UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS035

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

45h

Total:

60h

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Amarante Oliveira

Ano/Semestre:

2022.2

Observações:

Pré-requisitos: Estágio Curricular Supervisionado I; Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado III.

 

EMENTA

O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: REGÊNCIA. A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Médio com uso de metodologias diversificadas.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV justifica-se pela necessidade dos discentes vivenciarem o ambiente escolar a partir de um intervenção planejada em forma de regência em turmas do ensino médio.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre diferentes experiências de Ensino Médio, considerando aspectos de forma e conteúdo.

 

Objetivos Específicos:

- Desenvolver intervenções planejadas e orientadas junto às escolas de nível Médio, exercendo a prática docente neste nível de ensino;

 

- Articular a historiografia relativa ao conteúdo do nível médio às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino, considerando a partir das experiências acadêmicas do aluno;

 

- Elaborar uma reflexão, a partir de um relatório circunstanciado, sobre as experiências vivenciadas nas atividades do Estágio.

PROGRAMA

I - Professor de História e práticas educativas: relação professor/aluno

II- Planejamento de ensino

III - Prática docente no Ensino Médio: regência

METODOLOGIA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV possui carga horária de 60 horas e será ofertada, em formato presencial, ao longo do semestre 2022.2, entre os meses de fevereiro e junho de 2022. A disciplina estrutura-se em: aula expositivas dialogadas; grupos de trabalho; discussões temáticas; discussões dirigidas; seminários; confecção de sequências didáticas; entre outros exercícios práticos. Ao longo do semestre os discentes devem ainda realizar regência na escola campo em turmas do ensino médio. O restante da carga horária será cumprida por meio do Trabalho Discente Estruturado, conforme Resolução CONGRAD n.73/2022.

AVALIAÇÃO

 

Atividade avaliativa

Pontuação máxima

Critério de avaliação

Data de Entrega

Atividades em sala de aula

10

Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade.

Semanal

Sequência didática

20

Organização, clareza, criatividade, aplicabilidade.

Véspera do início da regência

Regência

40

Pontualidade, Objetividade, Clareza, Criticidade, Criatividade, domínio conceitual,  domínio de aparato tecnológico, didática.

Ao longo do semestre

Relatório de regência

30

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

Junho de 2023

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.

CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZÁLEZ, María Fernanda (orgs). Ensino da História e Memória Coletiva. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

Complementar

KARNAL. Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005.

LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.

OLGA, Brites; PEREIRA, Mirna Busse. Oficina de História: ensino, memória e patrimônio histórico. Projeto História, n. 40, p. 333-356, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6135/4457 Acesso em março/2013.

OLIVEIRA, Sírley Cristina. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: PATRIOTA, Rosangela; FREIRE, Alcides (orgs.). História e cultura: espaços plurais. Uberlândia: Aspectus, p. 159-179, 2002.

SALVADORI, Maria Ângela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara-SP: Junqueira&Marin Editores, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/01/2023, às 22:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4223296 e o código CRC E818CDB3.




Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4223296