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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39051 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Conhecer conceito de políticas públicas no Brasil.
Identificar políticas públicas educacionais articuladas a políticas culturais.
Estudar projetos e programas governamentais voltados para a educação.
Analisar o processo histórico de construção de políticas públicas educacionais no século XXI.
Ementa
Introdução aos conceitos de políticas públicas. Conhecimento do processo histórico de construção de políticas públicas de inclusão no Brasil nas primeiras décadas do século XXI. A relação entre educação, cultura e direitos na formulação das políticas públicas.
PROGRAMA
Introdução aos conceitos de políticas públicas.
Processo histórico de construção de políticas públicas de inclusão no Brasil nas primeiras décadas do século XXI.
Os interesses do mercado e os projetos de inclusão social.
A relação entre educação, cultura e direitos na formulação das políticas públicas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política pública. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
BIANCHETTI, Roberto Gerardo. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAMPOS, Taiane Las Casas (Org.). Desenvolvimento, desigualdades e relações internacionais. Belo Horizonte: Ed. PUC-MG, 2005.
JANNUZZI, Paulo de Martino. (I)ndicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 5. ed. rev. Campinas: Alínea, 2012.
OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva. Controladoria governamental: governança e controle econômico na implementação das políticas públicas. São Paulo: Atlas, 2010.
RODRIGUES FILHO, Guimes; BERNARDES, Vânia Aparecida Martins; NASCIMENTO, João Gabriel do (Orgs.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
RODRIGUES FILHO, Guimes; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; NASCIMENTO, João Gabriel do (Orgs.). Formação inicial, história e cultura africana e afrobrasileira: desafios e perspectivas na implementação da Lei Federal 10.639/2003. Uberlândia: Lops, 2012.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1723625 |