UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

BR 050, Km 78, Bloco 1CCG, Sala 206 - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34)2512-6717 - www.ppgmq.iciag.ufu.br - ppgmq@iciag.ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 7ª reunião/2022 Do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 20 de outubro de 2022, às 14 horas e 09 minutos, foi realizada a reunião por meio de vídeo conferência RNP na comunidade PPGMQ (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-ufu); teve início a 7ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) do ano em curso, sob a Presidência do professor Drausio Honorio Morais, estando presentes os membros citados no final desta Ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação da Ata da 6ª reunião ordinária de 2022. Ata aprovada com duas abstenções. 2. Comunicações: 1) A Secretária informou que houve aprovação ad referendum da solicitação de recurso financeiro para pagamento de inscrição em evento científico para o Prof. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo. Mas, por não ter atendido o prazo mínimo para tramitação da solicitação dentro das normativas do serviço público, o pagamento não foi executado. 2) A Secretária informou também que o edital do processo seletivo foi divulgado no site do PPGMQ, bem como foi solicitado que o departamento que cuida da página do Comunica UFU faça a divulgação da seleção do PPGMQ no site da UFU. 3) O Coordenador propôs que o PPGMQ participasse do edital de acompanhamento para melhoria da nota do programa. Para isso, foi proposto que seja feita uma chamada aos docentes do programa para que seja montada uma comissão que crie uma proposta para melhoramento do PPGMQ. Os membros do Colegiado concordaram com a proposta. 3. Ordem do dia: 3.1. Aprovação ad referendum do edital e extrato de edital do processo seletivo para ingresso no mestrado do PPGMQ em 2023-1, conforme constam no Processo SEI Nº 23117.075561/2022-74. O professor Marcio propôs que para os próximos editais sejam repensadas as etapas da seleção. Como a volta da prova e a retirada do projeto. Aprovado por todos os membros do Colegiado. 3.2.  Aprovação ad referendum da solicitação de indicação de banca para qualificação (2ª etapa) da discente JULIANA MESSIAS DORNELAS. Banca indicada: Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (orientador); Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU); Dr. Leandro da Silva Almeida (membro externo); e Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU – Suplente). Aprovado. 3.3. Aprovação ad referendum da solicitação de indicação de banca para qualificação (2ª etapa) da discente NATANA DA SILVA LINS. Banca indicada: Prof.ª Dr.ª Aracy Alves de Araújo (orientadora); Prof.ª Dr.ª Sheila Cristina Canobre (UFU); Prof.ª Dr.ª Tatiane Assis Vilela Meireles (UFU); e Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU – Suplente). Aprovado. 3.4. Aprovação ad referendum da solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação do discente NICOLLAS GABRIEL ASSUNÇÃO E SOUZA. Banca indicada: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil (orientador); Prof.ª Dr.ª Tatiane Assis Vilela Meireles (UFU); Prof.ª Dr.ª Ana Paula Marques Ramos (UNOESTE); e Prof. Dr. Jorge Luis Silva Brito (UFU – Suplente). Aprovado. 3.5. Aprovação ad referendum da solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação da discente JORDANA STEIN RABELO. Banca indicada: Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Mendes (orientador); Prof. Dr. Edmar Isaias de Melo (UFU); Prof. Dr. Bruno Coutinho Moreira (UNIVESF); e Prof.ª Dr.ª Andressa Giovannini Costa (UFU – Suplente). Aprovado. 3.6. Aprovação ad referendum da solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação da discente FRANCIELY MUNIS SANTANA. Banca indicada: Prof.ª Dr.ª Samara Carbone (Orientadora); Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi (UFU); e Prof. Dr. Marcelo Vieira da Silva Filho (UFLA); e Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (UFU – Suplente). Aprovado com a nova data de dilação, prevista para dia 13/10/2022, conforme consta no formulário de indicação de banca. 3.7. Homologação de atas de defesa de dissertação dos discentes: JORDANA STEIN RABELO; LUCIANO MARAJÓ DE CARVALHO NETO; NICOLLAS GABRIEL ASSUNÇÃO E SOUZA, SORYANE DE PAULA MENEZES; STEPHANI LOREN DE MENEZES. Atas aprovadas. 3.8. Homologação de atas de qualificação (2ª etapa) dos discentes: JULIANA MESSIAS DORNELAS; e LARISSA LIMA GONZAGA. Atas aprovadas. 3.9. Homologação de atas de qualificação (1ª etapa) dos discentes: KASSIO HENRIQUE GAMA SOUZA; e NAYANE RIBEIRO FARIA. Atas aprovadas. 