UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

 

Componente Curricular:

Engenharia de Software

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31305

Período/Série:

3

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36

Prática:

36

Total:

72

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Alexandre Cardoso

Ano/Semestre:

2020/3

Observações:

 

 

EMENTA

Desenvolvimento e análise de sistemas computacionais utilizando paradigmas da engenharia de software.

JUSTIFICATIVA

A engenharia de software é importante disciplina de aprendizado e formação de Engenheiros, na medida em que propicia condições de contato dos mesmos com as definições de desenvolvimento e projetos de Software. Ao mesmo tempo, apresenta adoção de metodologias, divisão de trabalho e esforço, trabalho em equipe e metas no contexto de construção de uma solução de Software.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de desenvolver e analisar sistemas computacionais seguindo padrões, com a utilização de esboços gráficos e de ferramentas de auxílio ao desenvolvimento (ferramentas CASE), no domínio de problemas relacionados com sinais elétricos, com conhecimento de diversos tipos de Paradigmas, UML e Conceitos de Classes e Objetos. Conceber projetos de Software com uso de SCRUM, com entrega de documentação completa relacionada com caso de estudo.

Objetivos Específicos:

  1. Apresentação dos Principais Paradigmas de Engenharia de Software
  2. Desenvolvimento de uma proposta de Projeto de Engenharia de Software, por meio de metodologia
  3. Apresentação de Projetos de Engenharia de Software 

PROGRAMA

  1. Introdução ao Curso, bibliografia e sistema de avaliação
  2. Introdução aos conceitos de Eng. de Software –
    1. A evolução do Software,
    2. Curvas de Falhas,
    3. Mitos do Software
  3. Paradigmas da Engenharia de Software
    1. Cascata
    2. Prototipação
    3. Espiral
    4. Processo Unificado
    5. Processos Ágeis
  4. Engenharia de  Sistemas
  5. Especificação de Requisitos
  6. Ferramentas da Análise Estruturada:
    1.  DFD – Diagrama de Fluxo de Dados – Componentes e Segmentação em níveis
    2. Ferramentas da Análise Estruturada: Diagramas de Módulos
  7. Projeto de Software: Definições e Aplicações
  8. Análise Orientada a Objetos - AOO
    1. Conceitos básicos
    2. Objetos e classes.
    3. Distinguindo objetos
    4. Ferramentas da AOO
    5. Diagramas de caso de uso
    6. Diagramas de interação
    7. Diagramas de estado
    8. Diagramas de classe
    9. Projeto orientado a objetos
    10. Diagramas de objetos
    11. Diagramas de implementação
    12. Projetos de Classes e Objetos voltados a Circuitos Elétricos
  9. Exemplos de Aplicação e Softwares para Desenvolvimento
  10. Processos Ágeis
    1. Desenvolvimento com Processos Ágeis
    2. Exemplos e Aplicações
    3. Aplicação prática de processos ágeis – SCRUM
    4. Identificação de etapas: papeis e processos do método SCRUM e outros. 

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade assíncrona, com encontros síncronos mediados pela plataforma Microsoft Teams, cuja presença é obrigatória. Os encontros remotos acontecerão nas datas definidas no Programa. As atividades realizadas durante os encontros remotos serão gravadas para posterior consulta na plataforma.

Encontros mediados pela Plataforma Microsoft Teams

28/10/2020; 04/11/2020; 11/11/2020; 18/11/2020; 25/11/2020; 02/12/2020; 09/12/2020; 16/12/2020

Horário dos encontros: 07:10h-09:40h

Durante os encontros remotos haverá apresentação e discussão dos conteúdos do Programa. Será adotado material didático customizado, com uso de slides, tutorias, documentos, totalmente acessível pelo Teams, e organizado de acordo com o conteúdo descrito no Programa.

A plataforma Teams será utilizada como canal oficial de comunicação professor-aluno, e ainda como ambiente para recepção de trabalhos, divulgação de notas e disponibilização de materiais bibliográficos.

O atendimento ao estudante será realizado de forma assíncrona, na plataforma Teams e/ou por email do docente (alexandre@ufu.br), pelo envio de mensagens direcionadas ao professor, ou ainda durante os encontros remotos. Os estudantes que não participarem dos encontros remotos poderão acessar o conteúdo online pela Plataforma.

O cumprimento da carga-horária será verificado por meio da entrega das atividades descritas no Programa, de acordo com datas pré-estabelecidas e acertadas com os discentes. As atividades poderão ser realizadas em grupo, de até 4 componentes, ou individualmente, conforme desejo do estudante. A distribuição da carga-horária do conteúdo programático do curso está definida no Programa

 AVALIAÇÃO

O conteúdo programático será avaliado por meio de um conjunto de trabalhos, ao longo do semestre. Grupos de até 4 estudantes estarão à frente do desenvolvimento dos mesmos:

TF – Trabalho Final –entrega em 16/12/2020- 50 pontos, com a apresentação dos mesmos, por meio de seminários e resultados. Publicação de página com o resultado de todos eles compilados

TP – Trabalhos parciais: até 08 trabalhos, totalizando 50 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. PRESSMAN, R. Engenharia de Software. São Paulo: Makron Books, 1995.

 2. TONSIG, S. L. Engenharia de Software – Análise e Projeto de Sistemas. São Paulo: Ed. Futura, 2003.

3. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. São Paulo: Addison Wesley, 2003

Complementar

  1. PETERS, J. F., PEDRYCZ, W. Engenharia de Software – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2001.
  2. PFLEEGER, S. L. Engenharia de Software – Teoria e Prática. 2ª Edição. Prentice Hall, 2004.
  3.  YOURDON, E. Análise Estruturada Moderna. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1990.
  4. GANE, C., SARSON, T. Análise Estruturada de Sistemas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1983
  5. LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientados a Objetos e ao Desenvolvimento Iterativo. Porto Alegre: Bookman, 2007.
  6. BOOCH, G., RUMBAUGH, J., JACOBSON, I. The Unified Modeling Language. AddisonWesley, Upper Saddle River, NJ, 2005.
  7. FURLAN, J. D. Modelagem de Objetos Através da UML: The Unified Modeling Language. São Paulo: Ed. Makron Books, 1998.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Cardoso, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/09/2020, às 09:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2283817