UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

 

Psicologia da Educação

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas – ICHPO

Código:

GFB012

Período/Série:

6.º

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 -

Total:

60h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela

Ano/Semestre:

2,º/2020

Observações:

Disciplina ofertada conforme a Resolução n.º 25 do CONGRAD.

 

EMENTA

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Psicologia da Educação norteia-se pelo Projeto Pedagógico do curso de Geografia, contribuindo para que os/as formandos/as tenham “a capacidade de compreender-se como ser histórico, com uma postura interdisciplinar, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva” (PROJETO POLÍTCO PEDAGÓGICO DO CURSO, 2010, p.11). 

Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos na disciplina, considerando as teorias da psicologia que tratam de desenvolvimento humano e aprendizagem, e a análise dos aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem, possibilitam compreender os fatores que favorecem e/ou dificultam a relação e interação professor-aluno e a construção do conhecimento pelos discentes. Isso requer que os/as alunos/as do curso de Geografia percebam que o processo educacional envolve o desenvolvimento das potencialidades cognitivas, afetivas e sociais dos/as educandos/as, respeitando-se suas singularidades, as condições para a aquisição de conhecimentos e a relação com o meio sociocultural.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.

Objetivos Específicos:

- Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;

- Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino.

- Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação;

- Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

PROGRAMA

UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

 1.1 - Ciência e senso comum

1.2 - A Psicologia Científica

1.3 - A Psicologia e o Misticismo

1.4 - A Psicologia entre os gregos, no Império Romano, na Idade Média e no Renascimento

1.5 - As principais teorias da Psicologia do Século 20

UNIDADE II - PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO

2.1 - A interface entre a Psicologia e a Educação

2.2 - Objetivos da disciplina Psicologia da Educação

2.3 - Contribuições da Psicologia para o cotidiano escolar e para a compreensão do processo ensino aprendizagem

2.4 - Possibilidades e limites da transposição do conhecimento psicológico para a prática educativa

2.5 - A Psicologia na formação do professor

UNIDADE III – CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

3.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo

3.2 - Abordagem Comportamentalista: Skinner

3.3 - Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon

3.4 - Abordagem Psicanalítica: Freud

3.5 - Abordagem Humanista: Rogers

UNIDADE IV – O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

4.1 - Dimensões do desenvolvimento humano: biológico, motor, cognitivo, afetivo-emocional, sociocultural

4.2 - A criança: desenvolvimento físico, cognição, linguagem, social, da personalidade, dificuldades de desenvolvimento e ambiente escolar

4.3 - O adolescente: formação da identidade, escolha profissional, sexualidade, relações familiares, conflitos na adolescência e realidade sócio-econômica-cultural

4.4 - O adulto: mudanças físicas e afetivas, desenvolvimento da personalidade, consolidação na carreira, relações sociais, constituição da família, pressões sociais e econômicas

4.5 - O idoso: aposentadoria, mudanças físicas e psíquicas, mitos e verdades sobre o processo de envelhecimento

METODOLOGIA

  1. Atividades síncronas: 1h40min por semana, às quintas-feiras, das 8h às 9h40min

           Plataforma de que será utilizada: Zoom (https://zoom.us/). Como segunda opção: Google Meet.

  1. Atividades assíncronas: 1h40 por semana

           Plataforma de /softwares que serão utilizados: (www.moodle.ufu.br)

           Endereço web de localização dos arquivos: (https://www.moodle.ufu.br/login/index.php)

  1. Carga-horária de atividades: destinadas à leitura de textos, realização e inserção de atividades no Moodle, participação em fóruns nesse ambiente virtual, a partir de questionamentos solicitados pela professora, além de produção de textos.

  2. As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br) ou (drive).

PROCEDIMENTOS

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (www.moodle.ufu.br) e atividades assíncronas que serão desenvolvidas no Zoom ((https://zoom.us/), ou Google Meet.

CRONOGRAMA DOS TEXTOS A SEREM LIDOS E VÍDEOS ASSISTIDOS

SEMANA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

(15/07)

 

 

Unidade I

A Psicologia enquanto ciência

 

- Apresentação da proposta da disciplina e discussão com os/as estudantes sobre o conteúdo e a avaliação (divisão dos grupos de trabalho).

- Aula expositiva dialógica apresentando, em linhas gerais, sobre a história da Psicologia e a origem da Psicologia da Educação.

- Participação dos/as estudantes.

- Texto 1 -  BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2018. (Capítulo 1)

2.ª

(22/07)

Unidade I

A Psicologia enquanto ciência

 

 

- Aula expositiva dialógica apresentando, em linhas gerais, sobre a história da Psicologia.

