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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: IPUFU31103 |
COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA |
SIGLA: IP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Discutir e analisar as contribuições da psicologia para a formação docente e para a atuação do professor em diferentes contextos educacionais contemporâneos, abordando concepções teóricas diversas sobre desenvolvimento e aprendizagem.
Ementa
Psicologia da Educação e formação docente. Concepções teóricas sobre desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações para a prática educativa. Conhecimentos psicológicos e sua utilização na compreensão do contexto escolar.
PROGRAMA
UNIDADE I - A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
1.1 - Psicologia como ciência
1.2 - Psicologia da Educação: histórico, natureza e objeto
1.3 - A Psicologia da Educação na formação do professor
UNIDADE II - CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR
2.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem: inatismo, ambientalismo, interacionismo e histórico-cultural
2.2 - Abordagens teóricas psicológicas que subsidiam a prática docente
UNIDADE III - TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
3.1 - Trajetória escolar
3.2 - Inclusão escolar
3.3 - Relação família, escola e comunidade
3.4 - Medicalização da educação
3.5 - Relações interpessoais no ambiente educacional
3.6 - Indisciplina no contexto escolar
3.7 - Gênero e escolarização
3.8 - Violência na e da escola
3.9 - Relações étnico-raciais e escola
3.10 - Outros temas atuais em Psicologia da Educação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZZI, R. G.; GIANFALDONI, M. H. T. A. (Org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
CARRARA, K. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. 3. ed. Brasília: Líber, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
NOGUEIRA, A, L. H.; SMOLKA, A. L.; SOUZA, D. T. R. (Org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.
PILETTI, N.; ROSSATO, S. M.; ROSSATO, G. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Áurea de Fátima Oliveira Diretora do Instituto de Psicologia |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Áurea de Fátima Oliveira, Diretor(a), em 13/02/2020, às 16:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735629 |