UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

EXPERIMENTAL DE FÍSICA BÁSICA: OSCILAÇÕES, ONDAS E ÓPTICA

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39056

Período/Série:

1º

Turma:

A2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(x)

Optativa:

()

Professor(A):

Prof. Dr. José Roberto Tozoni

Ano/Semestre:

2021/1º

Observações:

 

 

EMENTA

Experiências de determinação de períodos de oscilação, formação e características e onda mecânicas. Experimentos sobre óptica geométrica e óptica física.

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos e conceitos abordados nesta disciplina são importantes para a compreensão do funcionamento de diversos equipamentos utilizados na medicina e em diversas outras áreas da engenharia. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

1- Compreender os conceitos de oscilações, ondas e óptica através da experimentação.

2- Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados.

PROGRAMA

Data

Atividades

Dezembro

 

01

Apresentação do curso. 

08

Experimento 1 -  Oscilador Harmônico (sistema massa-mola). 

15

Experimento 2 -  Oscilador Harmônico (pêndulo simples). 

22

Experimento 3 - Cordas vibrantes e ressonância.

Janeiro

 

05

Experimento 4 - Cuba de ondas (reflexão, difração, refração, ondas estacionárias, interferência) . 

12

Experimento 5 -  Figuras de batimentos. 

19

Experimento 6 - Reflexão em espelhos e Determinação da distância focal de lentes

26

Experimento 7 -  Desvio em prismas. 

Fevereiro

 

02

1º Prova. 

09

Experimento 8 -  Máximos e mínimos de interferência. 

16

Experimento 9 -  Medida da intensidade da luz na fenda simples. 

23

Experimento 10 -  Difração por fenda simples. 

Março

 

09

Experimento 11 -  Difração por fenda dupla. 

16

2º Prova. 

23

Vista de prova.

30

Fechamento das notas e avaliação do curso. 

 

METODOLOGIA

-Aulas expositivas utilizando recursos áudio visuais (TDIC -Google Meet ou Microsoft Teams);

-Aulas utilizando simulação computacional (TDIC -Google Meet ou Microsoft Teams);

-Disponibilização de vídeos e dados dos experimentos (TDIC -Google Meet, e-mail ou Microsoft Teams).

-Elaboração e entrega semanal, por parte dos alunos, do relatório referente ao experimento realizado na semana anterior, o relatório deverá ser entregue via e-mail no formato pdf. O relatório deverá conter: Título, nome dos autores, resumo, objetivos, introdução teórica, descrição do experimento, apresentação dos resultados, discussão dos resultados, aplicações da teoria envolvida nos experimentos, conclusões e bibliografia utilizada.

Atividades síncronas: 32 horas/aula;

• Horários das aulas: quartas-feiras das 10:40 às 12:20 hs.

Atividades assíncronas: 4 horas/aula;

• Arquivos que serão utilizados: Wellington Akira Iwamoto et al. Guias e roteiros para Laboratório de Física Experimental I, Instituto de Física da UFU, 2014, simulações do site https://phet.colorado.edu/pt_BR/.

AVALIAÇÃO

1) Relatórios sobre os experimentos valendo: 70 pontos cada;

2) Duas provas discursivas valendo: 30 pontos cada;

Nota final = média aritmética das notas das provas + média aritmética das notas dos relatórios

Máximo de pontuação igual a 100 pontos.

Especificação da forma de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: as avaliações deverão ser entregues ao término do horário de aula via e-mail no formato pdf;

Validação da assiduidade dos discentes: participação nas aulas síncronas;

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. 4 v.

2. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2014-2015. 4v.

3. SERWAY, Raymond A. Princípios de física. São Paulo: Cengage Learning, 2004 4 v.

Complementar

1. FEYNMAN, Richard P. Lições de física. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2008. 3 v.

2. HEWITT, Paul G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.

3. TAYLOR, John R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Porto Alegre: Bookman, 2012.

4. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009. 3 v.

5. VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. ampl São Paulo: E. Blucher, 1996.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Roberto Tozoni, Membro de Comissão, em 24/11/2021, às 11:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 SEI nº 3199188