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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Físico-Química. Uso de textos de divulgação científica no ensino de Química. A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química. Análise dos conteúdos de Físico-Química em livros didáticos da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Físico-Química no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.
JUSTIFICATIVA
A literatura específica da área de Educação Química tem apresentado diferentes investigações sobre os processos de ensino e aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores(as) indicando que os conteúdos de Físico-Química, como equilíbrio químico, eletroquímica e termoquímica são considerados por muitos(as) professores(as) do ensino médio como aqueles mais difíceis de serem ensinados e, entre os(as) estudantes, como os mais difíceis de serem aprendidos. Além disso, há inúmeros relatos na literatura sobre a ausência destes e outros conteúdos, como radioquímica na educação básica. Diante disso, a disciplina Ensino em Físico-Química visa fornecer subsídios para que os(as) futuros(as) professores(as) de Química possam organizar e discutir formas alternativas de ensinar estes conteúdos no ensino médio, assim como compreender as dificuldades conceituais indicadas pela literatura, contribuindo para um melhor entendimento das interações entre o conteúdo específico relacionados à Físico-Química e as habilidades dos futuros(as) professores(as).
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer subsídios ao estudando para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Físico-Química. |
Objetivos Específicos: |
Utilizar atividades diversificadas como a inserção de textos de divulgação científica no ensino de Físico-Química, a resolução de problemas matemáticos e outros recursos didáticos importantes para a construção do conhecimento químico. Discutir a importância e as potencialidades da contextualização e da interdisciplinaridade no ensino de Físico-Química. Elaborar, adaptar e avaliar sequências didáticas capazes de atender as necessidades do ensino da Físico-Química na escola básica. |
PROGRAMA
1. Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Físico-Química: Buscar em livros didáticos e periódicos propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos de soluções, propriedades coligativas, eletroquímica, termoquímica, cinética química, equilíbrio químico e radioquímica.
2. Uso de textos de divulgação científica no ensino de Físico-Química: Potencialidades dos textos de divulgação científica para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos.
3. A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Físico-Química: Debate sobre propostas didático pedagógicas para o ensino de Físico-Química a partir da contextualização e interdisciplinaridade.
4. Análise dos conteúdos de Físico-Química em livros didáticos do Ensino Médio: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Físico Química estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas nestes materiais.
5. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Físico-Química no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.
METODOLOGIA
Serão analisadas as ementas das disciplinas relacionadas à área de Físico-Química no curso de graduação em Química – Licenciatura. Na sequência, serão analisados como estes conteúdos aparecem nos planejamentos anuais dos professores da educação básica e nas orientações curriculares da SEEMG, nos livros didáticos aprovados no PNLD e nas questões dos últimos ENEM. Em seguida, serão analisados artigos científicos relacionados aos processos de ensino e ou de aprendizagem na educação básica, as dificuldades de aprendizagem relacionadas a estes conteúdos, assim como as diferentes metodologias e estratégias para seu ensino. Na sequência, serão analisados o papel e a importância da contextualização e da interdisciplinaridade, em especial para o ensino de conceitos relacionados à Físico-Química e as possibilidades e limitações da inserção de textos de divulgação científica nas aulas de Químicas. Os(as) licenciandos(as) deverão elaborar planejamentos de aulas para a educação básica, envolvendo pelo menos um dos conteúdos e as metodologias analisadas ao longo das aulas. Em todas as aulas serão utilizados textos-motivadores para a discussão dos temas propostos.
AVALIAÇÃO
Os(As) licenciandos(as) serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo do período letivo. Por isso, serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: elaboração de planos de aula propondo diferentes metodologias para conceitos de Físico-Química para a educação básica (20%); Análise dos conceitos de Físico-Química propostos nos planejamentos anuais dos professores da educação básica e nos documentos orientadores da SEEMG (10%), nos livros didáticos (10%) e nas questões do ENEM (10%); Análise e produção de textos a partir da leitura de artigos científicos sobre propostas metodológicas e/ou dificuldades de aprendizagem relacionados aos conceitos de Físico-Química (20%). Os(as) licenciandos(as) também serão avaliados de acordo com sua participação ao longo do período letivo nas discussões nas atividades (20%). Ao final do curso, será realizada uma avaliação formal a fim de verificar e identificar o desenvolvimento do(a) licenciando(a) e o planejamento do trabalho pedagógico realizado (20%). Será considerado(a) aprovado(a) o(a) licenciando(a) que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o(a) licenciando(a) poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o(a) licenciando(a) será aprovado(a) se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o(a) licenciando(a) será reprovado(a).
BIBLIOGRAFIA
Básica
ATKINS, P. W.; PAULA, J. Físico Química. 8a ed. V1 e V2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2008.
LEAL, M. C. Didática da química: fundamentos e práticas para o ensino médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
SÁ, L. P. Estudo de casos no ensino de química. 2. ed. ver. Campinas: Átomo, 2010.
Complementar
CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006. 438 p.
FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010
GEPEQ. Interações e transformações I: livro de laboratório módulos I e II: química para o ensino médio. 5. ed São Paulo: EDUSP, 1999.
GEPEQ. Interações e transformações I: livro de laboratório módulos III e IV: química para o ensino médio. 5. ed São Paulo: EDUSP; 1999.
GEPEQ. Interações e transformações II: reelaborando conceitos sobre transformações químicas (cinética e equilíbrio), química, ensino médio, livro do aluno. 3. ed São Paulo: EDUSP; 2001.
GEPEQ. Interações e transformações III: a química e a sobrevivência, atmosfera, fonte de materiais: química, ensino médio : livro do aluno. 2. ed São Paulo: EDUSP; 2000.
MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003
MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.
MORTIMER, E. F. Química para o ensino médio. São Paulo: Scipione; 2002.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 09/02/2023, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.000765/2023-32 | SEI nº 4240217 |