UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Língua Brasileira de Sinais - Libras

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

LIBRAS03

Período/Série:

Turma:

HN - Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Cristiano Silva Ribeiro

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Componente curricular ofertado no formato remoto, conforme Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação.

 

EMENTA

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.

JUSTIFICATIVA

Atualmente com as evoluções legais no campo da educação especial, que assume um caráter de inclusão social e educacional, surge a necessidade de inserir e estruturar no espaço de formação de professores a discussão de temas e reflexões que aproximem os futuros pedagogos das questões, antes específicas da educação especial, hoje de todos os educadores. O Ensino de Libras é de suma importância para que os profissionais da educação possuam o mínimo de condições de estabelecer um contato com o estudante surdo e consiga buscar apoio pedagógico para realizar seu trabalho com a turma. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

 

Unidade I - A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos

- História das línguas de sinais.

- As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos.

- A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.

 

Unidade II - Legislação específica

- A Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o decreto nº 5.626, de 22/12/2005.

 

Unidade III - Introdução a Libras

- Características da língua, seu uso e variações regionais.

- Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.

 

Unidade IV - Prática introdutória em Libras

- Diálogo e conversação com frases simples.

- Expressão viso-espacial.

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato remoto, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 

As aulas ministradas no ensino remoto serão realizadas na Plataforma Moodle, onde serão disponibilizadas atividades assíncronas e recursos na forma de textos, vídeos aulas. Os textos da bibliografia básica e complementar serão acessados via links, assim como os filmes que serão trabalhados. Serão realizadas videoconferências (atividades síncronas) via plataforma Zoom. Quinze encontros síncronos de 2h/a serão gravados e disponibilizados.

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE SÍNCRONA E ASSÍNCRONA

a) Atividades síncronas: 2h/a semanais (1h40), encontros gravados no Zoom disponibilizados no Moodle.

Horários das atividades síncronas: Segundas-feiras, das 19:00 às 20:40

 b) Atividades assíncronas: 2h/a semanais (1h40), Leitura de textos através de links disponibilizados na plataforma Moodle UFU, estudo dos materiais de apoio no Moodle, vídeos do youtube e também será usado o Whatsapp para plantão de dúvidas e atendimento. As atividades assíncronas serão feitas através de questionários e produção de vídeos em Libras na plataforma Moodle UFU.

c) Carga-horária de atividades: 2h/a semanais (1h40), destinadas à leitura de textos, realização e inserção de atividades no Moodle, participação ambiente virtual.

d) As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br)

e) Whatsapp (034-9-9635-2095) e E-mail tira dúvidas gerais da disciplina – atendimento em até 72h e E-mail: prof.cristiano.de.libras.ufu@gmail.com

Perfazendo um total de 60 horas de atividades programadas de forma síncrona e assíncrona.

 O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle UFU, as mesmas seguem o cronograma abaixo:

     AULAS

              Conteúdo Programático

        Atividades Síncronas previstas

           Atividades Assíncronas previstas

   AULA 01        29/11

         Apresentação do Plano de Ensino,                         cronograma e avaliação.

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

   - Apresentação

   - Aula expositiva

   - Vocabulário em Libras

  - Cronograma da disciplina.

  - Leitura e estudo dos textos de referência e dos materiais de apoio.

  - Vídeos do Youtube

  - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

   AULA 02        06/12

                   Atividade Avaliativa I

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

  - Orientação da avaliação

 

 - Realizar a atividade avaliativa I

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

   AULA 03        13/12

 

   AULA 04         20/12

                            Unidade I

Libras e a Constituição dos sujeitos surdos

e

Unidade IV

             Prática introdutória em Libras

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

  - Aula expositiva

  - Contexto em Libras

  - Vocabulário em Libras

 - Leitura e estudo dos textos de referência e dos materiais de apoio.

 - Vídeos do Youtube

 - Fórum de discussão da unidade I

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

   AULA 05         10/01

                 Atividade Avaliativa II

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

  - Orientação da avaliação

 

 - Realizar a atividade avaliativa II

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

   AULA 06       17/01

   AULA 07        24/01

                           Unidade II

Legislação específica

e

Unidade IV

              Prática introdutória em Libras

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

   - Aula expositiva

   - Diálogo e conversação

   - Contexto em Libras

   - Vocabulário em Libras

 - Leitura e estudo dos textos de referência e dos materiais de apoio.

 - Vídeos do Youtube

 - Fórum de discussão da unidade II

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

    AULA 08        31/01

                  Atividade Avaliativa III

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

  - Orientação da avaliação

 

 - Realizar a atividade avaliativa III

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

    AULA 09         07/02

    AULA 10        14/02

                         Unidade III

Introdução a Libras

e

Unidade IV

             Prática introdutória em Libras

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

  - Aula expositiva

  - Diálogo e conversação

  - Contexto em Libras

  - Vocabulário em Libras

  - Leitura e estudo dos textos de referência e dos materiais de apoio.

