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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Psicologia da Educação norteia-se pelo Projeto Pedagógico do curso de Geografia, contribuindo para que os/as formandos/as tenham “a capacidade de compreender-se como ser histórico, com uma postura interdisciplinar, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva” (PROJETO POLÍTCO PEDAGÓGICO DO CURSO, 2010, p.11).
Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos na disciplina, considerando as teorias da psicologia que tratam de desenvolvimento humano e aprendizagem, e a análise dos aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem, possibilitam compreender os fatores que favorecem e/ou dificultam a relação e interação professor-aluno e a construção do conhecimento pelos discentes. Isso requer que os/as alunos/as do curso de Geografia percebam que o processo educacional envolve o desenvolvimento das potencialidades cognitivas, afetivas e sociais dos/as educandos/as, respeitando-se suas singularidades, as condições para a aquisição de conhecimentos e a relação com o meio sociocultural.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa. |
Objetivos Específicos: |
- Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem; - Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino. - Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação; - Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. |
PROGRAMA
UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA
1.1 - Ciência e senso comum
1.2 - A Psicologia Científica
1.3 - A Psicologia e o Misticismo
1.4 - A Psicologia entre os gregos, no Império Romano, na Idade Média e no Renascimento
1.5 - As principais teorias da Psicologia do Século 20
UNIDADE II - PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO
2.1 - A interface entre a Psicologia e a Educação
2.2 - Objetivos da disciplina Psicologia da Educação
2.3 - Contribuições da Psicologia para o cotidiano escolar e para a compreensão do processo ensino aprendizagem
2.4 - Possibilidades e limites da transposição do conhecimento psicológico para a prática educativa
2.5 - A Psicologia na formação do professor
UNIDADE III – CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR
3.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo
3.2 - Abordagem Comportamentalista: Skinner
3.3 - Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon
3.4 - Abordagem Psicanalítica: Freud
3.5 - Abordagem Humanista: Rogers
UNIDADE IV – O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO
4.1 - Dimensões do desenvolvimento humano: biológico, motor, cognitivo, afetivo-emocional, sociocultural
4.2 - A criança: desenvolvimento físico, cognição, linguagem, social, da personalidade, dificuldades de desenvolvimento e ambiente escolar
4.3 - O adolescente: formação da identidade, escolha profissional, sexualidade, relações familiares, conflitos na adolescência e realidade sócio-econômica-cultural
4.4 - O adulto: mudanças físicas e afetivas, desenvolvimento da personalidade, consolidação na carreira, relações sociais, constituição da família, pressões sociais e econômicas
4.5 - O idoso: aposentadoria, mudanças físicas e psíquicas, mitos e verdades sobre o processo de envelhecimento
METODOLOGIA
Atividades síncronas: 1h40min por semana, às quintas-feiras, das 8h às 9h40min
Plataforma de que será utilizada: Zoom (https://zoom.us/). Como segunda opção: Google Meet.
Atividades assíncronas: 1h40 por semana
Plataforma de /softwares que serão utilizados: (www.moodle.ufu.br)
Endereço web de localização dos arquivos: (https://www.moodle.ufu.br/login/index.php)
Carga-horária de atividades: destinadas à leitura de textos, realização e inserção de atividades no Moodle, participação em fóruns nesse ambiente virtual, a partir de questionamentos solicitados pela professora, além de produção de textos.
As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br) ou (drive).
PROCEDIMENTOS
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (www.moodle.ufu.br) e atividades assíncronas que serão desenvolvidas no Zoom ((https://zoom.us/), ou Google Meet.
CRONOGRAMA DOS TEXTOS A SEREM LIDOS E VÍDEOS ASSISTIDOS
SEMANA |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
1ª (15/07)
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Unidade I A Psicologia enquanto ciência
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- Apresentação da proposta da disciplina e discussão com os/as estudantes sobre o conteúdo e a avaliação (divisão dos grupos de trabalho). - Aula expositiva dialógica apresentando, em linhas gerais, sobre a história da Psicologia e a origem da Psicologia da Educação. - Participação dos/as estudantes. |
- Texto 1 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2018. (Capítulo 1) |
2.ª (22/07) |
Unidade I A Psicologia enquanto ciência
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- Aula expositiva dialógica apresentando, em linhas gerais, sobre a história da Psicologia.
- Participação dos/as estudantes. |
- Texto 1 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2018. (Capítulo 1) - Texto 2 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Evolução da Psicologia. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2018. (Capítulo 2). |
3ª (29/07)
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Unidade I A Psicologia enquanto ciência
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- Aula expositiva dialógica sobre a origem e o campo da Psicologia da Educação.
- Participação dos/as estudantes. |
Texto 3 - SALVADOR, César Coll, PALÁCIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro (Org.). Psicologia e Educação: Aproximação aos objetivos e conteúdos da Psicologia da Educação. In: ___. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. Tradução Angelica Melo Alves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, v.2. p. 7-21. (Capítulo 1). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/927785/mod_resource/content/1/Livro%20-%20Desenvolvimento%20psicol%C3%B3gico%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20Coll%20-%20Cap.%201.pdf |
4ª (05/08)
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Unidade II Correntes teóricas que subsidiam |
- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da perspectiva inatista-maturacionista.
