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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31004 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA ANTIGA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Objetivos Gerais:
Compreender as sociedades antigas e suas problemáticas abrangendo os recortes temáticos de economia e sociedade, poder e ideias políticas, cultura e imaginário.
Objetivos específicos:
Compreender a história do mundo grego nos períodos Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico: as concepções de polis, democracia e dos princípios da liberdade, igualdade e cidadania;
Compreender os principais aspectos históricos relacionados à formação, expansão, apogeu e queda da sociedade romana antiga, em uma abordagem historiográfica;
Reconhecer a Antiguidade Oriental e Ocidental no processo de integração ao Mediterrâneo em suas especificidades e regularidades.
Ementa
A cultura material, a sociedade, a sensibilidade e o poder no mundo antigo. Formação do Estado na Antiguidade. Economia e sociedade no mundo antigo. Ideias políticas, cidadania e filosofia. História e historiografia antiga e moderna.
PROGRAMA
História e Sociedade no Mundo Antigo
Poder e ideias políticas
As relações entre o Estado e a Sociedade
Cultura e imaginário na Antiguidade
Formas artísticas e literárias no mundo antigo
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FLORENZANO, Maria Beatriz B. O mundo antigo: economia e sociedade : (Grécia e Roma). São Paulo: Brasiliense, 1982.
GUARINELLO, Norberto Luiz. História antiga. São Paulo: Contexto, 2013.
FUSTEL DE COULANGES. A cidade antiga: estudo sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. 9. ed. Lisboa: Liv. Clássica, 1957-1958.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALFÖLDY, Géza. A história social de Roma. Lisboa: Presença, 1989.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
VIDAL-NAQUET, Pierre. Os gregos, os historiadores, a democracia: o grande desvio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GIBBON, Edward. Declínio e queda do Império Romano. Ed. abrev. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005. (Edição abreviada).
VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. 3. ed. São Paulo: DIFEL, 1981.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719274 |