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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Identificação, estrutura, modelagem, análise matemática, operação, e sobretensões de linha de transmissão.
JUSTIFICATIVA
A componente curricular é de essencial importância para o entendimento de sistemas de potência e aplicações.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de:
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Objetivos Específicos: |
1 - Transporte de Energia Elétrica e Linhas de Transmissão (Cap.1 Fuchs) Nesta Unidade o aluno deverá ser capaz de
2 - Características Físicas das Linhas Aéreas de Transmissão (Cap.2 Fuchs) Nesta unidade, para uma linha de transmissão (LT), o aluno deverá ser capaz de:
3 – Introdução a Sistemas de Energia Elétrica (Cap. 1 Monticelli) Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de:
4 - Teoria da Transmissão de Energia Elétrica (Cap.3 Fuchs) Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de:
5 - Cálculo Prático das Linhas de Transmissão (Cap.4 Fuchs) Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de:
6 - Operação das Linhas em Regime Permanente (Cap. 5 Fuchs) Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de:
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PROGRAMA
1.1– Introdução
1.2 – Geração e transporte de Energia Elétrica
1.3 - Sistemas Elétricos – Estrutura Básica
1.4 - Tensões de Transmissão – Padronização
2. Características Físicas das Linhas Aéreas de Transmissão
2.1- Introdução
2.2 - Cabos Condutores
2.3 - Isoladores e Ferramentas
2.4 - Estruturas das Linhas de Transmissão
2.5 - Cabos Pára-raios
3. Introdução a Sistemas de Energia Elétrica
3.1 - Sistemas de Potência
3.2 - Transmissão em Corrente Alternada
3.3 - Transmissão em Corrente Contínua
3.4 - Sistemas Interligados
3.5 - Sistema de Transmissão de Itaipu
3.6 - Interligação Norte-Sul
3.7 - Situação Presente e Tendências Futuras
4. Teoria da Transmissão de Energia Elétrica
4.1 - Introdução
4.2 - Análise Qualitativa
4.3- Análise Matemática
4.4 - Considerações Gerais
5. Cálculo Prático das Linhas de Transmissão
5.1 – Considerações Gerais
5.2 – Relações entre Tensões e Correntes
5.3 - Linhas de Transmissão como Quadripolos
5.4 - Relações de Potência nas Linhas de Transmissão
6. Operação das Linhas em Regime Permanente
6.1 - Introdução
6.2 - Modo de Operação das Linhas de Transmissão
6.3 - Meios de Controlar Tensões e Ângulos de uma Linha
6.4 - Compensação das Linhas de Transmissão
6.5 - Variação Artificial do Comprimento das
METODOLOGIA
A metodologia adotada será aulas expositivas com o uso de multimídia utilizando-se plataforma Microsoft Teams. Serão entregue pelos alunos relatórios das aulas de laboratório e trabalhos periódicos. O cronograma da distribuição de aulas é o seguinte:
Aulas No |
data |
Conteúdo
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01-02-03
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03/03 8:50 as 11:30hs |
1.4-Sistemas Elétricos - Estrutura Básica 1.5-Evolução Histórica e Perspectivas Futuras; 1.6-Tensões de Transmissão – Padronização 1.4-Sistemas Elétricos - Estrutura Básica 1.5-Evolução Histórica e Perspectivas Futuras; 1.6-Tensões de Transmissão – Padronização |
04-05-06
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10/03 8:50 as 11:30hs |
Cap2 (Fuchs) - Características Físicas das LT’s Aéreas 2.1 –introdução; 2.2 – Cabos condutores; 2.3 – Isoladores e ferragens 2.4 – Estruturas das LT’s; 2.5 – Cabos para-raios |
07-08-09 |
17/03 8:50 as 11:30hs |
Cap1 (Monticelli) Introdução a Sistemas de Energia Elétrica – Sistemas de Potência; - Transmissão em corrente alternada; - Transmissão em corrente contínua; - Sistemas interligados; - Sistema de transmissão de Itaipu; - Interligação Norte-Sul; - De onde vem a energia elétrica; - Histórico; - Situação presente e tendências futuras. |
10-11-12
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24/03 8:50 as 11:30hs |
Cap3 (Fuchs) –Teoria da Transmissão de Energia Elétrica 3.1- Introdução; 3.2-Análise qualitativa; 3.2.1-O fenômeno da energização da linha 3.2.2-Relações de energia 3.2.3-Ondas Viajantes Exemplo |
13-14-15 |
31/03 8:50 as 11:30hs |
Exercício proposto 1 – pg96 Exercício proposto 2 – pg100 Exercício proposto 8 - pg103 |
16-17-18 |
07/04 8:50 as 11:30hs |
.3-Análise matemática Equações diferenciais das LT’s; 3.3.2-Solução das equações diferenciais em RP 3.3.2.1-Interpretação das Equações das LT’s Exercício Equações 3.51 e 3.52 |
19-20-21
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14/04 8:50 as 11:30hs
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3.3.3-Análise das LT’s em Regime Permanente 3.3.3.1-Linha Aberta Junto ao Receptor; 3.3.3.2-Linha em Curto-Circuito Permanente; 3.3.3.3 - Operação das Linhas sob Carga; Exemplo (exercício pg. 3.26 resumo |
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Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 3 Fuchs |
22-23-24 |
28/04 8:50 as 11:30hs |
1ª prova |
25-26-27 |
05/05 8:50 as 11:30hs |
4-Cálculo Prático das Linhas de Transmissão 4.1- Considerações 4.2- Relações entre Tensões e Correntes 4.2.1-Linhas curtas 4.2.2-Linhas Médias 4.2.3-Linhas Longas. Exercício linha média Exercício linha longa (4.12-Fuchs)
