UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 5ª reunião/2023 Do Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


Em 16 de junho de 2023, às 13 horas, em reunião virtual online pelo aplicativo Webex, teve início a 5ª reunião do Colegiado de Extensão do ICIAG do ano em curso, sob a Presidência da Professora e Coordenadora Maria Amelia dos Santos, estando presentes, a Prof.ª Adriane de Andrade Silva, o Representante Técnico Arthur Silva de Paula, a Prof.ª Sueli Moura Bertolino e a Prof.ª Tatiane Melo de Lima, citados no final desta Ata, excetuando-se a Profª Adriane de Andrade Silva que está de férias. Justificada a ausência do representante discente Paulo Afonso Della Matta Silva. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1.  Leitura e aprovação da ata da 4ª reunião do colegiado: A 4ª Ata de reunião foi lida e corrigida pelo colegiado. Em seguida foi aprovada e assinada por todos os membros participantes da reunião.  2. Informes: 2.1. Reunião dos técnicos com o Reitor sobre a implementação do Plano de Gestão na UFU: Os servidores técnicos administrativos Arthur Silva de Paula e Yara Cristina Batista de Sousa pediram espaço na reunião para informar que participaram da reunião dos técnicos administrativos na Reitoria com a equipe de gestão da UFU, no dia 29 de maio de 2023, com a presença do Reitor e Vice-reitor, com a finalidade de discutirem a situação da categoria com relação ao Plano de Gestão da UFU. O intuito dos referidos técnicos foi informar ao Colegiado em que ponto estão as discussões do processo de adesão do plano de gestão na UFU, para que os membros do Colegiado estivessem cientes de que em breve a UFU sofrerá mudanças na forma de trabalho e que provavelmente a maioria dos técnicos do ICIAG irão aderir ao Plano de Gestão, inclusive os servidores em questão. Ainda no item Informes, a Profª Maria Amelia dos Santos fez a seguinte comunicação: Ela esteve participando pela primeira vez da reunião do CONICIAG com direito apenas a voz sem direito de votação, no dia 15 de junho de 2023. Falou nessa reunião da necessidade da comunidade ICIAG, em ter entendimento da extensão e sugeriu que a Diretoria do ICIAG  convoque docentes e técnicos para o 1º Fórum de Extensão do ICIAG com data a verificar na segunda semana do mês de agosto de 2023, pois o primeiro semestre letivo de 2023 iniciará em 31 de julho de 2023. Nesse Fórum, a Profª Maria Amelia dos Santos irá fazer uma apresentação geral do assunto de extensão para ocorrer um debate para melhor compreensão.  3. Ordem do dia:  3.1. Fechamento do documento para contribuições para a elaboração da nova proposta de atualização da Resolução 07/2008 - CONICIAG: O documento teve as contribuições do Colegiado, o qual fez a leitura e ocorreram devidas correções para que então a coordenação enviasse o documento  para o presidente da Comissão designada pela DIRICIAG para atualização e nova proposta da resolução, o Profº Beno Wending. 3.2. "Decisão arbitrária de não avaliação de processo a que concorrem a edital com financiamento", a pedido da professora Adriane de Andrade Silva: A professora Adriane se manifestou dizendo que ocorreu um erro de comunicação, que havia ficado receosa que as ações de extensão referentes ao PIAEV (Programa Institucional de Apoio Eventos de Extensão) de 2023 não fossem avaliadas e que perderiam o prazo para encaminhamento, mas que depois ela entendeu que as propostas com valor pecuniário seriam avaliadas como exceções eventuais, independente do prazo de reuniões do colegiado. Sendo assim ela se retratou e passou a palavra a Coordenadora Maria Amelia dos Santos. A professora Maria Amelia dos Santos preferiu ler uma carta, na qual explica que em sua coordenação ela prima pela ordem e unidade do Colegiado. Entende que houve problema de comunicação e está ciente de que tudo está sendo feito para a melhoria dessa comunicação. 3.4. Discussão e aprovação dos pareceres dos processos enviados pelo SIEX e indexados no Sei sob os números: Parecerista: Professora Adriane de Andrade Silva: 23117.039837/2023-31; 23117.039848/2023-11; 23117.040648/2023-10; 23117.040639/2023-11; 23117.039857/2023-11; 23117.039851/2023-35; 23117.039313/2023-41; Parecerista: Representante Técnico Arthur Silva de Paula 23117.040699/2023-33; 23117.040663/2023-50; 23117.039314/2023-95; 23117.039855/2023-13; 23117.039858/2023-57; Parecerista: Professora Maria Amelia dos Santos; 23117.040678/2023-18; 23117.039316/2023-84; 23117.039840/2023-55; 23117.039852/2023-80; Parecerista: Professora Tatiane Melo de Lima; 23117.039853/2023-24; Parecerista:Professora Sueli Moura Bertolino; 23117.040683/2023-21; ; 23117.039856/2023-68; 23117.037957/2023-02 , todos esses processos citados anteriormente são propostas de um único proponente, as quais foram analisadas pelo colegiado com leitura e análise a posterior aos pareceres individuais, os quais foram de INDEFERIMENTO por unanimidade em todos eles, por não estarem alinhados à política de extensão. O processo 23117.037960/2023-18: Parecerista Adriane de Andrade Silva, sob o registro SIEX 28944 foi avaliado, discutido e decidido por unanimidade que deveria ser devolvido para correções. O processo 23117.040715/2023-98: Parecerista Maria Amelia dos Santos, foi INDEFERIDO por unanimidade pelo colegiado, por não se caracterizar como uma atividade de caráter extensionista. Os eventos de caráter complementar deverão ter registro prévio à realização das atividades no Sistema de Informações de Assuntos Estudantis (SIAE). O processo 23117.040707/2023-41: Parecerista Maria Amelia dos Santos, esta foi de parecer DESFAVORÁVEL à aprovação da referida atividade de extensão. Porém,  foi discutido a proposta pelos membros do colegiado e foi decidido por 4 votos a favor e um voto de abstenção a DEVOLUÇÃO PARA CORREÇÕES, desde que haja mudança da empresa prestadora, a fonte de recursos tanto de sua origem como o órgão executor. A referida proposta tem um custo geral de R$ 16.300,00 e na planilha de custos consta como entidade responsável a CONCAMPO JR que é a empresa júnior do Curso de Agronomia do Campus de Monte Carmelo. A proposta também deverá atender o item referências. Sendo assim,  ficou decidido que essa atividade de extensão poderá ser deferida após os ajustes. O processo 23117.040724/2023-89: Parecerista Maria Amelia dos Santos, foi de parecer favorável à aprovação do evento de extensão analisado com os ajustes indicados no parecer. O Colegiado analisou e considerou por unanimidade a aprovação com os ajustes sugeridos. O processo 23117.040727/2023-12: Parecerista Sueli Moura Bertolino, foi de parecer favorável à aprovação do evento de extensão analisado com os ajustes indicados no parecer. O Colegiado analisou e considerou por unanimidade a aprovação com os ajustes. O processo 23117.039846/2023-22: Parecerista Sueli Moura Bertolino, foi de parecer favorável à aprovação do evento de extensão analisado com os ajustes indicados no parecer. O Colegiado analisou e considerou por unanimidade a aprovação com os ajustes. O processo 23117.040730/2023-36, Parecerista: Professora Tatiane Melo de Lima, foi de parecer favorável à aprovação do evento de extensão analisado com os ajustes indicados no parecer. O Colegiado analisou e considerou por unanimidade a aprovação com os ajustes. O processo 23117.040705/2023-52, Parecerista: Professora Tatiane Melo de Lima, foi de parecer favorável à aprovação do evento de extensão analisado com os ajustes indicados no parecer. O colegiado analisou e considerou por unanimidade a aprovação com os ajustes. O processo 23117.040732/2023-25, Parecerista: Professora Tatiane Melo de Lima, foi de parecer favorável à aprovação do evento de extensão analisado. Após análise, o Colegiado aprovou por unanimidade. O processo 23117.039311/2023-51, Parecerista: Professora Tatiane Melo de Lima, foi de parecer favorável à aprovação do evento de extensão analisado. Após análise, o Colegiado aprovou por unanimidade. O processo 23117.039832/2023-17: Parecerista Sueli Moura Bertolino, foi de parecer favorável à aprovação do evento de extensão analisado. Após análise, o Colegiado aprovou por unanimidade. 4. Outros: Não houveram outros informes. Às 14:30 horas, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por Yara Cristina Batista de Sousa, na qualidade de secretária dessa reunião, pela Presidente e pelos demais membros participantes.

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                  Uberlândia, 16 de junho de 2023.

 

Maria Amelia dos Santos - Coordenadora/Presidente

Arthur Silva de Paula - Representante Técnico

Sueli Moura Bertolino - Representante docente

Tatiane Melo de Lima - Representante docente

Yara Cristina Batista de Sousa - Secretária COEXT-ICIAG

 


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 30/06/2023, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Amélia dos Santos, Coordenador(a), em 30/06/2023, às 15:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Yara Cristina Batista de Souza, Assistente em Administração, em 03/07/2023, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Arthur Silva de Paula, Membro de Colegiado, em 03/07/2023, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tatiane Melo de Lima, Membro de Colegiado, em 03/07/2023, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.040289/2023-92 SEI nº 4601451