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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Professor(A): |
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EMENTA
Conceito de produtos para saúde e interface homem-máquina. Identificação de diferentes tipos de interface homem-máquina relacionadas a produtos para a saúde. Engenharia de Fatores Humanos aplicada à avaliação e desenvolvimento de produtos para a saúde. Engenharia de Usabilidade aplicada à avaliação e desenvolvimento de produtos para a saúde. Identificação e uso de normas técnicas relacionadas a usabilidade e fatores humanos no contexto de projeto e desenvolvimento de produtos para a saúde. Projeto e desenvolvimento de interfaces para produtos para a saúde.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Fatores Humanos e Engenharia de Usabilidade é fundamental para o Engenheiro Biomédico, pois fornece conceitos sobre o desenvolvimento e avaliação de processos e interfaces comumente empregados na área da saúde. Ademais, a disciplina apresenta e discute a forma como o homem realiza a interação homem-máquina, levando em consideração aspectos cognitivos e físicos do ser humano. Esses conceitos são essenciais para a avaliação crítica e desenvolvimento de sistemas aplicados à área da saúde.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Introduzir e ilustrar o uso de conceitos relacionados à Fatores Humanos e Engenharia de Usabilidade no contexto da Engenharia Biomédica. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
12/01/2024
Produtos para a saúde, fatores humanos e usabilidade
Definição
Exemplos
Definições básicas: Fatores Humanos; Ergonomia: Engenharia de Usabilidade;
Benefícios da aplicação da Engenharia de Usabilidade
Norma IEC62366 – Aplicação da Engenharia de Usabilidade para Produtos para a Saúde
Estudo de caso
19/01/2024 e 26/01/2024
Compreensão das capacidades e habilidades humanas
NBRISO7250-1 de 03/2010 - Medidas básicas do corpo humano para o projeto técnico - Parte 1: Definições de medidas corporais e pontos anatômicos
Avaliação da destreza manual, visão, audição, estado mental e memória
Teste de Caixa e Blocos
Nine Hole Peg Test (NHPT)
Teste de Minnesota
Tabela de Snellen, Teste de Ishihara
Audiometria
Miniexame do Estado Mental
Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M)
02/02/2024 e 09/02/2024
Processamento humano da informação
Wicken's model
Atenção
Reação motora
Modalidades sensoriais
Elementos que afetam o processamento da informação
Memória
Avaliação do Processamento da Informação
Método cronométrico
Velocidade e acurácia
Fitts' Law
Emoção, afeto, humor, estresse: conceitos gerais
Mensurando o afeto: modelo circumplexo de Russel
Reconhecimento automático das emoções
Relação entre desafios e competências
16/02/2024, 23/02/2024 e 01/03/2024
Interface homem-máquina (IHM): conceitos gerais e histórico
O que é IHM?
O usuário
Componentes básicos de uma IHM
Problemas comuns no desenvolvimento de IHM
Histórico
Interdisciplinaridade
Biointerfaces
Interface mioelétrica
Interface cérebro-computador
Interface baseada em EOG
Interface baseada em comando de voz
Interface baseada em reconhecimento de movimentos
Exemplos práticos
Desenvolvimento de uma interface mioelétrica
Desenvolvimento de um jogo sério baseado na captura de movimentos
08/03/2024 e 15/03/2024
Visão geral do processo de Engenharia de Usabilidade
Pesquisa com usuários
Elaboração de questionários (escala Likert)
Avaliação de questionários (método Fleiss' Kappa)
Modelos mentais
Símbolos em produtos para a saúde
22/03/2024, 05/04/2024 e 12/04/2024
Identificação e avaliação de erros humanos
Definição de erro humano
Classificação de erros humanos
Métodos para predição do erro humano
Avaliação heurística
SHERPA - Systematic Human Error Reduction and Prediction
FMEA - Failure Mode and Effect Analysis
Avaliação de interfaces - GAS - goal attainment scale
NASA-TLX
19/04/2024 e 25/04/2024
Desenvolvimento de projeto: estudo dirigido considerando a independência e proatividade do estudante e integração de conceitos abordados na disciplina – utilização do método de aprendizagem baseada em problema
08/05/2024
Atividade dentro do "período destinado a outras atividades acadêmicas" - Leitura de um capítulo de qualquer livro de interesse do estudante, sendo a atividade prevista no inciso II do art. 2° da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2007.
