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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
O objeto de estudo é a natureza da Geomorfologia. As teorias de transformação do modelado. Relações entre as formas de relevo, a topografia, a estrutura geológica e a dinâmica morfogenética. Classificação do relevo terrestre. Os fatores estruturais e as ordens de grandeza. Taxonomia das formas de relevo. Tipos de relevos estruturais. As paisagens morfoestruturais e morfoclimáticas globais e do Brasil.
JUSTIFICATIVA
Diante da magnitude e especificidades que envolvem a gênese de formação do relevo, é importante abordar a geomorfologia em uma perspectiva integrada, no qual a história de evolução do pensamento geomorfológico, os principais modelos de evolução do relevo, as principais teorias que embasam a formação do relevo brasileiro, bem como as técnicas de mapeamento geomorfológico, são conteúdos importantes para a formação do licenciado e bacharel em Geografia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Trabalhar conteúdos teóricos e práticos, para que o aluno possa compreender os conceitos e as teorias geomorfológicas, a fim de compreender os processos dinâmicos, naturais e antrópicos que atuam no modelado da superfície, bem como suas implicações ambientais. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas – Aula de introdução as teorias geomorfológicas.
2. Geomorfologia: Métodos e técnicas do estudo Geomorfológico;
3. Geomorfologia: processos e formas - Compartimentação do relevo (Morfoestrutura (Dobramentos, Crátons e Bacias Sedimentares) e Morfoescultura;
4. Modelados do relevo –- Relevos Tabuliformes e Cuestiformes, Relevos Esculpidos em Domos e Estruturas Dobradas, Relevos Esculpidos em Falhas; Relevos Esculpidos em Rochas Carbonáticas e os Controles Estruturais.
5. Clima e sua influência no relevo - Formas associadas aos domínios morfoclimáticos;
6. A importância do quaternário na análise do relevo;
7. Geomorfologia: processos e formas - Vertentes formas e processos;
8. Sistemas Geomorfológicos fluviais
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através das plataformas Google Meet ou Mconf RNP ou Microsoft Teams. No caso de problemas técnicos nestas plataformas, outros sistemas poderão ser utilizados, desde que sejam acessíveis a todos os alunos.
Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos estarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams (após a primeira aula síncrona será enviado um link para os discentes para acessarem a sala de aula). Os discentes também poderão utilizar o email institucional da docente (lecpgeo@ufu.br) para tirar dúvidas sobre os primeiros acessos a plataforma;
Atendimento do aluno
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, utilizando o e-mail institucional e as plataformas Google Meet ou Mconf RNP ou Microsoft Teams. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento na modalidade síncrona ao aluno (todas as quintas-feiras, das 14 horas às 16 horas).
Carga horária prática
A disciplina de Geomorfologia I prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente curricular na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão análises de videodocumentários, tutoriais disponíveis no youtube, mapas interativos e imagens de satélites (disponíveis no Google Earth). Serão realizadas atividades utilizando os programas Google Earth Pró e QGIS (todos disponíveis gratuitamente).
Carga horária de atividades na modalidade síncrona:
Serão ministradas 21 (vinte e uma) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas e dialogadas utilizando as plataformas Google Meet ou MCONF RNP.
