UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar II – PROINTER II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32203

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60H

Prática:

30H

Total:

90H

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dalva Maria de Oliveira Silva (dalva.oliveira@ufu.br)

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Plano de reposição do semestre 2023-2, elaborado conforme a Resolução CONGRAD nº 73, de 17 de outubro de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD Nº 118, de 10 de novembro de 2023 e a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD Nº 107, de 07 de junho de 2023. Período letivo: 08 de janeiro a 09 de maio de 2024.

 

EMENTA

O professor-pesquisador e o trabalho com fontes orais. O professor-pesquisador e o trabalho com fontes da cultura material e imaterial. Educação, memória e patrimônio. Elaboração de ação didática em instituições de guarda e preservação patrimonial.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Interdisciplinar II – PROINTER II - objetiva a formação do professor-pesquisador a partir do debate teórico sobre o patrimônio cultural, material e imaterial, a memória e as fontes orais e o seu uso na pesquisa histórica e no ensino de História. A disciplina busca contribuir para a articulação entre teoria e prática propondo a elaboração de ação didática em instituição de guarda e preservação patrimonial, apresentando possibilidades de atuação para o futuro professor-pesquisador, desempenhando papel importante na formação do egresso e contribuindo para o alcance dos objetivos do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em História.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

§ Discutir a importância das fontes históricas para a pesquisa histórica.

Objetivos Específicos:

§ Apresentar e exercitar a metodologia da história oral;

§ Trabalhar os conceitos de memória e patrimônio cultural;

§ Elaborar projeto de ação didática em instituição de guarda e preservação patrimonial.

PROGRAMA

Unidade I- O trabalho do historiador com as fontes orais

1.1. História oral como metodologia de pesquisa

1.2. Diálogo e ética na História Oral

1.3. O professor-pesquisador e as fontes orais

 

Unidade II- As fontes orais e o patrimônio material e imaterial

2.1. Conceitos de memória e patrimônio cultural

2.2. Patrimônio cultural e fontes orais na pesquisa e no ensino de História

 

Unidade III- Memória e Educação patrimonial

3.1. Educação patrimonial: compreensão multiperspectivada

 

Unidade IV- Ação didática em instituições de guarda e preservação patrimonial

4.1. Memórias de vivências rurais a partir do acervo do MUSAI

METODOLOGIA

 

A disciplina será ministrada em formato presencial por meio de aulas teóricas expositivas dialogadas e atividades práticas, utilizando bibliografias, recursos áudios visuais, planejamento e execução de ação didática no Museu Antropológico de Ituiutaba. Este plano, acompanhado do cronograma das aulas, serão disponibilizados aos discentes visando a sua discussão e possíveis adequações. As aulas teóricas expositivas e dialogadas e aulas práticas, com atividades que visam o cumprimento da ementa da disciplina, serão ministradas conforme disposto no calendário acadêmico da universidade. (Resolução CONGRAD Nº 118, de 10 de novembro de 2023)

As aulas teóricas serão ministradas às quartas-feiras no horário das 19:00 às 22:30 horas e as aulas práticas às terças e quartas-feiras das 18:10 às 19:00 horas.

Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados às terças e quartas-feiras das 14:00 às 16:00 horas, mediante agendamento prévio pelo e-mail dalva.oliveria@ufu.br.

A bibliografia básica e complementar, a ser utilizada nas aulas, conforme cronograma, estará disponível na Biblioteca Setorial do Campus Pontal e também será disponibilizada na Equipe da disciplina na Plataforma Microsoft Teams – PROINTER II – 2023-2 - acessível por meio do link https://encurtador.com.br/hikrE , no canal respectivo de cada unidade do programa, na guia “Arquivos”, de acordo com a sequência do seu desenvolvimento. A bibliografia, orientações e materiais didáticos, necessários à execução da disciplina, também estarão disponíveis no Drive, que pode ser acessado por meio do link https://drive.google.com/drive/folders/1N-XRAP-Evz1tIei1eSEpigtWgwenDut9.

AVALIAÇÃO

A avaliação será processual, executada ao longo do desenvolvimento da disciplina, e fundamental ao alcance dos seus objetivos e do cumprimento do papel da disciplina no Projeto Pedagógico do Curso. Se fará um acompanhamento atencioso da frequência e da participação dos(as) discentes nas aulas, que é primordial à construção coletiva da ação didática. O objetivo geral da disciplina é discutir a importância das fontes orais, da memória e do patrimônio para a pesquisa e o ensino de história, portanto a avaliação se dará a partir das leituras necessárias à construção e execução do projeto de ação didática, integralizando 100 pontos, conforme explicitado abaixo:

1

Leitura da bibliografia básica, presença e participação nas aulas a partir da leitura realizada – avaliação a ser realizada em todas as aulas em que estiver prevista leitura da bibliografia, conforme indicada no cronograma.

 

10 pontos

2

Planejamento e execução da ação didática no MUSAI – realização, transcrição e entrega da entrevista oral a ser realizada durante a ação didática.

Execução da ação didática prevista para o dia 20/03/2024

Entrega das transcrições das entrevistas – 03/04/2024

 

40 pontos

3

Entrega do projeto de ação didática no MUSAI, acrescido da análise do processo de execução e dos resultados alçados, reflexões sobre a contribuição do conteúdo estudado e a aprendizagem adquirida.

Critérios de avaliação: apresentação do projeto conforme roteiro; redação coerente, lógica e clara; diálogo autoral com o conteúdo estudado, apresentado os resultados e reflexões realizadas a partir da atividade; correção gramatical e ortográfica e observância das normas da ABNT.

Avaliação prevista para o dia 17/04/2024

50 pontos

 

Conforme disposto na Resolução CONGRAD Nº 107, de 07 de junho de 2023 o(a) discente que tiver participado das atividades, inclusive da ação didática, e não tiver atingido a média, necessária para aprovação, fará nova avaliação a ser entregue no dia 24 de abril de 2024.

Avaliação de recuperação: produção de texto, representando os principais debates realizados durante as aulas e a experiência adquirida na ação didática, no valor de 50 pontos, de acordo com os seguintes critérios de avaliação: redação coerente, lógica e clara; diálogo autoral com o conteúdo estudado, apresentado os resultados e reflexões realizadas a partir da atividade de ação didática; correção gramatical e ortográfica e observância das normas da ABNT.

A verificação da frequência se fará por meio de chamada no início e final das aulas, com registro no diário eletrônico.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2005.

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.) Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006.

Complementar

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2004

 

PEIXOTO, Maria do Rosário C.; BORGES, Vavy Pacheco; VIEIRA, Maria do Pilar A.;CIAMPI, Helenice; CABRINI, Conceição. Ensino de História: revisão urgente. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

 

MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun .Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olho d'água, 2006.

 

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

 

PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/01/2024, às 13:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5103269 e o código CRC D9015A39.




Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5103269