 

- Participação dos/as estudantes.

- Texto 1 -  BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2018. (Capítulo 1)

- Texto 2 -  BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Evolução da Psicologia. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2018. (Capítulo 2).

(29/07)

 

Unidade I

A Psicologia enquanto ciência

 

- Aula expositiva dialógica sobre a origem e o campo da Psicologia da Educação.

 

- Participação dos/as estudantes.

Texto 3 - SALVADOR, César Coll, PALÁCIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro (Org.). Psicologia e Educação: Aproximação aos objetivos e conteúdos da Psicologia da Educação. In: ___. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. Tradução Angelica Melo Alves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, v.2. p. 7-21.  (Capítulo 1). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/927785/mod_resource/content/1/Livro%20-%20Desenvolvimento%20psicol%C3%B3gico%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20Coll%20-%20Cap.%201.pdf 

(05/08)

 

Unidade II

Correntes teóricas que subsidiam

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da perspectiva inatista-maturacionista.

 

- Participação dos/as estudantes.

Texto 4 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem inatista-maturacionista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. São Paulo: Atual, 1997. p. 11- 21. (Capítulo 02).

Texto 5 – GOULD, Stephen Jay.  A teoria do QI hereditário. In: ____. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 149-162.

(12/08)

 

Unidade II

Correntes teóricas que subsidiam

 

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria behaviorista.

- Participação dos/as estudantes.

 Texto 6 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03).

Texto 7- SKINNER, B.F. A tecnologia do ensino. In: Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1972. p.57-88. Disponível em:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwc2ljb2xvZ2lhYmVoYXZpb3Jpc3RhfGd4OjQ2OTQ3MTM1ZDU4MTNhMjI

6.ª

(19/08)

 

Unidade II

Correntes teóricas que subsidiam

 

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana.

- Participação dos/as estudantes.

Texto 8 - SHIRAHIGE, Elena Etsuko; HIGA, Marília Matsuko. A contribuição da Psicanálise à Educação: In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.13-46.

Documentário: Análise de uma mente: Freud. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3zCuGCOODHE 

7.ª

(26/08)

Unidade II

Correntes teóricas que subsidiam

 

 

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana.

- Participação dos/as estudantes

Texto 9 – FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. In: ____. O mal estar na civilização, novas conferências introdutórias e outros textos (1930-1936). Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2013/10/freudobras-completas-vol-18-1930-1936.pdf

8.ª

(02/09)

Unidade II

Correntes teóricas que subsidiam

 

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.

- Participação dos/as estudantes

 

 

Texto 10 - PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan de. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, 1º Semestre de 2009, Número 2, p. 22-35. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4627078/mod_resource/content/1/Artigo_A%20epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Jean%20Piaget.pdf


Vídeo : Coleção grandes educadores: Jean Piaget. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rRLukE2HGzA
Vídeo: Pensadores na educação: Jean Piaget. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=MwKEO2pkLP8

9.ª

(09/09)

Unidade II

Correntes teóricas que subsidiam

 

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.

- Participação dos/as estudantes.

 

Texto 11 - MELLO, Suely Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da
educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.135-155.
Filme: A Maçã. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=buhLlfTVPwI
 

Material complementar:
Vídeo: Coleção grandes educadores: Lev Vygotsky. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE&t=13s
Vídeo: Pensadores na educação: Vygotsky. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BS8o_B5M9Zs

10.ª

(23/09)

 

Unidade II

Correntes teóricas que subsidiam

 

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria walloniana.

- Participação dos/as estudantes.

 

 

Texto 12 - DOURADO, Ione Collado Pacheco; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Henri Wallon: Psicologia e educação. Revista Acadêmica Augusto Guzzo. p.23-31.
Disponível em: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/download/110/128


Vídeo: Coleção grandes educadores: Henri Wallon. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ebt2iaiV9U8
Vídeo: Pensadores na educação: Wallon. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZfXIkidkFQI
Leitura complementar: FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL/?lang=pt

11.ª

(07/10)

Unidade III
O indivíduo enquanto ser em
transformação: Aspectos físicos,
cognitivos, afetivos e sociais da criança, adolescente, adulto e idoso

Apresentação dos ensaios sobre Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano.

 

- PAPALIA, Diane E. et.al. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Disponível em: https://www.academia.edu/40318074/Desenvolvimento_Humano_12_edicao

 

- Texto: Dicas como escrever um ensaio: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116800/DICAS_SOBRE_COMO_ESCREVER_UM_ENSAIO.pdf

12.ª

(14/10)

Unidade III
O indivíduo enquanto ser em
transformação: Aspectos físicos,
cognitivos, afetivos e sociais da criança, adolescente, adulto e idoso

Apresentação dos ensaios sobre Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano.