As atividades síncronas serão realizadas conforme o cronograma abaixo:
Semana |
Data |
Horário |
Temática/Dinâmica da aula |
Plataforma |
1 |
10/08 |
19:00-19:50 19:50-20:40 20:50-21:40 |
Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas – Aula de introdução as teorias geomorfológicas. |
Google Meet meet.google.com/bxu-mobf-bdx |
2 |
17/08 |
19:00-19:50 19:50-20:40 20:50-21:40 |
Geomorfologia: Métodos e técnicas do estudo Geomorfológico; |
Google Meet Ou MCONF RNP ou Microsoft Teams
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3 |
24/08 |
19:00-19:50 19:50-20:40 20:50-21:40 |
Geomorfologia: processos e formas - Compartimentação do relevo (Morfoestrutura (Dobramentos, Crátons e Bacias Sedimentares) e Morfoescultura; |
Google Meet Ou MCONF RNP ou Microsoft Teams |
4 |
31/08 |
19:00-19:50 19:50-20:40 20:50-21:40 |
Modelados do relevo –- Relevos Tabuliformes e Cuestiformes, Relevos Esculpidos em Domos e Estruturas Dobradas, Relevos Esculpidos em Falhas; Relevos Esculpidos em Rochas Carbonáticas e os Controles Estruturais. |
Google Meet Ou MCONF RNP ou Microsoft Teams |
5 |
14/09 |
19:00-19:50 19:50-20:40 20:50-21:40 |
Clima e sua influência no relevo - Formas associadas aos domínios morfoclimáticos; |
Google Meet Ou MCONF RNP ou Microsoft Teams |
6 |
21/09 |
19:00-19:50 19:50-20:40 20:50-21:40 |
A importância do quaternário na análise do relevo |
Google Meet Ou MCONF RNP ou Microsoft Teams |
7 |
28/09 |
19:00-19:50 19:50-20:40 20:50-21:40 |
Geomorfologia: processos e formas - Vertentes |
Google Meet Ou MCONF RNP ou Microsoft Teams |
8 |
05/10 |
19:00-19:50 19:50-20:40 20:50-21:40 |
Geomorfologia: formas e processos; Sistemas Geomorfológicos fluviais
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Google Meet Ou MCONF RNP Ou Microsoft Teams |
Observações importantes:
*O primeiro encontro (aula síncrona 1 do dia 10/08/2020) será realizado pormeio do link: As atividades síncronas serão realizadas às segundas-feiras, das 19h00 às 21h40, não será permitido gravar áudio e vídeo das atividades síncronas. OBS: A primeira aula síncrona será acessada pelos seguintes links meet.google.com/bxu-mobf-bdx (Caso ocorra algum problema técnico em relação a este link, informações atualizadas serão divulgadas por e-mail via coordenação do curso).
* Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art 8° e /Art. 9°, § 1º, da Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia).
Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:
Serão ministradas 39 (trinta e nove) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente.
O material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula síncrona).
A presença do discente será atribuída durante a aula síncrona por meio de chamada e lançado no diário.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma individual e baseada em quatro estratégias:
· Estudo dirigido- Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de dois estudos dirigidos (individuais) relacionado aos temas abordados nas aulas síncronas e assíncronas, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha.
Critérios para avaliação: os textos serão redigidos respeitando as normas da ABNT, normas gramaticais, os conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, a ser aplicada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams.
Valor: 40,0 pontos
Data limite de entrega: 31/08/2020 e 28/09/2020
· Atividade prática - Avaliação individual contemplando atividade prática que será desenvolvida de forma remota assíncrona por meio da plataforma Microsoft Teams, com instruções de elaboração da atividade e o uso de programas como o Google Earth Pró a partir da interpretação das imagens de satélite e vídeo tutoriais (youtube).
Valor: 30,0 pontos
Data/horário: 09/10/2020 das 8h00 às 21h30
· Avaliação individual por meio da entrega dos fichamentos em forma de resenhas críticas, serão 8 resenhas que deverão ser entregues, uma resenha crítica por semana. Critérios para avaliação das resenhas: os textos deverão ser redigidos respeitando as normas da ABNT, deverão conter as principais ideias abordadas pelos autores e conceitos, deve apresentar no último parágrafo a análise do leitor (aluno), deve ter coerência, respeitar normas gramaticais, apresentar uma estrutura de resenha crítica.
Valor: 30,0 pontos
Data/horário entrega das resenhas críticas:
1º resenha crítica: 15/08/2020 até às 21h40
2º resenha crítica: 22/08/2020 até às 21h40
3º resenha crítica: 29/08/2020 até às 21h40
4º resenha crítica: 05/09/2020 até às 21h40
5º resenha crítica: 12/09/2020 até às 21h40
6º resenha crítica: 19/09/2020 até às 21h40
7º resenha crítica: 26/09/2020 até às 21h40
8º resenha crítica: 10/10/2020 até às 21h40
OBS: Todas as avaliações serão realizadas de forma assíncronas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
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TORRES, F. T. P.; MARQUES NETO; R.; MENEZES, S. O. Introdução à geomorfologia. Cengage Learning, 2012;
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Complementar
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SALGADO-LABOURIAU, M.L. História Ecológica da Terra. Edgard Blucher, 2a. Ed. São Paulo, 1996
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/07/2020, às 09:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 | SEI nº 2158849 |