UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS39051

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Introdução aos conceitos de políticas públicas. Conhecimento do processo histórico de construção de políticas públicas de inclusão no Brasil nas primeiras décadas do século XXI. A relação entre educação, cultura e direitos na formulação das políticas públicas.

 

PROGRAMA

  1. Introdução aos conceitos de políticas públicas.

  2. Processo histórico de construção de políticas públicas de inclusão no Brasil nas primeiras décadas do século XXI.

  3. Os interesses do mercado e os projetos de inclusão social. 

  4. A relação entre educação, cultura e direitos na formulação das políticas públicas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política pública. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BIANCHETTI, Roberto Gerardo. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAMPOS, Taiane Las Casas (Org.). Desenvolvimento, desigualdades e relações internacionais. Belo Horizonte: Ed. PUC-MG, 2005.

JANNUZZI, Paulo de Martino. (I)ndicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 5. ed. rev. Campinas: Alínea, 2012.

OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva. Controladoria governamental: governança e controle econômico na implementação das políticas públicas. São Paulo: Atlas, 2010.

RODRIGUES FILHO, Guimes; BERNARDES, Vânia Aparecida Martins; NASCIMENTO, João Gabriel do (Orgs.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.

RODRIGUES FILHO, Guimes; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; NASCIMENTO, João Gabriel do (Orgs.). Formação inicial, história e cultura africana e afrobrasileira: desafios e perspectivas na implementação da Lei Federal 10.639/2003. Uberlândia: Lops, 2012.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 SEI nº 1723625