UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Educação

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: +55 (34) 3239-4411 - www.faced.ufu.br - faced@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED

Código:

LIBRAS01

Período/Série:

DIVERSOS

Turma:

EA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30h

Prática:

30h

Total:

60h

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

 

Ano/Semestre:

 

Observações:

Segunda-feira das 19h às 22h30 

 

EMENTA

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras

JUSTIFICATIVA

O curso de graduação de licenciatura pretende formar profissionais competentes, críticos, comprometidos com a cidadania e aptos a atuar com a inclusão educacional dos Surdos. Assim, em consonância com as exigências do mundo do trabalho, a disciplina tem por meta a formação dos mesmos com o domínio e conhecimento da Libras para atuar de forma ética sobre a realidade educacional de alunos surdos em diversos segmentos culturais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos.

Objetivos Específicos:

  • Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares. Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da  Libras nos processos educacionais dos surdos;
  •  Compreender os fundamentos da educação de surdos;
  • Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;
  • Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

PROGRAMA

As aulas da Disciplina de LIBRAS01, começam no dia 31 de julho até o dia 30 de novembro de 2023 (Consta no calendário do semestre de 2022/2). Todas as segundas-feiras do horário de 19h às 22h30min.

As Atividades serão ministradas da seguinte forma:

Tipo de atividades

Percentual da

carga horária total

Carga Horária

total 60 horas

Aulas Práticas

 

50%

30 horas

Aulas Téoricas

 

50%

30 horas

Total

 

100%

60 horas

Conteúdos:

  1. Aspectos Linguísticos da   Libras
  1. Aspectos Legal
  1. Introdução a gramática da Libras:
  1. Prática introdutória em     Libras:

METODOLOGIA

As aulas serão aplicadas de forma expositiva dialógica e organizadas de modo que primeiro serão trabalhados os conhecimentos da prática e depois a parte teórica da disciplina. As técnicas utilizadas envolverão como trabalho didático e também avaliativo: seminários, debates, estudos dirigidos, exposições dialogadas e dramatização.

Os temas serão abordados com: aulas expositivas, atividades de reprodução dos sinais; elaboração de frases, pequenos textos utilizando os sinais aprendidos, criação de materiais pedagógicos para o ensino dos sinais aprendidos, dentre outras, bem como, as atividades de avaliação do conteúdo estudado. Assim, os estudantes precisaram  acompanhar  o  conteúdo proposto diretamente com o professor.

Outros 50% serão realizadas por  meio de atividades com a duração de  2 horas de  atividades  no mesmo dia de  aulas, serão destinadas a fixação dos conteúdos/sinais ensinados, com atividades presenciais, de acordo com a especificidade de cada conteúdo do programa dentre eles: estudos dirigidos, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento  de estudo de campo e dinâmicas de grupo, filmes, etc.. Assim, os estudantes poderão se aprofundar mais sobre os conhecimentos teóricos por meio de estudos dirigidos e atividades proposto pelo         professor.

Os recursos didáticos utilizados serão: quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (data-show, vídeo, som, filmadora e internet ( Email, pesquisar Google, WWW.signwriting.com e etc).

AVALIAÇÃO

Avaliação Objetivos

Gerar uma prática reflexiva do ato avaliativo visando promover experiências significativas capazes de produzir um novo olhar sobre as situações que envolvam avaliação dos alunos do curso considerando que se encontram em fase de formação para o exercício da profissão docente; Proporcionar experiências avaliativas processuais e contínuas de caráter formativo diagnóstico e global visando promover um redimensionamento do fazer diário do estudante do curso de licenciatura.

Sistemática e instrumentos de avaliação dos estudantes a serem utilizados:

Atividades de avaliação e distribuição dos pontos correspondentes:

 

ETAPA

Atividades

Pontuação

Atividades em Libras em aulas trabalhos e diálogos presenciais e tarefa externa divididos.