METODOLOGIA
O curso será ofertado na modalidade presencial, conforme sequência descrita no Programa.
Durante as aulas haverá apresentação e discussão dos conteúdos do Programa. Será adotado material didático customizado, totalmente acessível pelo Moodle, e organizado de acordo com o conteúdo descrito no Programa.
A plataforma Moodle será utilizada como canal oficial de comunicação professor-aluno, e ainda como ambiente para recepção de trabalhos, divulgação de notas e disponibilização de materiais bibliográficos.
O atendimento ao estudante será realizado de forma assíncrona, pela plataforma Moodle e mediante o envio de mensagens direcionadas ao professor, ou ainda presencialmente, às sextas das 08 às 09hs, na sala do professor (Bloco 3N - FEELT).
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta pelos seguintes elementos:
As atividades avaliativas P1, P2 e R1 são individuais. As atividades avaliativas serão disponibilizadas na plataforma Moodle e deverão ser realizadas até a data limite estipulada no cronograma de avaliação. A duração máxima da prova é de 2 horas, sendo este tempo calculado automaticamente pela plataforma Moodle, logo após o início da prova. Caso a atividade avaliativa seja iniciada e não ocorra o envio, a nota atribuída será zero.
A atividade R1 poderá ser feita apenas pelo estudante que obtiver nota final inferior a 60 pontos.
Estão previstas 7 de listas de exercícios (T1), no valor de 1,43 pontos cada. As listas de exercícios estão disponíveis na plataforma Moodle. Todas as listas deverão ser entregues no formato PDF. Listas que entregues em outro formato receberão nota zero. O envio dos trabalhos avaliativos (T1) deve ser feito exclusivamente pela plataforma Moodle. Atividades enviadas por qualquer outro meio (por exemplo, e-mail) receberão nota zero.
As listas exploram e reforçam conceitos abordados nos módulos, oferecendo a oportunidade para que o estudante consolide conceitos, trabalhe em grupo e adquira habilidades relacionadas aos tópicos estudados na disciplina. Os trabalhos deverão ser realizados individualmente e entregues exclusivamente pela plataforma Moodle. Trabalhos entregues por outro meio que não seja a plataforma Moodle, ou após a data prevista, e sem a devida justificativa, receberão nota nula.
Cronograma de avaliação
P1: 08/03/2024 (prazo final para a realização da atividade)
P2: 23/04/2024 (prazo final para a realização da atividade)
R1: 25/04/2024 (prazo final para a realização da atividade)
Cronograma de entrega das listas de exercícios
As listas devem ser entregues até às seguintes datas:
Cálculo na nota final
BIBLIOGRAFIA
Básica
ROGERS, Yvonne. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 585 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788582600061 (broch.).
SHUMWAY-COOK, Anne. Motor control: translating research into clinical practice. 4. ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins, c2012. xiv, 641 p., ill., 29 cm. Includes bibliographical references (p. 595-629) and index. ISBN 9781608310180.
BARBOSA, Simone Diniz Junqueira. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Campus, 2010. 384 p., il. (Série Campus/SBC). Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788535234183
PANERO, Julius. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consulta e referência para projetos. Barcelona: G. Gili, c2002. 320 p., il. ISBN 8425218357
Complementar
1. NIELSEN, J. Usability engineering. San Diego: Morgan Kaufman, 1993. xiv, 362 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN 0125184069 (broch.).
2. SANTOS, V. Confiabilidade humana e projeto ergonômico de centros de controle de processos de alto risco. Rio de Janeiro: Synergia, 2009. 296 p., il. ISBN 9788561325251 (broch.).
3. STANTON, N. et al. Handbook of human factors and ergonomics methods. Boca Raton: CRC Press, c2005. v. 1. (various pagings), ill., 26 cm. Includes bibliographical references and index. ISBN 0415287006
4. CARR, Janet H. Reabilitação neurológica: otimizando o desempenho motor. Barueri: Manole, 2008. 369 p., il., 28 cm. Inclui bibliografias e índice. ISBN 9788520412787
5. MONT'ALVÃO, C. et al. Design, ergonomia, emoção. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. 127 p. Inclui bibliografia. ISBN 9788574782645 (broch.).
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Adriano de Oliveira Andrade, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/01/2024, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5097400 |