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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1Y - Bairro Santa Mônica, @cidade_unidade@-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Sistema de forças planas e espaciais. Equilíbrio de um sistema de forças. Centro de gravidade e momento estático. Momento de inércia. Ações. Análise das estruturas isostáticas. Treliças.
JUSTIFICATIVA
A disciplina apresenta ao aluno conceitos básicos para uma melhor compreensão do comportamento da estrutura. Tais conceitos são imprescindíveis em várias disciplinas do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
A disciplina apresenta ao aluno conceitos básicos para uma melhor compreensão do comportamento da estrutura. |
Objetivos Específicos: |
Reconhecer e determinar os vários tipos de esforços atuantes em uma seção transversal de um corpo. Determinar as tensões e deformações provenientes dos esforços simples. |
PROGRAMA
Sistema de forças planas e espaciais
Conceitos fundamentais
Resultante de um sistema de forças
Lei do paralelogramo
Lei do triângulo
Resultante de forças coplanares concorrentes
Decomposição de forças e componentes
Componentes de força no espaço
Produto escalar e produto vetorial
Momento de uma força
Princípio dos momentos
Binários
Resultante de qualquer sistema de forças
Equilíbrio de um sistema de forças
Definição de equilíbrio
Reações vinculares e diagrama de corpo livre
Equações de equilíbrio
Equilíbrio de sistemas planos
Sistemas de forças concorrentes
Sistemas de forças paralelas
Equilíbrio de sistemas de forças quaisquer para carregamento coplanar
Centro de gravidade e momento estático
Centro de gravidade de áreas
Centro de gravidade por integração
Momento estático de áreas
Centro de gravidade de áreas compostas
Momento de inércia
Momento de inércia axial
Momento de inércia polar
Teorema de Steiner
Momento de inércia de áreas compostas
Produto de inércia
Teorema de Steiner para produto de inércia
Ações
Força concentrada
Força distribuída
Momento
Exemplos em estruturas
Introdução à análise das estruturas
Resultantes de um sistema de forças a um ponto arbitrário
Esforços simples
Relação entre força cortante e momento fletor
Vinculações
Reações de apoio
Diagramas de esforços de estruturas isostáticas
Vigas
Estruturas articuladas
METODOLOGIA
As aulas serão desenvolvidas por meio de aulas expositivas e exercícios. A exposição teórica será em sala virtual com projeção de slides do conteúdo da disciplina e resolução de exercícios. As atividades a serem desenvolvidas no âmbito desse curso serão Atividades Síncronas e Assíncronas, dividindo a carga horária total de 60h (72ha) da seguinte forma:
Atividades Síncronas (60ha)
Carga Horária de aula: 60ha (4ha semanais)
Horários de realização da aula: segunda-feira e quinta-feira – 8:50 às 10:40hs
Programa que poderá ser utilizado nas aulas: Microsof Teams, Moodle
Link de acesso:
O discente deverá se cadastrar na plataforma Microsof Teams utilizando seu e-mail institucional.
Atividades Assíncronas (12ha)
Resolução de exercícios: serão disponibilizadas listas de exercícios a fim de auxiliar a fixação dos conteúdos.
Atividades avaliativas: aplicação de atividades sobre cada módulo a fim de verificar o nível de aprendizado dos alunos.
Vista de provas: vista das provas
O cronograma de execução para cada atividade síncrona está apresentado a seguir.
Módulos |
Dias |
Conteúdo Programado |
Módulo 1 |
29/11; 02, 06, 09, 13, 16, 20/12/21 |
Apresentação da disciplina; Sistema de forças planas e espaciais; exercícios |
06, 10, 13, 17, 20/01/22 |
Sistema de forças planas e espaciais; Equilíbrio de um sistema de forças; exercícios |
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24/01 |
1ª PROVA: 30,0 |
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Trabalho 1 |
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Módulo 2 |
27, 31/01; 03, 07, 10/02 |
Ações, exercícios |
14, 17, 21, 24/02; 03, 07/03 |
Análise estrutural, exercícios |
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10/03 |
2ª PROVA: 40,0 |
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Trabalho 2 |
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Módulo 3 |
14, 17/03 |
Momento estático e centro de gravidade |
21, 24/03 |
Momento de inércia e produto de inércia |
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28/03 |
3ª PROVA: 20,0 |
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Trabalho 3 |
AVALIAÇÃO
As avaliações são divididas em 3 trabalhos e 3 provas. Todas as resoluções devem ser assinadas, digitalizadas de forma legível e encaminhadas via Moodle ou, se necessário, pelo email do docente. É de inteira responsabilidade as imagens encaminhadas pelo aluno, devendo ser verificadas antes do envio ao professor. Será dado uma tolerância de 10 minutos após o término da atividade para que o aluno possa efetuar todo o procedimento de envio. Caso haja algum problema, o aluno deverá comunicar ao professor pelo email antes do término a fim de serem tomadas as devidas providências.
Será avaliada a frequência em cada aula. A primeira chamada será feita 5 minutos após o início da aula; a segunda será feita até 5 minutos antes do término da aula.
8.1 Atividades Síncronas
a – Provas: Individual no horário de aula
Prova 1 (25 pontos): individual
Assunto: Módulo 1
Data: 24/01/2022
Prova 2 (30 pontos): individual
Assunto: Módulo 2
Data: 10/03/2022
Prova 3 (35 pontos): individual
Assunto: Módulo 3
Data: 28/03/2022
OBS. Caso o aluno perca alguma prova e haja o deferimento pela Coordenação, professor e aluno se encontrarão em uma sala virtual com câmeras ligadas e de forma síncrona com data definida por ambos.
8.2 Atividades Assíncronas
a – Trabalhos: individual
Trabalho 1 (3 pontos)
Assunto: Módulo 1
Trabalho 2 (3 pontos)
Assunto: Módulo 2
Trabalho 3 (4 pontos)
Assunto: Módulo 3
8.3 Critérios para correção das atividades avaliativas
Serão atribuídas notas a cada item do desenvolvimento das questões das atividades. Além do resultado (no caso de realização de cálculos) será pontuado o entendimento global do aluno em cada questão.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BEER, F. P.; JOHNSTON-JR, E. R. Mecânica vetorial para engenheiros. Makron Books: São Paulo, 2011.
HIBBELER, R. C. Estática: mecânica para engenharia. Prentice-Hall: São Paulo, 2011.
HIBBELER, R. C. Dinâmica: mecânica para engenharia. Prentice-Hall: São Paulo, 2005.
Complementar
GERE, J. M. Mecânica dos Materiais. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
BORESI, A. P.; SCHMIDT, R. J. Estática. São Paulo: Pioneira, 2003.
MERIAM, J. L., KRAIGE, L. G. Mecânica para engenharia: estática. LTC. Rio de Janeiro, 2009. v. 1.
SHAMES, I. H. Estática: mecânica para engenharia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002. v. 1.
SINGER, F. L. Mecânica para engenheiros. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1977.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Cristina de Castilho, Coordenador(a), em 09/11/2021, às 13:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3159558 |