|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 15 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 45 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Capacitar para o desenvolvimento da pesquisa, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa;
Ler e sistematizar a bibliografia temática;
Analisar fontes históricas constitutivas do corpus documental;
Elaborar roteiro para redação do TCC;
Redação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Ementa
Orientação para a pesquisa. Revisão bibliográfica. Análise de fontes. As modalidades de TCC: monografia, artigo, produção de material didático, relatório de projeto de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido. Redação do TCC.
PROGRAMA
Unidade 1- Orientação no recorte temporal e temático e na escolha teórico-metodológica
Unidade 2- Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento
Unidade 3- As modalidades de produção do Trabalho de Conclusão de Curso
Unidade 4- Orientação da redação do TCC
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARDOSO , Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. 2 ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
LÜDKE, Menga (Coord.). O professor e a pesquisa. 5. ed. Campinas: Papirus, 2007.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A pesquisa em História. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CADIOU, François [et al.] Como se faz a historia: historiografia, método e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2007.
MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas ; amostragens e técnicas de pesquisa ; elaboração, análise interpretação de dados. 6. ed. rev. e ampl São Paulo: Atlas, 2006.
MONTEIRO, Ana Maria [et al.]. Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2014.
SAMARA, Eni de Mesquita. História e documento e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio: propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254320 e o código CRC F73CD760. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254320 |