 - Vídeos do Youtube

 - Fórum de discussão da unidade III

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

    AULA 11        21/02

                  Atividade Avaliativa IV

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

  - Orientação da avaliação

 

 - Realizar a atividade avaliativa IV

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

   AULA 12         07/03

   AULA 13       14/03

                         

Unidade IV

           Prática introdutória em Libras

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

  - Aula expositiva

  - Diálogo e conversação

  - Contexto em Libras

  - Vocabulário em Libras

 - Leitura e estudo dos textos de referência e dos materiais de apoio.

 - Vídeos do Youtube

 - Fórum de discussão da unidade IV

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

    AULA 14         21/03

                 Atividade Avaliativa V

 Plataforma: Zoom

 Horário: 19:00 ás 20:40

  - Orientação da avaliação

 

 - Realizar a atividade avaliativa V

 - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

   AULA 15        28/03

             Encerramento da disciplina

              Entrega das notas finais

  - Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá no desempenho individual de cada discente ao longo do semestre. Os critérios de avaliação serão considerados os seguintes aspectos: Presença nos encontros síncronos e atividades assíncronas; Comprometimento com as leituras propostas; Postura investigativa ao longo de todas as atividades desenvolvidas; Atividade entregue no prazo estabelecido. As atividades avaliativas II e V, o discente deve produzir um vídeo em Libras com as situações propostas nas atividades e anexá-las ao link de redirecionamento do Drive. As atividades avaliativas I, III e IV serão um questionário de múltipla escolha com base nas leituras propostas que está na Plataforma MOODLE. O detalhamento das atividades avaliativas estão descritas no quadro a seguir:

AVALIAÇÃO

PONTUAÇÃO

DATA DISPONÍVEL

NA PLATAFORMA

          ATIVIDADE AVALIATIVA I

               Avaliação de questões

       30,0 pontos

                     06/12/2021

        ATIVIDADE AVALIATIVA II

          Produção de vídeo em Libras

        10,0 pontos

       Prazo: 10/01/2022 á 17/01/2022

       ATIVIDADE AVALIATIVA III

                Avaliação de questões

        20,0 pontos

                     31/01/2022

        ATIVIDADE AVALIATIVA IV

                Avaliação de questões

       20,0 pontos

                     21/02/2022

        ATIVIDADE AVALIATIVA V

         Produção de vídeo em Libras

       20,0 pontos

       Prazo: 21/03/2022 á 28/03/2022

           Totalizando uma nota final de

       100,0 pontos

       **************************

Todas as atividades, registros e avaliações ficarão disponibilizados no banco de dados do AVA/Moodle da disciplina. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecidos pelas Normas de Graduação UFU.

O controle de frequência será feito através da Plataforma Moodle na participação dos encontros síncronos e na entrega das atividades. A assiduidade será validada mediante a participação nos encontros síncronos e a realização das atividades assíncronas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

MOURÃO, M. P. (Org). Língua Brasileira de Sinais. Centro de Educação a Distância, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial. Uberlândia, MG, 2018 2 ed. Material elaborado para os cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Aberta do Brasil. 118p.. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25236/1/Libras_-_Matematica.pdf  Acesso em jun. 2021.

BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276  Acesso em jun. 2021.

FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.artelibras.com.br/ewadmin/download/Libras_em_contexto_.pdf  Acesso em jun. 2021.

Complementar

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em jun. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em jun. 2021.

REDONDO, Maria Cristina da Fonseca Deficiência auditiva-/ Maria Cristina da Fonseca Redondo, Josefina Martins Carvalho. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciaauditiva.pdf  Acesso em jun. 2021.

GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n4/v14n4a18.pdf  Acesso em jun. 2021.

CAPÍTULO 1 https://www.youtube.com/watch?v=LmvBFaxTUxE

CAPÍTULO 2 https://www.youtube.com/watch?v=Ed1WNOSQbu0&t=15s

CAPÍTULO 3 https://www.youtube.com/watch?v=ID2kYDzr-cE

QUADROS, R. M. de (org). Estudos surdos I – Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006. Disponível em: https://www.editora-arara-azul.com.br/ParteA.pdf  Acesso em jun. 2021.

QUADROS, R.M. DE & PERLIN, G. (org). Estudos Surdos II - Petropólis, RJ: Arara Azul, 2007. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/16 Acesso em jun. 2021.

QUADROS, R. M. de (org). Estudos surdos III – Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008. Disponível em:  https://www.editora-arara-azul.com.br/estudos3.pdf Acesso em jun. 2021.

QUADROS, R.M. DE & STUMPF, M. (org). Estudos Surdos IV - Petropólis, RJ: Arara Azul, 2009. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/14 Acesso em jun. 2021.

BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276  Acesso em jun. 2021.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiano Silva Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/11/2021, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3168791