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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: REGÊNCIA. A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Médio com uso de metodologias diversificadas.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV justifica-se pela necessidade dos discentes vivenciarem o ambiente escolar a partir de um intervenção planejada em forma de regência em turmas do ensino médio.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Refletir sobre diferentes experiências de Ensino Médio, considerando aspectos de forma e conteúdo.
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Objetivos Específicos: |
- Desenvolver intervenções planejadas e orientadas junto às escolas de nível Médio, exercendo a prática docente neste nível de ensino;
- Articular a historiografia relativa ao conteúdo do nível médio às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino, considerando a partir das experiências acadêmicas do aluno;
- Elaborar uma reflexão, a partir de um relatório circunstanciado, sobre as experiências vivenciadas nas atividades do Estágio. |
PROGRAMA
I - Professor de História e práticas educativas: relação professor/aluno
II- Planejamento de ensino
III - Prática docente no Ensino Médio: regência
METODOLOGIA
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV possui carga horária de 60 horas e será ofertada, em formato presencial, ao longo do semestre 2022.2, entre os meses de fevereiro e junho de 2022. A disciplina estrutura-se em: aula expositivas dialogadas; grupos de trabalho; discussões temáticas; discussões dirigidas; seminários; confecção de sequências didáticas; entre outros exercícios práticos. Ao longo do semestre os discentes devem ainda realizar regência na escola campo em turmas do ensino médio. O restante da carga horária será cumprida por meio do Trabalho Discente Estruturado, conforme Resolução CONGRAD n.73/2022.
AVALIAÇÃO
Atividade avaliativa |
Pontuação máxima |
Critério de avaliação |
Data de Entrega |
Atividades em sala de aula |
10 |
Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade. |
Semanal |
Sequência didática |
20 |
Organização, clareza, criatividade, aplicabilidade. |
Véspera do início da regência |
Regência |
40 |
Pontualidade, Objetividade, Clareza, Criticidade, Criatividade, domínio conceitual, domínio de aparato tecnológico, didática. |
Ao longo do semestre |
Relatório de regência |
30 |
Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual. |
Junho de 2023 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.
CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZÁLEZ, María Fernanda (orgs). Ensino da História e Memória Coletiva. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
Complementar
KARNAL. Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005.
LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.
OLGA, Brites; PEREIRA, Mirna Busse. Oficina de História: ensino, memória e patrimônio histórico. Projeto História, n. 40, p. 333-356, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6135/4457 Acesso em março/2013.
OLIVEIRA, Sírley Cristina. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: PATRIOTA, Rosangela; FREIRE, Alcides (orgs.). História e cultura: espaços plurais. Uberlândia: Aspectus, p. 159-179, 2002.
SALVADORI, Maria Ângela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara-SP: Junqueira&Marin Editores, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/01/2023, às 22:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4223296 |