UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

IQUFU39015

COMPONENTE CURRICULAR:

TECNOLOGIAS EDUCATIVAS

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE QUÍMICA

SIGLA:

IQUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

30 HORAS

CH TOTAL PRÁTICA:

00 HORAS

CH TOTAL:

30 HORAS

 

OBJETIVOS

Apresentar os conceitos que envolvem a tecnologia e suas interfaces com a educação, sobretudo para a formação de professores de Química, correlacionando elementos de mídia e cultura, colaborando na elaboração, organização e aplicação em sala de aula.

Ementa

Origens do termo tecnologia; discussão sobre a relação ciência e tecnologia. Gestão da informação e da comunicação no contexto educacional. Compreender como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem contribuir ao processo ensino- aprendizagem e discutir as implicações do uso das TIC na Educação.

PROGRAMA

  1. Noções básicas de Tecnologia Educativa
    1.1    Conceito de tecnologia educativa - linhas de evolução
    1.2    Compreender a relação Ciência e Tecnologia
    1.3    Principais paradigmas tecnológicos em educação
     
  2. Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação
    2.1    Principais tipos de recursos e meios tradicionalmente utilizados em contexto educativo
    2.2    As novas tecnologias na educação e na formação
    2.3    Novas tecnologias e inovações curriculares
     
  3. Concepção e realização de materiais pedagógicos
    3.1    Noções básicas de comunicação em educação
    3.2    Elementos para a concepção e desenvolvimento de materiais e recursos educativos
    3.3    Exemplos de aplicações para estruturação e apresentação de informação
    3.4    Softwares e ambientes virtuais usados na Educação

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2009.  

FERNANDES, N. L. R. Professores e computadores: navegar e preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção dos significados. Ijuí: Unijuí, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2016.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003.

OLIANI, G.; MOURA, R. A .de. (Org.).  Educação a distância: gestão e docência. Curitiba: CRV, 2012.

OROFINO, M. I.. Midias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, M.; PESCE, L.; ZUIN, A. Educação on-line: cenário, formação e questões didáticometodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

aprovação

 

Osmando Ferreira Lopes

Coordenador do Curso de Graduação em Química Industrial

Fábio Augusto do Amaral

Diretor do Instituto de Química

 


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Documento assinado eletronicamente por Osmando Ferreira Lopes, Coordenador(a), em 17/11/2022, às 16:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Diretor(a), em 22/11/2022, às 12:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4038162 e o código CRC A99AB7D8.




Referência: Processo nº 23117.058114/2022-51 SEI nº 4038162