 

35 PONTOS

1ª AVALIAÇÃO DITADO EM LIBRAS

 

15 PONTOS

2ª AVALIAÇÃO ESCRITA DE SINAIS

 

20 PONTOS

Apresentação de Trabalho final em Libras

30 PONTOS

 

Total

100 pontos

Critérios de avaliação

Critérios da atividade avaliativa de recuperação 

Conforme previsto nas Normas Gerais de Graduação - NGG - Resolução CONGRAD Nº 46/2022, de28/03/2022 a ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO, será possibilitada aos estudantes que tiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular, por meio de uma avaliação reflexiva realizada no último dia do semestre. A avaliação será feita com consulta e equivalerá a totalidade dos pontos do semestre: 100 pontos.

TRABALHO DISCENTE EFETIVO:

Deverão assistir um documentário: Acesse o endereço abaixo e assista ao Documentário:

Sou surda e não sabia, é um documentário francês, produzido em 2009, sob direção de Igor Ochronowicz, o qual narra a história verídica de Sandrine e sua descoberta como pessoa surda, além de abordar a discussão sobre a importância ou não da oralização de crianças surdas, as terminologias e seus eufemismos, à aquisição da língua de sinais, a convivência familiar, o preconceito, a inclusão e exclusão escolar, as metodologias de ensino e os movimentos surdos.

Endereço:

https://youtu.be/Vw364_Oi4xc

Após assistir o vídeo faça um relatório crítico e reflexivo das questões levantadas no documentário, com embasamento teórico do texto base. 

TRABALHO DISCENTE EFETIVO: Conforme Artigo 3º da Resolução CONGRAD nº 73/2022, que aprovou o Calendário Acadêmico do 2º semestre letivo de 2022, "Os professores poderão fazer uso do Trabalho Discente Efetivo - TDE para completar a carga horária de componentes curriculares, se necessário"

Para maiores informações sobre o TDE, consulte Resolução CONGRAD nº 73/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONGRAD-2022-73.pdf

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:  http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

Tipo de Avaliação

Época

Valor

 -A atividade de recuperação será realizada a partir no dia 22/11/2023 de forma individual, Extra-Turno e posterior gravar um vídeo.

- O estudante poderá realizar o instrumento avaliativo não desenvolvido na data prevista no plano de ensino. Dessa forma, o valor atribuído à atividade de recuperação será individualizado.

- Cada estudante poderá fazer apenas uma atividade de recuperação de nota.

A avaliação prático-gestual consistirá na capacidade dos estudantes de sinalização, de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais para a Língua Portuguesa e vice-versa, análise crítica teórica, discussão e argumentação dos temas abordados na disciplina.

22/11/23

100,00

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

Complementar

BRASIL. Lei  nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe    sobre  a   Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em jul.2020.

Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/88409/236323.pdf?sequence=1

em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT15-2512--Int.pdf

_____________. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>.

Acesso em jul. 2020.

KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (Org.) Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

KARNOPP, Lodenir Becker. Aquisição do parâmetro configuração de mão na língua brasileira de sinais (LIBRAS): estudo sobre quatro crianças surdas, filhas de pais surdos. Dissertação de Mestrado.                                                                                                                                                                          Porto Alegre: PUCRS, 1994.https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/143213/000946898.pdf?sequence=1

KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais na educação de surdos. In: THOMA, Adriana Silva & LOPES, Maura Corcini (Orgs.) A invenção da surdez: Cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. 103 – 113.Disponível

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

REIS, Flaviane. Professor Surdo: A política e a poética da transgressão pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação e Processos Inclusivos). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina,2006.

SITES:

CEFET/SC - NEPES

http://hendrix.sj.cefetsc.edu.br/%7Enepes/

FENEIS

http://www.feneis.org.br/page/index.asp

GES

www.ges.ced.ufsc.br

DICIONÁRIO DE LIBRAS

www.dicionariolibras.com.br

www.signwriting.com

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Kleyver Tavares Duarte, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/08/2023, às 08:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4743239 e o código CRC 048A4797.




Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4743239