 

- PAPALIA, Diane E. et.al. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Disponível em: https://www.academia.edu/40318074/Desenvolvimento_Humano_12_edicao

 

- Texto: Dicas como escrever um ensaio: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116800/DICAS_SOBRE_COMO_ESCREVER_UM_ENSAIO.pdf

13.ª

(21/10)

 

Unidade IV
As relações interpessoais e as
temáticas de Psicologia
Educacional

 

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir de experiências de análise fílmica

4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 – O bullying no cotidiano escolar
 

 

 

 

Temas
- A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva.
- O bullying no cotidiano escolar.

 

14.ª

(28/10)

Unidade IV
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia
Educacional

 

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir de experiências de análise fílmica

 

4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula

4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização

Temas
- Disciplina e indisciplina na sala de aula.

- A interação família-escola e os processos de socialização.
 

15.º

(04/11)

 

 

Unidade IV
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia
Educacional

 

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir de experiências de análise fílmica

4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção
4.6 – Patologização e medicalização no contexto escolar

Temas

- O fracasso escolar como realidade ou produção.
- Patologização e medicalização no contexto escolar.

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.

Os 100 pontos serão distribuídos em:

- Participação nas aulas: 10,0 pontos – a serem considerados no período de 15/07 a 04/11, por meio de respostas a questionamentos e problematizações da professora, que avaliará a qualidade e a pertinência das reflexões das/os estudantes.  

- Prova: 30,0 pontos – a ser realizada no período de 26/08 a 30/09 de forma assíncrona, sendo postada no ambiente virtual Moodle. Na avaliação dessa atividades serão analisadas/os a/o: capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões, com base nas leituras dos textos, filmes assistidos e discussões realizadas em sala de aula.

- - Ensaio com reflexões teóricas sobre fases do desenvolvimento humano: 40,0 pontos, distribuídos em 5,0 pontos: preparação (encontros com a professora – nota individual); - 30,0 pontos: trabalho final (texto escrito de 8 a 10 páginas - dupla); 5,0 pontos: apresentação do trabalho (dupla – nota individual). Para a avaliação serão consideradas: as reflexões da dupla sobre uma fase do desenvolvimento humano (adolescência, adultez ou velhice). O tema será definido por meio de sorteio.

        - Trabalho escrito sobre temas relativos à Psicologia da Educação: 20,0 pontos, distribuídos em: 5,0 pontos (Elucidação de dúvidas sobre o trabalho: questionamentos por meio de atividades síncronas ou assíncronas para a professora – grupo (nota individual); 5.0 pontos (apresentação dos trabalhos – grupo, nota individual); 10,0 pontos (vídeo produzido sobre o trabalho – 20 a 25 minutos). Serão consideradas: a capacidade de problematizar e analisar os temas à luz do referencial teórico estudado, apresentar criticidade e profundidade nas reflexões.

- A frequência nas atividades síncronas será contabilizada pela lista de presença gerada pela plataforma a ser utilizada (Zoom ou Meet). Para as atividades assíncronas, será considerada a realização das atividades propostas.

                

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2001. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxubHBzaTAxNHxneDo2N2IyYmIyNGQ4ODE5OTRi. Acesso em: 20 jun. 2021.

FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. (Série Educador em Construção). Disponível em: http://files.psicologia-da-aprendizagem.webnode.com/200000002-1194f1291a/TEXTO%202%20-%20psicologia%20e%20trabalho%20pedagogico%20roseli%20fontana%20e%20nazare%20(s%C3%A9ra%20utilizado%20o%20cap%2002%20ao%2004).pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 20 jun. 2021.

Complementar

CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 21. ed. São Paulo: Summus, 1992. Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/40318074/Desenvolvimento_Humano_12_edicao. Acesso em: 11 fev. 2021.

SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Fundamentos psicológicos da educação. João Pessoa: Moraes, 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/36460560-Fundamentos-psicologicos-da-educacao.html. Acesso em: 20 jun. 2021.

SENGER, Carine Maria; CASSANDRE, Márcio Pachoal. Aprendizagem e desenvolvimento humano: da agência da criança para a agência do adulto nos espaços da atividade do trabalho. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Disponível em: http://www.revistashc.org/index.php/shc/article/view/16/2. Acesso em: 20 jun. 2021.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/06/2021, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2858659