Boletim de Serviço Eletrônico em 23/05/2022

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Edital PPGHI nº 1/2022

23 de maio de 2022

Processo nº 23117.036172/2022-23

O programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, em conformidade com a Resolução n. 8/2020, que dispõe sobre o novo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, com a Resolução No. 1/2019, que dispõe sobre procedimentos para credenciamento, enquadramento, habilitação, recredenciamento e descredenciamento de docentes do PPGHI, e com o Documento de Área (História) da CAPES, torna público o processo de credenciamento de docentes, nos termos estabelecidos neste edital.

 

 

DA FINALIDADE

Estabelecer condições e abrir processo para credenciamento de docente para preenchimento de uma vaga na linha “Práticas Culturais e relações de Poder”, conforme decisão do Colegiado deste curso DECISÃO ADMINISTRATIVA COLPPGHI Nº 17/2022.

DAS INSCRIÇÕES E VAGAS

Por meio do presente Edital ficam abertas as inscrições para o credenciamento de docente para o PPGHI/UFU.

As inscrições para o credenciamento nas linhas que integram o PPGHI estão abertas com as seguintes vagas:

uma) vaga para a Linha Práticas Culturais e relações de Poder.           

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 06 e 07 de junho de 2022, mediante envio do formulário preenchido (Anexo I) e dos documentos exigidos no item 2.4 deste edital para o e-mail editaisppghi@inhis.ufu.br.  

O formulário e os documentos devem ser enviados exclusivamente em formato pdf (Portable Document Format).

Documentos necessários para a inscrição:

Ficha de inscrição (Anexo I ) preenchida.

Cópia digital do Diploma de Doutorado.

Currículo Lattes atualizado

Tabela de pontuação da produção do docente (Anexo II deste edital) devidamente preenchida, correspondente ao período de 2018 a 2021.

Projeto de Pesquisa e/ou Extensão sob sua coordenação e comprovação de sua aprovação com financiamento por agência de fomento ou registro junto à UFU.

Plano de trabalho, com detalhamento das ações, publicações e outras atividades, a ser desenvolvido no PPGHI, em que devem constar as seguintes informações: disponibilidade em ministrar disciplina obrigatória e/ou optativa no quadriênio de 2021-2024; Disponibilidade de compor comissões (de seleção, de bolsas, entre outras) e Colegiados; Planejamento e compromisso de publicação de, ao menos, um artigo em periódicos de altos estratos, no quadriênio de 2021-2024, conforme classificação vigente no respectivo quadriênio.

Comprovantes das informações sobre orientação e projeto de pesquisa ou extensão, contidas na tabela preenchida sobre a produção e atuação do docente entre os anos de 2018 e 2021.

 

DOS REQUISITOS

Para o credenciamento de docente permanente, no PPGHI, os/as candidato/as devem atender aos requisitos previstos no Art. 13º da Resolução No. 1/2019:

Ser docente no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.

Ser proponente individual de projeto de pesquisa e/ou extensão, com ou sem financiamento externo, ao longo do quadriênio que anteceder ao seu pedido de credenciamento. Ressalta-se que os projetos sem financiamento deverão ser registrados na Universidade Federal de Uberlândia.

Obter pontuação mínima de 140 pontos, conforme tabela em anexo (Anexo II), obedecendo aos mínimos estabelecidos em produção bibliográfica, produção técnica, orientação e administração. Destaca-se que, para efeito de credenciamento, serão considerados apenas artigos publicados em periódicos que tenham obtido avaliação Qualis A e B.

Obter pontuação mínima de 12 pontos na categoria Orientação na graduação, nos últimos quatro anos, a contar do período de submissão da candidatura, considerando  monografia/outros produtos como Trabalho de Conclusão de Curso, iniciação à docência (PIBID), iniciação científica com ou sem bolsa, orientação de projeto de extensão, registrados na Universidade Federal de Uberlândia.

 

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO

A avaliação das solicitações de credenciamento ficará a cargo de uma comissão composta por três integrantes designados pelo Colegiado do PPGHI, obedecendo ao Art. 18 da Resolução No. 8/2020 e Art. 9º da Resolução Nº 1 de 2019.

A comissão foi nomeada com a Portaria PPGHI Nº 42, de 23 de maio de 2022.  

A comissão é composta pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em História, Profa. Dra. Ana Flávia Cernic Ramos (presidente), por um membro da Comissão de Autoavaliação e Planejamento, o Prof. Dr. Alexandre de Sá Avelar, e um integrante externo, docente do Programa de Pós-graduação, a profa. Dra. Fabiana de Souza Fredrigo, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A Comissão indeferirá os pedidos de credenciamento que não encaminharem a totalidade dos documentos obrigatórios para a inscrição, especificados, conforme o caso, no item 2.4.

