UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Pedagogia

Código:

ICHPO033604

Período/Série:

Turma:

TI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30h/a

Prática:

90h/a

Total:

120h/a

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

KLÍVIA DE CÁSSIA SILVA NUNES

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  O trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Materiais pedagógicos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Relação aluno-professor.  O planejamento escolar. Avaliação no Ensino Fundamental. Construção em parceria com a comunidade das escolas estagiadas de um projeto de intervenção a partir das reflexões feitas no PROINTER IV e no presente estágio.

JUSTIFICATIVA

A presente disciplina justifica-se pela relevância de proporcionar no âmbito do Estágio do Ensino Fundamental e da didática, a inserção do educando na práxis pedagógica, por meio da ação-reflexão-ação, através dos saberes de natureza técnica, política e pedagógica. Deste modo, visa proporcionar ao futuro pedagogo conhecimento de seu campo de trabalho, transpondo, o conhecimento científico para a contextualização da prática pedagógica, como ponto de partida e de chegada a prática social.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

·              Observar, registrar e refletir sobre aspectos relacionados a organização de instituições dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos Específicos:

·              Observar práticas de docentes que atuam nos Anos iniciais do Ensino Fundamental.

·              A partir das problemáticas que forem construídas no cotidiano escolar os estagiários deverão propor um projeto de intervenção. 

·              Execução e avaliação dos projetos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a análise e discussão dos processos vivenciados pelos grupos de trabalho (acompanhamento e avaliação de todos os estagiários no desenvolvimento dos projetos).

·              Elaboração de um relatório de estágio que contemple os estudos e vivências desenvolvidas no estágio do Ensino Fundamental.

·              Desenvolver um trabalho interdisciplinar com o PROINTER IV que também aborda questões referentes ao trabalho no Ensino Fundamental.

·              Articular o conteúdo com a temática do Ciclo 2: Diálogos Interculturais.

PROGRAMA

Unidade I: Orientações gerais sobre Estágio.

Unidade II: Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Unidade III: O trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Unidade IV: Materiais pedagógicos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Unidade V: Relação aluno-professor. 

Unidade VI: O planejamento escolar.

Unidade VII: Avaliação no Ensino Fundamental.

METODOLOGIA

A disciplina propõe o desenvolvimento de situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos. Considerando a oferta da disciplina de Estágio Supervisionado II, totaliza a carga horária de 120h que serão assim distribuídas e organizadas metodologicamente:

Aulas teóricas: (30h) - aula expositivas, ciclos de debate, roda de conversa e cantinhos de aprendizagens.  

Aulas práticas: (Total de 90h) - observação e levantamento diagnóstico da sala de aula; elaboração e aplicação do plano de intervenção e realização de seminário.

A realização da prática do estágio acontecerá em escolas da rede pública (estaduais e municipais) dos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Ituiutaba/MG.

Acesso às referências bibliográficas e outros materiais: Os textos utilizados na disciplina estarão disponíveis no Moodle em formato eletrônico ou digitalizados. Assim como os demais materiais: vídeos, artigos, capítulos de livros e outros. 

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:

A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DAS AULAS PRÁTICAS:

O estudante deverá realizar na escola as seguintes atividades:

Planejamento das atividades do estágio: organização dos trâmites burocráticos, produção do diário de campo e preparação do seminário e elaboração do relatório final.

10h

Observação participante e levantamento do diagnóstico da sala de aula;

20h

Elaboração de um Plano de intervenção (sequência didática) com o tema: reforço escolar com ênfase na alfabetização do 1º o 5º Ano. A definição do conteúdo a ser trabalhado será conforme a necessidade de aprendizagem dos alunos.

10h

Aplicação das atividades de regência em sala de aula

40h

Seminário do Estágio

10h

Total

90h

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será formativa e contínua e ocorrerá ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno. O processo avaliativo será feito por meio da reflexão crítica e o feedback na avaliação dos trabalhos propostos com possibilidade de reelaboração e melhoria da qualidade, sempre que entregues nos prazos previstos.

Haverá avaliação da prática pedagógica de cada estagiário no decorrer e no final do semestre com participação de cada equipe, da supervisora do estágio da instituição-campo e da professora regente.   Estas avaliações serão consideradas para o processo de aprovação de cada aluno estagiário.

Será essencial para a aprovação do acadêmico um comportamento conforme os princípios da ética e da moral exigidos pela UFU e expressos em documentos pertinentes. Comportamentos que ferem a ética serão analisados e avaliados pelo professor que poderá decidir pela não aprovação do aluno na disciplina, mesmo que ele tenha notas suficientes para tal.

O professor, em diálogo com o acadêmico o reorientará quanto à escolha do local de estágio, quando, baseando-se em conhecimento prévio sobre a instituição, considerar esta inadequada para o estágio.

A pontuação das atividades será distribuída, conforme quadro abaixo:

Critérios e Atividades a serem considerados no processo avaliativo: 100 pontos

Atividade

Modalidade

Critérios

Valor

Plano de intervenção

Em grupos

Os grupos deverão um plano de intervenção em sequência didática. Critérios: clareza, objetividade e adequação da linguagem científica

25

Aulas públicas e estudos dirigidos

Individual

Os grupos deverão apresentar em rodas de conversa os resultados parciais das atividades desenvolvidas no estágio e submeter a apreciação dos colegas e da professora orientadora e leitura dos textos. Todos deverão participar expondo seus pontos de vista a partir de suas experiências também vivenciadas no estágio

20

Seminário do estágio

Em grupo

Os grupos deverão apresentar o resultado de sua pesquisa sobre o ensino fundamental com clareza, objetividade e adequação da linguagem científica. Deverá participar com ponto de vista, experiência e fundamentação.

10

Relatório final

Elaboração em grupo e entrega individual

Os grupos irão elaborar no relatório todas as atividades desenvolvidas e vivenciadas no estágio supervisionado. Critérios: clareza e capacidade de síntese e boa argumentação articulando com referências teóricas.

45

Total

100 pontos

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

FREIRE, P. A educação na cidadeSão Paulo: Cortez, 2006.

CUNHA, M. I. O bom professor e a sua prática. Campinas: Papirus, 1989. 

FREITAS, H. C. L. O. O trabalho como princípio articulado na prática de ensino e nos estágios. São Paulo: Papirus, 2010. 

Complementar

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

GANDIN, D. Planejamento como prática educativaSão Paulo: Loyola, 2007.

CANÁRIO, R. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.  

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2011. 

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Klivia de Cássia Silva Nunes, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 16:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4249611