UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia Rural

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

 

Código:

GGO015

Período/Série:

3º Período

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Joelma Cristina dos Santos

Ano/Semestre:

1º Ciclo AARE/2020

Observações:

Número de vagas: 40

 

EMENTA

Abordagens teórico-metodológicas sobre o espaço rural e a evolução da agricultura.  A agricultura no feudalismo e o surgimento da agricultura capitalista. A formação da propriedade rural no Brasil. Estado e políticas para a agricultura. A modernização da agricultura e a formação dos complexos agroindustriais no Brasil. Os movimentos sócio-espaciais no Brasil e a questão da Reforma Agrária. Tendências contemporâneas nas relações campo-cidade. A dinâmica recente da agricultura no Brasil e no Mundo. Os paradigmas sócio-ambientais e a agricultura na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa auxiliar o aluno a compreender o espaço rural, bem como as transformações ocorridas na evolução da agricultura. Assim, a disciplina oferece elementos para se compreender a questão agrária atual no país, levando-se em conta os movimentos sociais de luta pela terra, a relação cidade-campo e agricultura inserida em um modelo global de produção. A disciplina fornece os instrumentos necessários para que o futuro profissional esteja apto no entendimento da organização geral do campo e da agricultura.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a organização do espaço rural, considerando a importância da agricultura e suas transformações recentes no processo de desenvolvimento capitalista.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar a trajetória teórico-metodológica da Geografia Rural.
  • Discutir a evolução da agricultura no contexto do feudalismo e capitalismo.
  • Entender questões relacionadas à origem e evolução das formas de propriedade rural no Brasil.
  • Analisar o desenvolvimento recente da agricultura no Brasil com ênfase no papel do Estado.
  • Refletir sobre os impactos sócio-ambientais da agricultura moderna no Brasil e no mundo.
  • Estudar os movimentos socioterritoriais e a questão da Reforma Agrária no Brasil.
  • Entender a dinâmica agrícola frente aos padrões de consumo e produção agroalimentar.
  • Apresentar e discutir os novos paradigmas do desenvolvimento agrícola, com ênfase a questão da agricultura sustentável.
  • Analisar as transformações produtivas da agricultura brasileira e nos cerrados em particular.

 

PROGRAMA

5. A evolução da agricultura no contexto histórico-econômico

5.1. A agricultura no regime feudal.

5.2. Revolução agrícola e a gênese da agricultura moderna.

5.3. Progresso técnico e a dinâmica do uso da terra.

5.4. A agricultura no capitalismo.

5.2. A formação da propriedade rural no Brasil

5.2.1 - As principais críticas às doutrinas sobre a formação da propriedade fundiária no Brasil.

5.2.2 - A formação da propriedade rural e os regimes de posse antes do século XX: sesmarias, engenhos, fazendas.

5.2.3 - O complexo rural cafeeiro.

5.3. O desenvolvimento recente da agricultura no Brasil

5.3.1 - A agricultura no processo de desenvolvimento econômico brasileiro: as políticas do Estado para a produção-comercialização.

5.3.2 - Revolução verde e seus impactos sobre as regiões e as estruturas sociais rurais.

5.3.3 - Modernização, industrialização do campo a formação do Complexo Agroindustrial (CAI): As abordagens e a dinâmica do “agribusiness”.

5.3.4 – Tendências contemporâneas nas relações campo-cidade no contexto brasileiro.

5.3.5 - A questão da reforma agrária e os conflitos no campo.

5.4. A agricultura frente aos novos padrões de produção e consumo

5.4.1 - A apropriação industrial do processo de produção rural: a industrialização da natureza

5.4.2 - As mudanças nos padrões de produção e consumo e os tipos sociais rurais.

5.4.3 - A agricultura frente ao processo de integração de mercados e da globalização econômica.

5.4.4 - A evolução recente das atividades agrárias nos cerrados.