O resultado quanto ao deferimento e indeferimento dos pedidos de credenciamento será divulgado no dia 08 de junho de 2022, até as 17 horas, via site do PPGHI http://www.ppghi.inhis.ufu.br.

O/a candidato/a que tiver sua solicitação indeferida poderá entrar com recurso encaminhado à comissão via e-mail para editaisppghi@inhis.ufu.br até 48 horas após a divulgação do resultado. O recurso será analisado pela comissão, que terá até o dia 13 de junho de 2022 para emitir parecer, a ser devidamente encaminhado ao/à candidato/a.

Na classificação dos/as candidato/as que concorrerem a cada uma das vagas estabelecidas no item 2.2 deste edital a comissão considerará:

A aderência do projeto de pesquisa apresentado pelo/a candidato/a à Linha de Pesquisa do PPGHI almejada por ele;

A pertinência do plano de trabalho apresentado pelo/a candidato/a em relação ao perfil da Linha de Pesquisa do PPGHI almejada por ele/ela;

O Currículo Lattes comprovado apresentado pelo/a candidato/a e a consequente pontuação da produção intelectual comprovada, conforme o presente edital e as normas de credenciamento vigentes no Programa;

As recomendações e normativas da CAPES que imponham limites ao credenciamento, em especial aquelas que restrinjam o número de docentes com formação em outra área e que limitem o número de docentes que integrem simultaneamente mais de um programa de pós-graduação.

No caso de empate na pontuação da produção intelectual comprovada, serão levadas em conta, na seguinte ordem:

as publicações em Qualis mais alto.

as orientações concluídas e em andamento.

A comissão poderá, durante o período de sua atuação, requerer que o/a candidato/a sane eventuais dúvidas e preste esclarecimentos que forem necessários.

O resultado prévio quanto à classificação dos/as candidatos/as será divulgado no dia 21 de junho de 2022, após as 17 horas.

Os credenciamentos resultantes desse processo terão vigência a partir de janeiro de 2023, no quadriênio 2021-2024.

Os/as candidatos/as poderão encaminhar recurso contra o resultado do processo de credenciamento até 48 horas após a divulgação do resultado. O recurso deverá ser encaminhado à Coordenação do PPGHI, via e-mail para editaisppghi@inhis.ufu.br, que o submeterá à apreciação do Colegiado de forma a emitir parecer definitivo, a ser devidamente informado ao/à candidato/a.

Os pareceres emitidos acerca das solicitações de credenciamento e o relatório da comissão serão apreciados pelo Colegiado do PPGHI em reunião subsequente à finalização dos trabalhos, de modo a deliberar sobre sua aprovação.

Os trabalhos da comissão envolverão, além da elaboração de parecer para cada solicitação e pareceres quanto a possíveis recursos interpostos por candidato/as, a preparação de um relatório das suas atividades, a ser encaminhado ao Colegiado do PPGHI até o dia 30 de junho de 2022.

O resultado definitivo quanto à classificação dos/as candidatos/as será divulgado no site do PPGHI http://www.ppghi.inhis.ufu.br até o 12 de julho de 2022, após aprovação e homologação pelo Colegiado.

 

DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O credenciamento resultante do presente processo terá início em janeiro de 2023 e o/a docente credenciado/a deverá se submeter ao processo de avaliação do quadriênio em 2024.

O/a credenciado/a ficará sujeito/a ao Regulamento do PPGHI (Resolução N. 8/2020 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação) e à RESOLUÇÃO Nº 1/2019 do Colegiado do PPGHI de credenciamento, recredenciamento, enquadramento e descredenciamento vigente no quadriênio 2021-2024.

Os casos omissos serão decididos pela comissão em seu período de atuação, e pelo Colegiado do PPGHI, findo o período de atuação da comissão.

 

Uberlândia, 23 de maio de 2022.

 

Ana Flávia Cernic Ramos

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em História

Portaria Reito Nº 1100/2020

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Flavia Cernic Ramos, Coordenador(a), em 23/05/2022, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3621344 e o código CRC EBEF7D14.



ANEXOS AO Edital

ANEXO I

 

FICHA DE INSCRIÇÃO | Edital PPGHI nº 1/2022

CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA ATUAR NO PPGHI/UFU

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

 

Nome:

Universidade de origem:

Endereço profissional:

Endereço residencial:

Telefone:

E-mail:

 

 

MODALIDADE DE INSCRIÇÃO

 

(    ) Credenciamento

 

 

LINHA DE PESQUISA EM QUE DESEJA SE CREDENCIAR

 

(    ) Linha Práticas Culturais e relações de Poder.