- Participação dos/as estudantes. |
Texto 4 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem inatista-maturacionista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. São Paulo: Atual, 1997. p. 11- 21. (Capítulo 02). Texto 5 – GOULD, Stephen Jay. A teoria do QI hereditário. In: ____. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 149-162. |
5ª (12/08)
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Unidade II Correntes teóricas que subsidiam
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria behaviorista. - Participação dos/as estudantes. |
Texto 6 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Texto 7- SKINNER, B.F. A tecnologia do ensino. In: Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1972. p.57-88. Disponível em: |
6.ª (19/08)
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Unidade II Correntes teóricas que subsidiam
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana. - Participação dos/as estudantes. |
Texto 8 - SHIRAHIGE, Elena Etsuko; HIGA, Marília Matsuko. A contribuição da Psicanálise à Educação: In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.13-46. Documentário: Análise de uma mente: Freud. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3zCuGCOODHE |
7.ª (26/08) |
Unidade II Correntes teóricas que subsidiam
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana. - Participação dos/as estudantes |
Texto 9 – FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. In: ____. O mal estar na civilização, novas conferências introdutórias e outros textos (1930-1936). Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2013/10/freudobras-completas-vol-18-1930-1936.pdf |
8.ª (02/09) |
Unidade II Correntes teóricas que subsidiam
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana. - Participação dos/as estudantes
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Texto 10 - PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan de. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, 1º Semestre de 2009, Número 2, p. 22-35. Disponível em:
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9.ª (09/09) |
Unidade II Correntes teóricas que subsidiam
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana. - Participação dos/as estudantes.
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Texto 11 - MELLO, Suely Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da Material complementar: |
10.ª (23/09)
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Unidade II Correntes teóricas que subsidiam
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria walloniana. - Participação dos/as estudantes.
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Texto 12 - DOURADO, Ione Collado Pacheco; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Henri Wallon: Psicologia e educação. Revista Acadêmica Augusto Guzzo. p.23-31.
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11.ª (07/10) |
Unidade III |
Apresentação dos ensaios sobre Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano.
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- PAPALIA, Diane E. et.al. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013.
- Texto: Dicas como escrever um ensaio: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116800/DICAS_SOBRE_COMO_ESCREVER_UM_ENSAIO.pdf |
12.ª (14/10) |
Unidade III |
Apresentação dos ensaios sobre Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano.
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- PAPALIA, Diane E. et.al. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013.
- Texto: Dicas como escrever um ensaio: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116800/DICAS_SOBRE_COMO_ESCREVER_UM_ENSAIO.pdf |
13.ª (21/10)
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Unidade IV
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Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir de experiências de análise fílmica 4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva |
Temas |
14.ª (28/10) |
Unidade IV
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Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir de experiências de análise fílmica
4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula 4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização |
Temas - A interação família-escola e os processos de socialização. |
15.º (04/11)
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Unidade IV
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Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir de experiências de análise fílmica 4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção |
Temas - O fracasso escolar como realidade ou produção. |
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.
Os 100 pontos serão distribuídos em:
- Participação nas aulas: 10,0 pontos – a serem considerados no período de 15/07 a 04/11, por meio de respostas a questionamentos e problematizações da professora, que avaliará a qualidade e a pertinência das reflexões das/os estudantes.
- Prova: 30,0 pontos – a ser realizada no período de 26/08 a 30/09 de forma assíncrona, sendo postada no ambiente virtual Moodle. Na avaliação dessa atividades serão analisadas/os a/o: capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões, com base nas leituras dos textos, filmes assistidos e discussões realizadas em sala de aula.
- - Ensaio com reflexões teóricas sobre fases do desenvolvimento humano: 40,0 pontos, distribuídos em 5,0 pontos: preparação (encontros com a professora – nota individual); - 30,0 pontos: trabalho final (texto escrito de 8 a 10 páginas - dupla); 5,0 pontos: apresentação do trabalho (dupla – nota individual). Para a avaliação serão consideradas: as reflexões da dupla sobre uma fase do desenvolvimento humano (adolescência, adultez ou velhice). O tema será definido por meio de sorteio.
- Trabalho escrito sobre temas relativos à Psicologia da Educação: 20,0 pontos, distribuídos em: 5,0 pontos (Elucidação de dúvidas sobre o trabalho: questionamentos por meio de atividades síncronas ou assíncronas para a professora – grupo (nota individual); 5.0 pontos (apresentação dos trabalhos – grupo, nota individual); 10,0 pontos (vídeo produzido sobre o trabalho – 20 a 25 minutos). Serão consideradas: a capacidade de problematizar e analisar os temas à luz do referencial teórico estudado, apresentar criticidade e profundidade nas reflexões.
- A frequência nas atividades síncronas será contabilizada pela lista de presença gerada pela plataforma a ser utilizada (Zoom ou Meet). Para as atividades assíncronas, será considerada a realização das atividades propostas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2001. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxubHBzaTAxNHxneDo2N2IyYmIyNGQ4ODE5OTRi. Acesso em: 20 jun. 2021.
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. (Série Educador em Construção). Disponível em: http://files.psicologia-da-aprendizagem.webnode.com/200000002-1194f1291a/TEXTO%202%20-%20psicologia%20e%20trabalho%20pedagogico%20roseli%20fontana%20e%20nazare%20(s%C3%A9ra%20utilizado%20o%20cap%2002%20ao%2004).pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 20 jun. 2021.
Complementar
CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 21. ed. São Paulo: Summus, 1992. Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/40318074/Desenvolvimento_Humano_12_edicao. Acesso em: 11 fev. 2021.
SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Fundamentos psicológicos da educação. João Pessoa: Moraes, 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/36460560-Fundamentos-psicologicos-da-educacao.html. Acesso em: 20 jun. 2021.
SENGER, Carine Maria; CASSANDRE, Márcio Pachoal. Aprendizagem e desenvolvimento humano: da agência da criança para a agência do adulto nos espaços da atividade do trabalho. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Disponível em: http://www.revistashc.org/index.php/shc/article/view/16/2. Acesso em: 20 jun. 2021.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/06/2021, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2858659 |