METODOLOGIA

Devido à realização das atividades de forma remota, em função da especificidade decorrente da pandemia COVID 19, bem como considerando Resolução nº 7/2020/CONGRAD e Plano De Oferta Para Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais do Curso de Graduação em Geografia – ICH/UFU/Campus Pontal, a disciplina de Geografia Rural terá o seguinte cronograma/atividades:

Remotamente serão utilizadas duas ferramentas, o googlemeet e o seguinte e-mail para a comunicação com os discentes: E-mail: joelma.santos110@gmail.com

Para o noturno os encontros serão pela sala googlemeet:

https://meet.google.com/vkc-eakw-iey. Após acesso ao link, o discente deverá aguardar permissão do professor para entrada na sala remota. A permissão de acesso só será concedida aos discentes matriculados conforme o Portal Docente UFU para disciplina.

O Quadro abaixo informa as datas, plataformas, formatos, informações necessárias para o desenvolvimento das atividades:

Aula

Data/período

Conteúdo

Recursos/ferramentas de ensino remoto previstos

Aula: 1

 

11/08/2020

 19:00 às 20:40 hs

Apresentação e discussão do programa da disciplina e atividades, atividades avaliativas

 

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

Aula: 2

18/08/2020

 19:00 às 20:40 hs

 

- A formação da propriedade rural no Brasil

 

Texto: “A teoria dos restos feudais e a revolução brasileira”. Autor: Caio Prado Jr.

 

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

Será enviado texto por e-mail anteriormente

Aula: 3

25/08/2020

19:00 às 20:40 hs

- A formação da propriedade rural no Brasil

 

- Discussão do texto: “Feudalismo e propriedade fundiária”. Autor: Ignácio Rangel

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

Será enviado texto por e-mail anteriormente.

Aula: 4

01/09/2020

 19:00 às 20:40 hs

- O desenvolvimento recente da agricultura no Brasil

 

- Texto: “Do complexo rural aos

Complexos agroindustriais”. Autor: José Graziano da Silva

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

Será enviado texto por e-mail anteriormente

Aula: 5

08/09/2020

19:00 às 20:40 hs

- A renda da terra

 

- Discussão do texto: “A renda da terra”. Autor: Ariovaldo Umbelino de Oliveira.

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

Será enviado texto por e-mail

Aula: 6

15/09/2020

19:00 às 20:40 hs

- A questão da reforma agrária e os conflitos no campo

 

- Texto: “A reforma agrária no Brasil”. Autor: Ariovaldo Umbelino de Oliveira.

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

Será enviado texto por e-mail anteriormente

Aula: 7

22/09/2020

19:00 às 20:40 hs

- A questão da reforma agrária e os conflitos no campo

 

- continuação da discussão sobre reforma agrária e do texto da aula anterior

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

 

Aula: 8

29/09/2020

19:00 às 20:40 hs

- discussão sobre ruralidade

 

- Texto: “A ruralidade no Brasil moderno”. Autora: Maria de Nazareth Wanderley

 

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

Será enviado texto por e-mail

Aula: 9

06/10/2020

 

Das 19:00 às 20:40 hs aula

 

 

Encerramento da disciplina, com entrega das notas finais.

 

- Aula síncrona pela plataforma googlemeet

Acessar: https://meet.google.com/vkc-eakw-iey

 

-           Aulas síncronas via internet (googlemeet);

-           Leitura de textos;

 -          Utilização de e-mail para comunicação com os discentes

 

Cronograma das atividades assíncronas

 

Semana

Conteúdo

Recursos/ferramentas de ensino remoto previstos

1

 

A agricultura no capitalismo

Atividade assíncrona. Leitura de texto (será enviado por e-mail e disponibilizado em pdf/também inserido no Googleclassroom)

 2

Relações de produção na agricultura sob o capitalismo

- Atividade assíncrona. Leitura de texto (será enviado por e-mail e disponibilizado em pdf/também inserido no Googleclassroom).