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28-29-30
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12/05 8:50 as 11:30hs |
4-Cálculo Prático das Linhas de Transmissão 4.3-LT’s como Quadripolos 4.3.1-Interpretação do significado das constantes das LT’s. 4.3.2-Medida Direta das Constantes das LT’s 4.3.3-Quadripolos Representativos de Outros Componentes dos Sistemas de Potência. 4.3.4-Constantes Generalizadas de Associações de Quadripolos. 4.3.5- Linha Artificial; Exercício 4.22 Fuchs |
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Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 4 Fuchs |
31-32-33
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19/05 8:50 as 11:30hs |
4.4-Relações de Potência nas LT’s 4.4.1-Relações de Potência no Receptor; 4.4.2-Relações de Potência no Transmissor; 4.4.2-Relações de Potência no Transmissor; 4.4.3-Perdas de Potência e Rendimento; Exercício 4.26 Fuchs |
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Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 4 Fuchs |
34-35-36
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26/05 8:50 as 11:30hs
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5-Operação das LT’s em Regime Permanente 5.1-Introdução 5.2-Modo de Operação das LT’s 5.2.1-Linha Entre Central Geradora e Carga Passiva; 5.2.1.1-Operação com Tensão Constante no Transmissor 5.2.2-LT Ligando uma Central Geradora e um Grande Sistema |
37-38-39 |
02/06 8:50 as 11:30hs |
5.2.3-Linha de Interligação de Sistemas; 5.2.4-Linha de Interligação entre dois Pontos de um Mesmo Sistema; Exemplos. 5.3-Meios de Controlar Tensões e Ângulos de uma LT - Compensação das Linhas; 5.3.1- Regulação do Fator de Potência. Exemplos |
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Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 5 Fuchs |
Aulas No |
Data |
Conteúdo
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40-41-42
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09/06 8:50 as 11:30hs |
5.4-Compensação das LT’s; 5.4.1-Compensação em Derivação; Exercício. 5.4.2-Compensação Série; Exercício. |
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Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 5 Fuchs |
43-44-45
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16/06 8:50 as 11:30hs |
5.5-Variação Artificial do Comprimento das LT’s; 5.5.1-Linha com Compensação Total; 5.5.2-Compensação para Transmissão em Meia Onda; Exercícios. |
2ª prova | ||
Aulas de Laboratório 2020-1
Aula N0
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Turma - Data |
Matéria Programada |
1a - 01-02
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A/B/C- 24/03 |
LT’s em Corrente Alternada: Modelo Elétrico Equivalente - Descrever a forma construtiva do painel representativo de uma LT em CA utilizado para simulações em laboratório. |
2a – 03-04
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A/B/C- 07/04 |
Ondas Viajantes - Verificar a tensão resultante no receptor e o tempo de propagação das ondas através de uma linha de transmissão de comprimento finito considerando que, junto ao receptor, haja um dissipador de energia representável por uma resistência R2. |
3a - 05-06
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A/B/C- 28/04 |
Perfis de Tensão e Corrente em uma LT com diferentes comprimentos físicos operando a vazio - Obter as curvas (gráficos) dos perfis de tensão e corrente em LT’s a vazio com diferentes comprimentos físicos e para diferentes condições de carga representada por uma resistência R2. |
4a – 07-08
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A/B/C- 12/05 |
Perfis de Tensão e Corrente em uma Linha de Transmissão Operando com carga. Obter as curvas (gráficos) dos perfis de tensão e corrente em uma LT para diferentes condições de carga representada por uma resistência R2. |
5a – 09-10
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A/B/C- 26/05 |
Medida Direta das Constantes A, B, C e D de uma LT - Verificar como se consegue, na prática, obter as constantes generalizadas de uma LT. |
6a – 11-12
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A/B/C- 09/06 |
Compensação Série em LT’s - Reduzir ou anular os efeitos da reatância indutiva (reatância em série) de uma LT. |
7ª - 13-14
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A/B/C- 16/06 |
Prova de Laboratório – (Escrita) |
6. AVALIAÇÃO
A pontuação do componente curricular será distribuída da seguinte forma: duas provas escritas objetivas, individuais e sem consulta no valor de 35,0 pontos cada uma; trabalhos que deverão ser entregues no valor de 10,0 pontos; relatórios de laboratório no valor de 10,0 pontos e uma prova escrita objetiva, individual e sem consulta referente ao conteúdo das aulas de laboratório.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Aidson Antonio de Paula, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/02/2021, às 16:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2556716 e o código CRC 52BF54B9. |
Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 | SEI nº 2556716 |