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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Documentos relacionados à Educação básica;
O currículo de Química na Educação básica;
Análise dos documentos;
Reflexões sobre as práticas para o Ensino de Química;
Compreensão das finalidades da Química no cotidiano escolar;
Análise das possíveis relações entre o ensino de Química e questões como gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros.
JUSTIFICATIVA
A importância do estudo sobre currículo dá-se pela inserção do/a educando/a no ambiente escolar, enfatizando o diálogo entre os documentos estabelecidos, as práticas e os discursos que circulam tal tema.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar análises e reflexões sobre o currículo em Química na educação básica, bem como sua relação com as diferenças de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outras, no ambiente escolar. |
Objetivos Específicos: |
- Conhecer os principais documentos oficiais da Educação Brasileira que regem o Ensino de Química; - Analisar esses documentos e refletir sobre as múltiplas possibilidades de implementação no ambiente escolar; - Promover a interação entre a universidade e a escola por meio da extensão e da investigação-ação, focando no tratamento político-pedagógico do contexto escolar no que se refere ao Ensino de Química. |
PROGRAMA
1. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica
1.1 Contexto e elaboração.
1.2 Estudo e análise crítica das DCN.
2. Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Fundamental e Médio
2.1. Contexto e elaboração.
2.2. Estudo e análise crítica da BNCC.
2.3. Implicações na Educação Básica.
3. O contexto da Química
3.1. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
3.2. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
3.3. Refletir sobre como o Ensino de Química pode ser promotor de equidade social com base nas relações com as questões de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros. Elaborar intervenções na Educação Básica.
METODOLOGIA
Atividades presenciais (30 aulas - ocorrerão às sextas-feiras (19:00horas–20:40horas)) compostas por: Aulas expositivas e dialogadas, calcadas na dialogicidade. Nesses momentos de aula presencial haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura e debate de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos envolvendo as temáticas da disciplina que trarão aspectos importantes para reflexão dos/as discentes, bem como a socialização das atividades avaliativas elaboradas pelos/as mesmos/as. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.
Atividades remotas-assíncronas (complementares para cumprimento das 30 horas) (6 aulas) compostas por: estudos, leituras e construção de resenhas de textos previstos na bibliografia básica e complementar, bem como realização de atividades avaliativas. Estas atividades serão depositadas, acessadas e socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e atividades requisitadas). Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma. Todas as atividades remotas-assíncronas deverão ser realizadas individualmente por cada estudante.
AVALIAÇÃO
Os/as discentes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:
1- Elaboração e apresentação de seminários: 40 pontos.
2- Elaboração de resenhas: 30 pontos.
3- Entrega do Portfólio discente envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 30 pontos.
Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).
Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e/ou a frequência for inferior a 75%, o aluno poderá fazer um exame final, no valor de 100 pontos, o qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. In: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
SILVA. T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009, 154p.
Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC – contextos históricos e pressupostos pedagógicos. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1999.
GADOTTI, M. Uma só escola para todos. Petrópolis: Vozes, 1990.
GENTILI, P.; E ALENCAR, C. Educar na esperança em tempo de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2001.
IMBERNÓN, F. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
LÜDKE, M. (Coord.). O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001.
MINAS GERAIS. Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf
RIGUE, F. M. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010.
SEQUEIROS, L. Educar para a solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Fernanda Monteiro Rigue, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 19:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 | SEI nº 3516098 |