UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Historiografia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

ICHPO32803

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

-

Total:

60h

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Giliard da Silva Prado

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Os horários de atendimento podem ser agendados pelo e-mail: <giliardprado@ufu.br>

 

EMENTA

Definições de historiografia e características do texto histórico. A operação historiográfica: o lugar de produção; os procedimentos técnicos; a representação narrativa. Teoria e história da historiografia: as transformações teórico-metodológicas e a crítica historiográfica. As perspectivas historiográficas contemporâneas: distintas tradições da historiografia mundial, suas áreas temáticas, abordagens e métodos.

JUSTIFICATIVA

Com uma abordagem que contempla tanto a discussão relativa à teoria e à história da historiografia como as variações temáticas e metodológicas de produções historiográficas contemporâneas, a disciplina Historiografia é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos(às) discentes para a compreensão de questões epistemológicas e sociopolíticas que interferem na produção do conhecimento histórico e no contínuo processo de reescrita da história.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Possibilitar que os(as) alunos(as) compreendam os principais debates relativos à teoria e à história da historiografia, com ênfase na abordagem das correntes historiográficas contemporâneas e na discussão de questões epistemológicas e sociopolíticas que interferem no contínuo processo de reescrita da história.

Objetivos Específicos:

  • Contribuir para que os(as) alunos(as) compreendam as principais definições de historiografia, identificando as características do texto histórico;

  • Possibilitar que os(as) alunos(as) compreendam as especificidades da narrativa histórica e problematizem a sua relação com outras narrativas acerca do passado e do tempo presente;

  • Fornecer subsídios para que os(as) alunos(as) compreendam as características de distintas perspectivas historiográficas, possibilitando-lhes problematizar variações temáticas e metodológicas e identificando especificidades de determinadas tradições (nacionais, institucionais, etc.) e tendências historiográficas.

 

PROGRAMA

Unidade 1- Teoria e história da historiografia

1.1- Definições de historiografia e características do texto histórico;

1.2- A história da historiografia: crítica historiográfica, transformações teórico-metodológicas e perspectivas revisionistas;

1.3- A operação historiográfica: o lugar de produção; os procedimentos técnicos; a representação narrativa;

1.4- A historiografia diante de outras narrativas sobre o passado e o presente.

 

Unidade 2- Perspectivas historiográficas contemporâneas

2.1- As variações temáticas: História Social, Histórica Econômica, História Política e História Cultural.

2.2- O problema da delimitação de fronteiras historiográficas: aproximações e distanciamentos entre História Social, História Econômica, História Política e História Cultural em relação a objetos de estudo, métodos e abordagens;

2.3- As variações na escala de análise: a micro-história e suas relações com a macro-história.

 

METODOLOGIA

O plano de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, que serão baseadas na análise e discussão de obras historiográficas previamente recomendadas aos alunos. Para que atinjam seus objetivos pedagógicos, as aulas da disciplina serão ministradas com o apoio de diferentes recursos didáticos: quadro; giz; pincel; computador; projetor multimídia; roteiro para aula expositiva; etc.

AVALIAÇÃO

A verificação do processo de ensino-aprendizagem será realizada nas modalidades diagnóstica, formativa e somativa, apoiando-se em critérios avaliativos qualitativos e quantitativos e levando-se em consideração os seguintes aspectos: frequência às aulas; leitura dos textos recomendados; participação nas discussões em sala de aula; realização das atividades avaliativas; etc.

A disciplina terá três atividades avaliativas. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:

 

SEQUÊNCIA

MODALIDADE

DATA(S) PREVISTA(S)

PONTUAÇÃO

1ª Avaliação

Prova escrita

07/06

30 pontos

2ª Avaliação

Seminários

12/07; 19/07; 26/07

40 pontos

3ª Avaliação

Prova escrita sobre os seminários

02/08

30 pontos

Avaliação de recuperação

Fichamentos dos textos discutidos nas aulas

09/08

Substitui a menor das três notas

                                                                                                                                                        Total: 100 pontos

 

TIPO DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Prova escrita

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

Seminários

(trabalho escrito + apresentação)

Trabalho escrito: a) abordagem dos principais aspectos discutidos na obra analisada; b) Coerência e qualidade da formulação dos objetivos do texto e das questões para o estudo dirigido; c) capacidade de síntese na elaboração do resumo; d) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e da ABNT.

Apresentação: a) domínio de conteúdo (conhecimento do tema abordado; correção das informações apresentadas; segurança na exposição do conteúdo); b) recursos didáticos (qualidade dos recursos selecionados, habilidade na utilização dos recursos); c) postura pedagógica (correção e adequação da linguagem – em relação ao conteúdo da disciplina e ao público-alvo –; postura corporal); d) roteiro da apresentação (organização lógica do conteúdo; clareza na explicação das ideias/conceitos; roteiro com uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão; capacidade de fazer associação de ideias: do texto ao contexto; adequação do conteúdo ao tempo previsto para a apresentação).

Fichamentos

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na elaboração do fichamento; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

A nota final será o resultado da soma dos pontos obtidos nas três etapas avaliativas.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

RÉMOND, René. Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2003.

 

Complementar

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.

MALERBA, Jurandir (Org.). A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2008.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/06/2022, às 16:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3653384 e o código CRC D23ABCD9.




Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3653384