UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP34202

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

15

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Fernanda Monteiro Rigue

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Período Letivo 2021/2 – Resolução nº. 25/2020 e suas atualizações, pela Resolução CONGRAD nº 11/2021, de 13/05/2021, Resolução CONGRAD nº 16, de 21/06/2021 e Resolução CONGRAD n° 38, de 14/02/2022 do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia - 02 de maio de 2022 a 20 de agosto de 2022.

 

EMENTA

Documentos relacionados à Educação básica;

O currículo de Química na Educação básica;

Análise dos documentos;

Reflexões sobre as práticas para o Ensino de Química;

Compreensão das finalidades da Química no cotidiano escolar;

Análise das possíveis relações entre o ensino de Química e questões como gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros.

JUSTIFICATIVA

A importância do estudo sobre currículo dá-se pela inserção do/a educando/a no ambiente escolar, enfatizando o diálogo entre os documentos estabelecidos, as práticas e os discursos que circulam tal tema.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar análises e reflexões sobre o currículo em Química na educação básica, bem como sua relação com as diferenças de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outras, no ambiente escolar.

Objetivos Específicos:

- Conhecer os principais documentos oficiais da Educação Brasileira que regem o Ensino de Química;

- Analisar esses documentos e refletir sobre as múltiplas possibilidades de implementação no ambiente escolar;

- Promover a interação entre a universidade e a escola por meio da extensão e da investigação-ação, focando no tratamento político-pedagógico do contexto escolar no que se refere ao Ensino de Química.

PROGRAMA

1. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica
1.1 Contexto e elaboração.
1.2 Estudo e análise crítica das DCN.

2. Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Fundamental e Médio
2.1. Contexto e elaboração.
2.2. Estudo e análise crítica da BNCC.
2.3. Implicações na Educação Básica.

3. O contexto da Química
3.1. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
3.2. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
3.3. Refletir sobre como o Ensino de Química pode ser promotor de equidade social com base nas relações com as questões de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros. Elaborar intervenções na Educação Básica.

METODOLOGIA

Atividades presenciais (30 aulas - ocorrerão às sextas-feiras (19:00horas–20:40horas)) compostas por: Aulas expositivas e dialogadas, calcadas na dialogicidade. Nesses momentos de aula presencial haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura e debate de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos envolvendo as temáticas da disciplina que trarão aspectos importantes para reflexão dos/as discentes, bem como a socialização das atividades avaliativas elaboradas pelos/as mesmos/as. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.

Atividades remotas-assíncronas (complementares para cumprimento das 30 horas) (6 aulas) compostas por: estudos, leituras e construção de resenhas de textos previstos na bibliografia básica e complementar, bem como realização de atividades avaliativas. Estas atividades serão depositadas, acessadas e socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e atividades requisitadas). Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma. Todas as atividades remotas-assíncronas deverão ser realizadas individualmente por cada estudante.

AVALIAÇÃO

Os/as discentes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:

1- Elaboração e apresentação de seminários: 40 pontos.

2- Elaboração de resenhas: 30 pontos.

3- Entrega do Portfólio discente envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 30 pontos.

Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e/ou a frequência for inferior a 75%, o aluno poderá fazer um exame final, no valor de 100 pontos, o qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. In: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

SILVA. T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte:  Editora Autêntica, 2009, 154p.

Complementar

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC – contextos históricos e pressupostos pedagógicos. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1999.

GADOTTI, M. Uma só escola para todos. Petrópolis: Vozes, 1990.

GENTILI, P.; E ALENCAR, C. Educar na esperança em tempo de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2001.

IMBERNÓN, F. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

LÜDKE, M. (Coord.). O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001.

MINAS GERAIS. Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2018. Disponível em:  https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf

RIGUE, F. M. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010.

SEQUEIROS, L. Educar para a solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernanda Monteiro Rigue, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 19:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3516098