionais e docentes da universidade, ambos especializados em saberes que podem estar associados, por
exemplo, a ofícios, artes, relações com o corpo e saúde, sistemas agrícolas, concepções filosóficas,
psicológicas etc.
PROGRAMA
1. Universidades brasileiras x saber eurocêntrico
2. Saberes tradicionais e científicos: diálogos e desafios
3. Epistemologias, ontologias e metodologias diversas nos múltiplos saberes
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia
participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
CUNHA, Manuela Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista
Usp, São Paulo, v. 75, p.76-84, set/nov. 2007.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AYALA, Marcos; AYALA, Maria Ignez Novais. Cultura popular no Brasil: perspectiva de análise. São
Paulo: Ática, 1987.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Casa de escola: cultura camponesa e educação rural. Campinas: Papirus,
1983.
LITTLE, Paul E. (Org.). Conhecimentos tradicionais para o século XXI: etnografias da intercientificidade.
São Paulo: Annablume, 2010.
MACHADO, Maria Clara Tomaz; ABDALA, Mônica Chaves (Orgs.). Caleidoscópio de saberes e práticas
populares: catálogo de produção cultural do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Uberlândia: EdUFU,
2007.
SILVA, Vagner Gonçalves da (Org.). Artes do corpo: memória afro-brasileira. São Paulo: Selo Negro,
2004.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1839747 |