 

 

DOCUMENTOS SOLICITADOS E APRESENTADOS NESTA INSCRIÇÃO (EM FORMATO PDF):

 

(    ) Ficha de inscrição (Anexo I deste edital) preenchida, seguindo o modelo em anexo neste edital.

(    ) Cópia digital do Diploma de Doutorado.

(    ) Currículo Lattes atualizado

(    ) Tabela de pontuação da produção do docente (Anexo II deste edital).

(    ) Projeto de Pesquisa sob sua coordenação e comprovação de sua aprovação ou registro junto à UFU.

(    ) Plano de trabalho a ser desenvolvido no PPGHI

(    ) Comprovantes das informações contidas na tabela (Anexo II deste edital).

 

 

Uberlândia, ..... de..................................de 2022.

 

 

 

________________________________

Assinatura

 

 

 

ANEXO II

 

Edital PPGHI Nº 1/2022 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA ATUAR NO PPGHI/UFU

 

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO

 

PONTUAÇÃO MÍNIMA 140

CATEGORIAS

MÁXIMO

MÍNIMO

PONTOS

RESULTADO

Categoria 1 – Funções administrativas

 

4

 

 

Direção, Coordenação da Graduação e da Pós-graduação – por mandato

 

 

20

 

Coordenações de órgãos complementares – por mandato

 

 

10

 

Participação no Colegiado do Curso – por mandato

 

 

8

 

Participação em bancas de seleção por ano

 

 

4 cada

 

Participação em comissões permanentes por ano

 

 

6 cada

 

Participação em outras comissões

 

 

  3 cada

 

Categoria 2 – Orientações

 

12

 

 

Orientações na Graduação para Credenciamento

 

12

 

 

Defesa de monografia

 

 

2

 

Monografia em andamento

 

 

2

 

Iniciação Científica (com ou sem bolsa)

 

 

2

 

Iniciação à Docência (PIBID)

 

 

2

 

Orientações de outra natureza

-

-

 

 

Coordenação de Grupos de Estudo

 

 

2

 

Coordenação de simpósios temáticos

 

 

2

 

Categoria 3 – Inserção Regional

24

 

 

 

Ações extra acadêmicas na educação básica (assessoria, capacitação, cursos de formação, etc)

 

 

8

 

Ações junto a entidades da Sociedade civil e instituições públicas (assessorias a ongs, ANPUH, projetos, cursos de extensão e outras formas de colaboração junto a agência de fomento e outros)

*Pontuação por ação

 

 

8

 

Categoria 4 – Produção técnica

 

20

 

 

Resenha e artigo publicado em jornal ou revista de divulgação

 

 

30

 

Editoração (revista e anais)

 

 

30

 

Organização de livro e catálogo

 

 

50

 

Produção/organização de material didático

 

 

30

 

Organização de dossiê em periódico

 

 

30

 

Prefácio, Posfácio

 

 

15

 

Tradução de livro

 

 

50

 

Tradução de capítulo

 

 

20

 

Participação em evento científico com apresentação de trabalho (conferência, mesa-redonda e outros)

 

 

5

 

Organização de evento e curadorias

 

 

40

 

Parecer Ad Hoc

 

 

5

 

Categoria 5 – Produção bibliográfica

 

100

 

 

Livro autoral

 

 

250

 

Capítulo de livro

 

 

80

 

Verbetes

 

 

40

 

Artigo em periódico Qualis A1

 

 

100

 

Artigo em periódico Qualis A2

 

 

85

 

Artigo em periódico Qualis B1

 

 

70

 

Artigo em periódico Qualis B2

 

 

55

 

Artigo em periódico Qualis B3

 

 

40

 

Artigo em periódico Qualis B4

 

 

25

 

Artigo em periódico Qualis B5

 

 

10

 

 

 

ANEXO III

 

Edital PPGHI Nº 1/2022 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA ATUAR NO PPGHI/UFU

 

1. Área de Concentração:

História, Cultura e Poder

 

Descrição: Abrangendo uma multiplicidade de definições, usos e interpretações, os conceitos de Cultura e Poder são os principais articuladores dos estudos abrigados pelo programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. A noção de cultura, percebida em sua polissemia característica – que é permeada, entre outras, pelas ideias de modos de ver e representar o mundo, conjunto de costumes, tradições, regras, valores, padrões de comportamento produzidos pela coletividade, ou mesmo sistema de símbolos compartilhados por diferentes sujeitos e grupos sociais, que sintetizam códigos, vivências, discursos e saberes - articula-se ao conceito de poder na medida em que as identidades, instituições e relações sociais produzem sentidos, subordinações, hierarquizações e resistências entre os indivíduos que compõem a sociedade, constituindo-se como um campo de luta em torno da significação social e também como uma arena de elementos conflitivos, nos quais as formulações simbólicas atuam na estruturação das formas sociais e políticas. O poder, entendido de forma que ultrapassa as instituições tradicionais como o Estado e seus aparatos, é abordado numa perspectiva relacional e plural, como efeito da dinâmica das relações sociais e práticas culturais em constante tensionamento, por meio das quais sujeitos e grupos operam e se inter-relacionam legitimando regras e valores, construindo discursos, produzindo identidades e suscitando histórias.

