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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Estrutura e as propriedades gerais de alcanos, alcenos, alcinos, e alcadienos. Isomeria. Hidrocarbonetos cíclicos: ciclanos, ciclenos e aromáticos. Haletos de alquila. Álcoois. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e seus derivados. Cetoácidos. Hidrácidos. Ácidos sulfônicos e derivados. Aminas. Fenóis. Heterocíclicos. Noções de síntese orgânica.
JUSTIFICATIVA
A Química orgânica está presente em tudo e é de suma importância que os alunos entendam as transformações envolvidas assim como as suas reações químicas e entender as propriedades dos compostos orgânicos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Dominar os conhecimentos relacionados à descrição, reconhecimento e citação das principais funções orgânicas e suas propriedades e aplicações, assim como suas influências no meio ambiente, além de saber reconhecer em laboratório estas funções através de suas reações características. |
Objetivos Específicos: |
Reconhecer uma função orgânica, assim como suas principais reações e propriedades. |
PROGRAMA
Teoria:
Compostos do carbono
Estrutura e propriedades de compostos orgânicos
Conceito de função orgânica e noções sobre nomenclatura
Principais funções orgânicas: nomenclatura e características gerais
Isomeria
Hidrocarbonetos cíclicos: ciclanos, ciclenos e aromáticos.
Cetoácidos. Hidrácidos. Ácidos Sulfônicos e derivados. Aminas. Fenóis. Heterocíclicos.
Haletos de alquila. Álcoois. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e seus derivados
Reações orgânicas: ácidos-base, adição, substituição, eliminação e oxirredução.
Noções de síntese orgânica
Obtenção e aplicações de compostos orgânicos
Petróleo e combustíveis
Polímeros naturais e sintéticos
Agrotóxicos.
Laboratório:
1) Normas de segurança para laboratórios
2) Diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos
3) Ponto de Fusão e Ebulição
4) alcanos, alcenos, alcinos e compostos aromáticos
5) Destilação simples, fracionada Destilação com arraste de vapor e a pressão reduzida
6) Purificação de sólidos – Recristalização do ácido benzoico impuro
7) Estereoquímica – Mistura racêmica, Indice de refração
8) Compostos halogenados – Síntese do cloreto de terc-butila –
9) Álcoois, Aldeídos e cetonas, Ácidos carboxílicos e seus derivados
10) Síntese do AAS (aspirina) e Noções de síntese orgânica
11) Producao de sabao a partir do oleo usado (Manual do mundo)
METODOLOGIA
As aulas serão expositivas com slides, ou poderão ser criados grupos de estudo com apresentação do conteúdo por parte dos alunos, na forma de seminários, com sessão de perguntas após a exposição. Com uso de quadro branco ou giz e Datashow.
AVALIAÇÃO
Após discussão com a turma, as havera duas avaliações de 30 pontos englobando a teoria e a pratica, serão através de prova teórica (com questoes referentes ao laboratorio) com questões abertas, individuais sem consulta, e a entrega dos relatorios de laboratorio (trabalho) valendo 15 pontos cada conjunto de relatorios, que devera (no primeiro relatorio) conter uma introducao, materiais e metodos, resultados e discussao e conclusao, sendo a discussao e conclusao para o segundo relatorio. Havera uma lista de problemas ou exercicios adversos na forma de participacao valendo 10 pontos. Havera conforme a legislacao da UFU, uma prova de recuperacao com TODO O CONTEUDO para os alunos que nao obtiverem sessetna pontos, mas tiverem ao menos 75% de presenca.
1a prova = 30 pontos
2a prova = 30 pontos
relatorios 15 + 15 = 30 pontos
lista de exercicios = 10 pontos
total = 100 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
1) BARBOSA, L. C. Introdução a química orgânica. São Paulo: Ed Prentice Hall, 2004.
2) HART, H.; SHUETZ, R.D. Química orgânica. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1983.
3) MEISLlCH, H;, NECHAMKIN, H.; SHAREFKIN, J. Química orgânica. São Paulo: Makron Books Ltda, 1994.
4) MORRISON, R. T.; BOYD, R.N. Química Orgânica. 13 ed. Fund. Calouste Gulbenkian, Lisboa,1988.
5) SACKHEIM, G.I.; LEHMAN, D.O. Química e bioquímica para ciências biomédicas. São Paulo:Manole Uda, 200 I.
6) SOLOMONS, T.W.G.; FRYHLE, C.B. Química orgânica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora AS, 2002.
Complementar
1) CAREY, F. A. Organic Chemistry. 2. ed. New York: McGraw-Hill, Inc., 1992.
2) CLAYDEN, J. et. al. Organic Chemistry. Oxford: New York. 2001.
3) LEVY, D. E. Arrow pushing in organic chemistry: an easy approach to understanding reaction mechanisms. Boston: Wiley-Interscience, 2008.
4) SMITH, M. 8.; MARCH, J. Advanced Organic Chemistry. 5. ed. New York: John Wiley & Sons, Inc. 2001.
5) ALLINGER, N. et. al Química orgânica. Ed. Guanabara Dois. Rio de Janeiro, 1978.
6) BRUICE, P. Y. Química orgânica, 4. ed. Pearson, vols 1 e 2.2006.
7) VOGEL, A. l. Análise orgânica qualitativa: ao livro técnico S. A.; 3. ed.; vol. 1,2,3; 1984.
8) VOLLHARDT, K. P. E; SCHOF.E, N. E. Organic Chemistry. 4. cd.; W. H. New York: Freeman and Company. 2004.
Experimental (Laboratório)
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Roberto Chang, Presidente, em 05/10/2022, às 14:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 | SEI nº 3977506 |