 

 3

A formação da propriedade rural no Brasil

 

 

 

- Atividade assíncrona. Leitura do texto (será enviado por e-mail e disponibilizado em pdf/também inserido no Googleclassroom), com produção de um resumo sobre o texto valendo , a ser entregue até o dia 24/08/2020, via e-mail.

 

     4

 

Concentração da terra e reforma agrária

- Atividade assíncrona. Leitura de texto (será enviado por e-mail e disponibilizado em pdf/também inserido no Googleclassroom)

 

5

 A renda da terra

 

 

- Atividade assíncrona. Leitura de texto (será enviado por e-mail e disponibilizado em pdf/também inserido no Googleclassroom)

 

6

A reforma agrária no Brasil

- Atividade assíncrona. Leitura de texto enviado por e-mail e disponibilizado em pdf, também inserido no Googleclassroom),com entrega do resumo valendo 20 pontos, a ser entregue até o dia 21/09/2020

 7

 A agricultura frente aos novos padrões de produção e consumo

 

- Atividade assíncrona. Leitura de texto (será enviado por e-mail e disponibilizado em pdf/também inserido no Googleclassroom)

 8

Conceito de espaço rural em questão

- Atividade assíncrona. Leitura de texto que será enviado por e-mail e disponibilizado em pdf/também inserido no Googleclassroom) e entrega do trabalho final da disciplina.

 9

Levantamento de questões gerais para o encerramento da disciplina.

- Atividade assíncrona. A comunicação poderá  ser realizada via e-mail durante esta semana.

Os textos e demais materiais utilizados serão disponibilizados através do Googleclassroom e e-mail joelma.santos110@gmail.com

 

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 18 (dezoito) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas utilizando a plataforma Google Meet, acessar o link https://meet.google.com/vkc-eakw-iey. As atividades síncronas ocorrerão às terças-feiras das 19:00 às 20:40 hs, pela plataforma googlemeet de forma remota.

 

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 42 (quarenta e duas) horas-aula na modalidade assíncrona, utilizando-se a plataforma Google Classroom e e-mail para a disponibilização do material aos discentes.

A disciplina Geografia Rural prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão debates e análise de videodocumentário.

Ao longo das atividades, poderão ser incluídos textos de apoio, livros e demais materiais que auxiliem os discentes na elaboração de suas atividades e concretização do processo de ensino aprendizagem. Todo material será disponibilizado no Googleclassroom e pelo e-mail joelma.santos110@gmail.com

Observação importante: Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art. 8º e Art. 9º, § 1º, da Resolução 07/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia.)

AVALIAÇÃO

Os discentes matriculados na disciplina de Geografia Rural deverão entregar 04 (quatro) avaliações:

7.1. Elaboração e entrega de um resumo sobre o texto “Feudalismo e propriedade fundiária”. Autor: Ignácio Rangel

 Valor 20 pontos – Atividade em dupla ou individual

DATA LIMITE DE ENTREGA:24/08/2020

FORMATO: PDF

ENVIAR PARA: joelma.santos110@gmail.com

 

7.2. Elaboração e entrega de um texto com resumo e análise do documentário “O mundo segundo a Monsanto”

Valor 20 pontos – Atividade em dupla ou individual

DATA LIMITE DE ENTREGA:08/09/2020

FORMATO: PDF

ENVIAR PARA: joelma.santos110@gmail.com

 

7.3. Elaboração e entrega de um resumo do texto “A reforma agrária no Brasil”. Autor: Ariovaldo Umbelino de Oliveira.Valor 20 pontos – Atividade em dupla ou individual

DATA LIMITE DE ENTREGA:21/09/2020

FORMATO: PDF

ENVIAR PARA: joelma.santos110@gmail.com

 

7.4. Elaboração e entrega de um trabalho final que contemple os principais assuntos/temáticas/conceitos discutidos na disciplina) – Valor 40 pontos – Atividade em dupla ou individual

