|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras
JUSTIFICATIVA
O curso de graduação de licenciatura pretende formar profissionais competentes, críticos, comprometidos com a cidadania e aptos a atuar com a inclusão educacional dos Surdos. Assim, em consonância com as exigências do mundo do trabalho, a disciplina tem por meta a formação dos mesmos com o domínio e conhecimento da Libras para atuar de forma ética sobre a realidade educacional de alunos surdos em diversos segmentos culturais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
As aulas da Disciplina de LIBRAS01, começam no dia 31 de julho até o dia 30 de novembro de 2023 (Consta no calendário do semestre de 2022/2). Todas as segundas-feiras do horário de 19h às 22h30min.
As Atividades serão ministradas da seguinte forma:
Tipo de atividades |
Percentual da carga horária total |
Carga Horária total 60 horas |
Aulas Práticas |
50% |
30 horas |
Aulas Téoricas |
50% |
30 horas |
Total |
100% |
60 horas |
Conteúdos:
METODOLOGIA
As aulas serão aplicadas de forma expositiva dialógica e organizadas de modo que primeiro serão trabalhados os conhecimentos da prática e depois a parte teórica da disciplina. As técnicas utilizadas envolverão como trabalho didático e também avaliativo: seminários, debates, estudos dirigidos, exposições dialogadas e dramatização.
Os temas serão abordados com: aulas expositivas, atividades de reprodução dos sinais; elaboração de frases, pequenos textos utilizando os sinais aprendidos, criação de materiais pedagógicos para o ensino dos sinais aprendidos, dentre outras, bem como, as atividades de avaliação do conteúdo estudado. Assim, os estudantes precisaram acompanhar o conteúdo proposto diretamente com o professor.
Outros 50% serão realizadas por meio de atividades com a duração de 2 horas de atividades no mesmo dia de aulas, serão destinadas a fixação dos conteúdos/sinais ensinados, com atividades presenciais, de acordo com a especificidade de cada conteúdo do programa dentre eles: estudos dirigidos, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de estudo de campo e dinâmicas de grupo, filmes, etc.. Assim, os estudantes poderão se aprofundar mais sobre os conhecimentos teóricos por meio de estudos dirigidos e atividades proposto pelo professor.
Os recursos didáticos utilizados serão: quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (data-show, vídeo, som, filmadora e internet ( Email, pesquisar Google, WWW.signwriting.com e etc).
AVALIAÇÃO
Avaliação Objetivos
Gerar uma prática reflexiva do ato avaliativo visando promover experiências significativas capazes de produzir um novo olhar sobre as situações que envolvam avaliação dos alunos do curso considerando que se encontram em fase de formação para o exercício da profissão docente; Proporcionar experiências avaliativas processuais e contínuas de caráter formativo diagnóstico e global visando promover um redimensionamento do fazer diário do estudante do curso de licenciatura.
Sistemática e instrumentos de avaliação dos estudantes a serem utilizados:
Atividades de avaliação e distribuição dos pontos correspondentes:
ETAPA |
|
Atividades |
Pontuação |
Atividades em Libras em aulas trabalhos e diálogos presenciais e tarefa externa divididos.
|
35 PONTOS |
1ª AVALIAÇÃO DITADO EM LIBRAS |
15 PONTOS |
2ª AVALIAÇÃO ESCRITA DE SINAIS |
20 PONTOS |
Apresentação de Trabalho final em Libras |
30 PONTOS |
Total |
100 pontos |
Critérios de avaliação
Critérios da atividade avaliativa de recuperação
Conforme previsto nas Normas Gerais de Graduação - NGG - Resolução CONGRAD Nº 46/2022, de28/03/2022 a ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO, será possibilitada aos estudantes que tiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular, por meio de uma avaliação reflexiva realizada no último dia do semestre. A avaliação será feita com consulta e equivalerá a totalidade dos pontos do semestre: 100 pontos.
TRABALHO DISCENTE EFETIVO:
Deverão assistir um documentário: Acesse o endereço abaixo e assista ao Documentário:
Sou surda e não sabia, é um documentário francês, produzido em 2009, sob direção de Igor Ochronowicz, o qual narra a história verídica de Sandrine e sua descoberta como pessoa surda, além de abordar a discussão sobre a importância ou não da oralização de crianças surdas, as terminologias e seus eufemismos, à aquisição da língua de sinais, a convivência familiar, o preconceito, a inclusão e exclusão escolar, as metodologias de ensino e os movimentos surdos.
Endereço:
https://youtu.be/Vw364_Oi4xc
Após assistir o vídeo faça um relatório crítico e reflexivo das questões levantadas no documentário, com embasamento teórico do texto base.
TRABALHO DISCENTE EFETIVO: Conforme Artigo 3º da Resolução CONGRAD nº 73/2022, que aprovou o Calendário Acadêmico do 2º semestre letivo de 2022, "Os professores poderão fazer uso do Trabalho Discente Efetivo - TDE para completar a carga horária de componentes curriculares, se necessário"
Para maiores informações sobre o TDE, consulte Resolução CONGRAD nº 73/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONGRAD-2022-73.pdf
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.
Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
-A atividade de recuperação será realizada a partir no dia 22/11/2023 de forma individual, Extra-Turno e posterior gravar um vídeo. - O estudante poderá realizar o instrumento avaliativo não desenvolvido na data prevista no plano de ensino. Dessa forma, o valor atribuído à atividade de recuperação será individualizado. - Cada estudante poderá fazer apenas uma atividade de recuperação de nota. A avaliação prático-gestual consistirá na capacidade dos estudantes de sinalização, de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais para a Língua Portuguesa e vice-versa, análise crítica teórica, discussão e argumentação dos temas abordados na disciplina. |
22/11/23 |
100,00 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em jul.2020.
Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/88409/236323.pdf?sequence=1
em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT15-2512--Int.pdf
_____________. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>.
Acesso em jul. 2020.
KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (Org.) Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.
KARNOPP, Lodenir Becker. Aquisição do parâmetro configuração de mão na língua brasileira de sinais (LIBRAS): estudo sobre quatro crianças surdas, filhas de pais surdos. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PUCRS, 1994.https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/143213/000946898.pdf?sequence=1
KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais na educação de surdos. In: THOMA, Adriana Silva & LOPES, Maura Corcini (Orgs.) A invenção da surdez: Cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. 103 – 113.Disponível
QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
REIS, Flaviane. Professor Surdo: A política e a poética da transgressão pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação e Processos Inclusivos). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina,2006.
SITES:
CEFET/SC - NEPES
http://hendrix.sj.cefetsc.edu.br/%7Enepes/
FENEIS
http://www.feneis.org.br/page/index.asp
GES
DICIONÁRIO DE LIBRAS
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Kleyver Tavares Duarte, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/08/2023, às 08:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4743239 e o código CRC 048A4797. |
Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 | SEI nº 4743239 |