UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

IPUFU31103

COMPONENTE CURRICULAR:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

SIGLA:

IP

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

Discutir e analisar as contribuições da psicologia para a formação docente e para a atuação do professor em diferentes contextos educacionais contemporâneos, abordando concepções teóricas diversas sobre desenvolvimento e aprendizagem.

 

Ementa

Psicologia da Educação e formação docente. Concepções teóricas sobre desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações para a prática educativa. Conhecimentos psicológicos e sua utilização na compreensão do contexto escolar.

 

PROGRAMA

UNIDADE I - A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

1.1 - Psicologia como ciência

1.2 - Psicologia da Educação: histórico, natureza e objeto

1.3 - A Psicologia da Educação na formação do professor

 

UNIDADE II - CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

2.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem: inatismo, ambientalismo, interacionismo e histórico-cultural

2.2 - Abordagens teóricas psicológicas que subsidiam a prática docente

 

UNIDADE III - TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

3.1 - Trajetória escolar

3.2 - Inclusão escolar

3.3 - Relação família, escola e comunidade

3.4 - Medicalização da educação

3.5 - Relações interpessoais no ambiente educacional

3.6 - Indisciplina no contexto escolar

3.7 - Gênero e escolarização

3.8 - Violência na e da escola

3.9 - Relações étnico-raciais e escola

3.10 - Outros temas atuais em Psicologia da Educação.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AZZI, R. G.; GIANFALDONI, M. H. T. A. (Org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. 

CARRARA, K. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. 

NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. 3. ed. Brasília: Líber, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

NOGUEIRA, A, L. H.; SMOLKA, A. L.; SOUZA, D. T. R. (Org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. 

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

PILETTI, N.; ROSSATO, S. M.; ROSSATO, G. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.  

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Áurea de Fátima Oliveira

Diretora do Instituto de Psicologia

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Áurea de Fátima Oliveira, Diretor(a), em 13/02/2020, às 16:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1735629 e o código CRC 850DDBBB.




Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 SEI nº 1735629