DATA LIMITE DE ENTREGA:29/09/2020

FORMATO: PDF

ENVIAR PARA: joelma.santos110@gmail.com

 

Formatação dos textos:

Letra Arial 12

Espaçamento 1,5 entre linhas

Margens de 3 cm em todas as bordas

Folha tamanho A4

 

Conteúdo dos textos:

Nome completo sem abreviatura do(s) participante(s) da atividade

Matrícula(s)

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Mínimo de 3 páginas e Máximo de 6 páginas cada trabalho

Salvar no formado digital PDF e enviar para o e-mail:

Controle de presença: a presença dos alunos na disciplina de Geografia Rural será computada por chamada em aulas síncronas e mediante a entrega pontual das atividades assíncronas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

AMIN, Samir e VERGOPOULOS, Kostas. A questão agrária e o capitalismo. Tradução de Beatriz Rezende. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

ANDRADE, Manuel C. de. Agricultura e capitalismo. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

CAMPANHOLA, Clayton; GRAZIANO DA SILVA, José (Ed.). O novo rural brasileiro. Jaguariúna-SP: EMBRAPA, Meio Ambiente, 2000.

DELGADO, Guilherme C. Capital financeiro e agricultura no Brasil: 1965-1985. São Paulo: ICONE, Campinas: UNICAMP, 1985.

GRAZIANO DA SILVA, José. (Coord.). Estrutura agrária e produção de subsistência na agricultura brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1978.

______. Progresso técnico e relações de trabalho na agricultura. São Paulo: HUCITEC, 1981. (Economia e planejamento).

______. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

______. A nova dinâmica da agricultura brasileira. Campinas: UNICAMP/ IE, 1996.

______. O que é questão agrária. São Paulo: Ed. Brasiliense [Coleção Primeiros Passos, 18].

______. Tecnologia e agricultura familiar. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

GRIBOWSKI, Cândido. Caminhos e (des)caminhos dos movimentos sociais no campo. Petrópolis: Vozes, Rio de Janeiro: FASE, 1987.

GUIMARÃES, Alberto P. A crise agrária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Quatro séculos de latifúndio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

KAUTSKY, Karl. A questão agrária. Tradução de C. Iperoig. 3. ed., São Paulo: Proposta, 1980.

MARTINS, José de S. Camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982.

MÜLLER, Geraldo. Complexo agroindustrial e modernização agrária.São Paulo: HUCITEC/EDUC, 1989.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Agricultura camponesa no Brasil.São Paulo: Contexto, 1991.

_____ Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo: Ática, 1986.

PRADO JR., Caio. A questão agrária no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1981.

RANGEL, Ignácio. Questão agrária, industrialização e crise urbana no Brasil. Prefácio de José Graziano da Silva. Porto Alegre: UFGRS, 2000.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura da.O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SHIKI, Shigeo; GRAZIANO DA SILVA, José; ORTEGA, Antonio C. (Org.). Agricultura, meio ambiente e sustentabilidade do cerrado brasileiroUberlândia: EDUFU, 1997.

STÉDILE, João P. (Org.). A questão agrária hoje. Porto Alegre: Ed. Da Universidade/ UFRGS, 1994. 2ª ed.

TEDESCO, João Carlos (Org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. Passo Fundo: EDIUPF, 1999.

Complementar

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: HUCITEC, 1993.

ALENTEJANO, Paulo R.O lugar da agricultura familiar no cenário agrícola brasileiro. Cadernos do CEAS, Salvador, n. 167. p. 21-31, jan./fev. 1997.

MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. Histórias das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

VALVERDE, Orlando. Estudos de geografia agrária brasileira. Petrópolis: Vozes, 1985.

VEIGA, José E. O desenvolvimento agrícola. São Paulo: HUCITEC, 1998.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Joelma Cristina dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/07/2020, às 20:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 SEI nº 2152851