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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Observações: |
EMENTA
A atividade enfatizará os conhecimentos relacionados ao combate farmacológico de infecções provocadas por vírus e uma breve introdução básica sobre vírus para subsidiar a compreensão da farmacologia antiviral.
JUSTIFICATIVA
Entender melhor como funciona o árduo combate aos diferentes tipos de invasores que provocam danos ao nosso organismo é de relevância em saúde. Nesse sentido, dentro dos muitos invasores que podem trazer sérios problemas à população estão os vírus. Dentro dos muitos vírus existentes temos alguns que merecem destaque ou pela gravidade da infecção que o mesmo provoca ou pela grande propagação entre populações que pode gerar epidemias e pandemias. A ciência busca incessantemente uma forma de controlar essas infecções para que o impacto na sociedade seja menor. Por isso, entender melhor como atuam os tratamentos disponíveis e possíveis substâncias de potencial futuro podem ajudar o futuro profissional em seu desenvolvimento não somente de ordem pessoal e profissional, mas também social.
Objetivo Geral: |
A atividade (minicurso) tem como objetivo o tratamento farmacológico das principais infecções virais que afetam a sociedade |
Objetivos Específicos: |
-Discutir noções básicas sobre os vírus: organização estrutural e ciclo de vida, -Discutir noções sobre a interação do vírus no organismo hospedeiro, -Discutir a ação farmacológica e a ação tóxica dos principais fármacos antivirais |
PROGRAMA
- Informações básicas sobre os vírus
- Informações básicas sobre a interação vírus-hospedeiro
-Farmacologia dos principais antivirais: tratamento com antivirais com ênfase em AIDS, Herpes e COVID-19: importantes avanços e limitações encontradas
-Tópico especial: discussão sobre o uso de fármacos que não são da classe dos antivirais, mas que podem (ou não) ajudar na recuperação de algumas infecções
METODOLOGIA
Serão utilizadas técnicas pedagógicas diversificadas que promovam a interação dos alunos e do professor constantemente. O curso será inteiramente de forma remota com apresentação de videoaulas síncronas e/ou assíncronas.
As seguintes técnicas de ensino poderão ser utilizadas: seminários, estudos dirigidos, videoaulas expositivas, exercícios, trabalhos e outras formas.
Informações de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:
a) *Atividades síncronas: 1 hora/aula por semana
* Horários das atividades síncronas: terça-feira 10h00min
* Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Moodle
b) *Atividades assíncronas: 1 hora/aula por semana
* Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Moodle
d)* Carga-horária prática: _______ horas (se houver)
* Descrição da realização:
* Recursos que deverão ser utilizados:
e) * Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas:
* Material de apoio a ser utilizado:
AVALIAÇÃO
A verificação e o acompanhamento da aprendizagem do estudante serão realizados através da resolução dos exercícios e entrega dos trabalhos, bem como a resposta das atividades avaliativas que serão disponibilizadas na plataforma moodle. Os pontos, totalizando 100, serão distribuídos da seguinte maneira: (a)lista de exercícios e trabalhos: 50 pontos e (b)atividades avaliativas 50 pontos (as atividades serão divididas em três atividades, mas terá a somatória igual a 50 pontos). Para ser aprovado o aluno deverá apresentar rendimento igual ou superior a 60%.
BIBLIOGRAFIA
Básica
GOLAN, D. E.; TASHJIAN JR, A. H.; ARMSTRONG, E. J.; ARMSTRONG, A. H. Princípios de Farmacologia: A base fisiopatológica da Farmacologia. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 3ª ed., 2014.
KATZUNG, B.G.; MASTERS, S.B.; TREVOR, A.J. Farmacologia Básica e Clínica. Artmed, Porto Alegre, 12ª ed., 2013.
RANG, H.P; DALE, M.M; RITTER, J.M. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier. 2016.
Complementar
BRUNTON, L. L.; LAZO, J. S.; PARKER, K. L. Goodman & Gilman. As bases farmacológicas da terapêutica. 12ª ed. McGraw Hill/Artmed, Porto Alegre, 2012.
CRAIG, Charles R. Farmacologia Moderna. Rio de Janeiro: Edit. Guanabara Koogan, 2003.
LÜLLMANN, H; MOHR, K; ZIEGLER, A.; BIEGER. D. Color atlas of pharmacology. 2a. ed. New York, Thieme, 2000.
SILVA. P. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010.
STAHL, S. M. Psicofarmacologia - Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. Editora Guanabara Koogan S/ª Rio de Janeiro, 3a. Edição, 2010
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Tarciso Tadeu Miguel, Coordenador(a), em 23/09/2020, às 23:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2278125 e o código CRC 95E72680. |
Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 | SEI nº 2278125 |