3.10. Permissão para desvincular discentes do PPGMQ que: não se matricularem, dentro do prazo estipulado em calendário acadêmico; e/ou que não cumprirem os prazos estipulados nas normativas do programa. Foi proposto que se o discente tenha alguma pendência documental junto ao programa, o mesmo não poderá qualificar e/ou defender. O Coordenador, com anuência dos membros do Colegiado, propôs que o Regulamento do PPGMQ seja revisto para sanar essa demanda. 3.11. Solicitação de coorientação da discente FERNANDA OLIVEIRA DE MESQUITA feita pela docente Sheila Cristina Canobre. Aprovado. 3.12. Solicitação de coorientação da discente CAMILLA RESENDE VIDIGAL feita pelo docente Vinícius de Oliveira Kuhn. Aprovado. 3.13. Solicitação de Aproveitamento de Estudos da discente HELLEN MARA BRUNHANI DE OLIVEIRA ANDRADE. A discente solicita aproveitamento de 12 créditos de disciplinas cursadas fora da grade curricular regular de seu curso. Aprovado. 3.14. Solicitação de indicação de banca para qualificação (2ª etapa) da discente ADRIENY KEROLLEN ALVES LOPES. Banca indicada: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil (Orientador); Prof. Dr. Milton Serpa de Meira Junior (UFU); Prof.ª Dr.ª Ana Paula Marques Ramos (UNOESTE); Prof.ª Dr.ª Tatiane Assis Vilela Meireles (UFU – Suplente); e Prof.ª Dr.ª Valéria Lima (UEM – Suplente). Aprovado. 3.15. Solicitação de indicação de banca para qualificação (2ª etapa) da discente CAMILLA RESENDE VIDIGAL. Banca indicada: Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (Orientadora); Prof. Dr. Vinícius de Oliveira Kuhn (Coorientador); Prof. Dr. Felippe Benavente Canteras (UNICAMP); Prof. Dr. Roberto Bagattini Portella (UFOP); e Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (UFU – Suplente). Aprovado. 3.16. Solicitação de indicação de banca para qualificação (2ª etapa) da discente LUIZA ROSA DUTRA DE SOUZA. Banca indicada: Prof. Dr. André Rosalvo Terra Nascimento (Orientador); Prof.ª Dr.ª Anne Caroline Malvestio (UFU); e Prof.ª Dr.ª Ana Paula de Oliveira (UFG); e Prof.ª Dr.ª Danúbia Magalhães Soares (membro externo – Suplente). Aprovado. 3.17. Solicitação de dilação de prazo para 1ª etapa da Qualificação, prevista para ser realizada até o dia 20/11/2022, do discente ENDERSON JANEY DE OLIVEIRA SOARES. Aprovado com uma votação contra a solicitação. 3.18. Solicitação de indicação de banca para qualificação (1ª etapa) do discente ENDERSON JANEY DE OLIVEIRA SOARES. Banca indicada: Prof. Dr. Beno Wendling (Orientador); Prof. Dr. Lucas Basílio Carvalho de Azevedo (UFU); Prof.ª Dr.ª Rosane Angelica Reis dos Anjos (UEG); e Prof. Dr. Wilson Joaquim Boitrago (IFTM – Suplente). Aprovado. 3.19. Solicitação de dilação de prazo para 2ª etapa da Qualificação, prevista para ser realizada até o dia 31/01/2023, da discente MARIA EDUARDA RODRIGUES DA CUNHA E GONÇALVES. Aprovado. 3.20. Solicitação de dilação de prazo para 2ª etapa da Qualificação, prevista para ser realizada até o dia 28/02/2023; e solicitação de dilação de prazo para Defesa de Dissertação, prevista para ser realizada até o dia 28/05/2023, da discente LUIZA ROSA DUTRA DE SOUZA. Prazos aprovados, conforme solicitado. 3.21. Análise dos Relatórios de Desempenho dos discentes do PPGMQ. Esse item foi deixado para análise na próxima reunião. 3.22. Análise dos Planos de Ensino dos discentes da Turma 9 do PPGMQ. Esse item foi deixado para análise na próxima reunião. 3.23. Análise dos Relatórios de Desempenho dos Bolsistas do PPGMQ. Esse item foi deixado para análise na próxima reunião. 3.24. Outros. Mais nada mais havendo a tratar, às 15 horas e 19 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Marília Christina Arantes Melo, na qualidade de Secretária, pelo Presidente, pelos membros. Uberlândia - MG, 20 de outubro de 2022.

 

Drausio Honorio Morais (Presidente)

Adriane de Andrade Silva

Guilherme Resende Corrêa

Marcio Ricardo Salla

Maria Clara de Andrade Pereira da Silva (Representante discente)

Sheila Cristina Canobre

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 31/10/2022, às 13:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio Ricardo Salla, Membro de Colegiado, em 18/11/2022, às 14:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Membro de Colegiado, em 18/11/2022, às 14:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Clara de Andrade Pereira da Silva, Membro de Colegiado, em 18/11/2022, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 10/03/2023, às 14:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Guilherme Resende Correa, Membro de Colegiado, em 10/03/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Drausio Honorio Morais, Presidente, em 15/03/2023, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4036375 e o código CRC B98BB115.




Referência: Processo nº 23117.078783/2022-49 SEI nº 4036375