 

2. Linha de Pesquisa:

 

 

Práticas Culturais e Relações de Poder

 

Esta linha abriga pesquisadores e pesquisadoras interessados (as) no estudo das múltiplas dimensões das relações de poder em intercâmbio com as práticas culturais. A Cultura é aqui compreendida como um processo de constante tensionamento entre tradição e ruptura produzido pelos embates das forças sociais. Nesse sentido, esta linha pretende abarcar estudos que se dediquem às diversas formas de elaboração simbólica, resultado da experiência dos indivíduos, dos compartilhamentos culturais construídos historicamente em situações conflitivas, sejam eles ações, ritos, valores, dentre outros. Importa ainda analisar os processos de trocas culturais entre sujeitos e grupos sociais em diferentes escalas espaciais, contextos e temporalidades. Isso porque entende-se que, do trânsito de indivíduos e de ideias, estabelecem-se histórias conectadas, marcadas por apropriações e ressignificações culturais, fundamentais para a produção artística e para a articulação de lutas sociais.

A linha interessa-se pelo estudo de costumes, valores e práticas culturais que definem e são definidos pelas relações sociais no trabalho, na vida cotidiana, nas instituições, nos espaços de lazer, em rituais, festas e celebrações, nos usos da lei e nas artes. As pesquisas aqui abrigadas buscam perceber também, através de documentação cartorial, processos judiciais e fontes orais, como os padrões culturais, as relações de poder e as mais variadas instituições sociais são criadas e transformadas sob o movimento de dinâmicas dos grupos sociais, bem como das estratégias dos sujeitos, em escalas variadas, analisando as experiências coletivas e individuais por meio das quais os agentes se constroem tanto como sujeitos quanto como grupos.

O estudo das artes contemplará não apenas o produto cultural, mas também seus suportes, lugares e os sujeitos a elas relacionados, como seus produtores, públicos/leitores, espectadores, críticos, considerados a partir de seu lugar social (gênero, classe, raça). Abarcará o cinema, a fotografia, o grafitti, o teatro, a música, a literatura, entre outros tipos de produções artísticas, tratadas aqui como expressões de ação política e social. A linha abrigará também estudos que abordam a imprensa, pensada como espaço de intervenção social e constituída de tensões e disputas políticas, econômicas e culturais cotidianas. São considerados relevantes diferentes aspectos da produção, distribuição/circulação e recepção de ideias, imagens e outras narrativas. Tais aspectos são tratados, preferencialmente, de modo articulado para a compreensão da maneira como ocorrem os processos de construção de sentido e seus tensionamentos e reconfigurações no âmbito das disputas políticas e simbólicas entre indivíduos, grupos sociais, ou sociedades.

 

Referências bibliográficas:

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história. Obras Escolhidas. Volume I. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BUCK-MORS, Susan. Hegel, Haiti, and universal History. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2009.

CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (org.) A História Contada: capítulos de história social no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

GINZBURG, Carlo. Nenhuma ilha é uma ilha: quatro visões da literatura inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LEVI, Giovanni. A Herança Imaterial. A trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

MITCHELL, W.J.T. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: The University Chicago Press, 1986.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. Letra & Voz, 2018.

REDIKER, Marcus. The Fearless Benjamin Lay: The Quaker Dwarf Who Became the First Revolutionary Abolitionist. New York: Verso, 2017.

SCOTT, Rebecca J.. Hébrard, Jean M. Provas de liberdade: uma odisseia atlântica na era da emancipação. Campinas: Ed. Unicamp, 2014.

THOMPSON,  Edward  P.  Costumes  em  Comum:  estudos  sobre  a  cultura  popular

tradicional.    São    Paulo:    Companhia    da letras,   1988.                                        Os

Românticos: a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

TRIVELLATO, Francesca. Corail contre diamants. De la Méditerranée à l'océan Indien au XVIIIe siècle. Paris: Seuil, 2016.


Referência: Processo nº 23117.036172/2022-23 SEI nº 3621344