UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Aproveitamento de Coprodutos da Indústria de Alimentos

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Engenharia Química

SIGLA:

FEQUI

CH TOTAL TEÓRICA:

45 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

45 horas

 

OBJETIVOS

Nesta disciplina, o aluno deverá avaliar as diferentes cadeias produtivas e processamento dos alimentos, identificando os produtos principais, os coprodutos e resíduos. Através desta análise, irá conhecer as técnicas de obtenção e aproveitamento dos coprodutos e resíduos, saber diferenciá-los em um processo, além de dominar os conceitos de reciclagem, upcycling e questões ambientais e econômicas envolvidas. A partir desses conceitos, o futuro profissional poderá propor alternativas para a minimização de resíduos, o aproveitamento efetivo e sustentável de todos os elementos gerados no sistema, gerando novos produtos e valorizando os resíduos agroindustriais, baseado na utilização dos princípios das Tecnologias Limpas.

O aluno deverá conhecer os principais elementos envolvidos na cadeia produtiva de alimentos, especificar as particularidades e necessidades de cada alimento, com base na análise de ciclo de vida do produto. Além de compreender as interações multidisciplinares que podem ocorrer entre geração de matérias-primas e de processos sustentáveis; compreender a necessidade da regulamentação (Legislação) nesta área, de maneira que o aluno terá desenvolvido as seguintes competências:

Inovar no processamento de alimentos, além de identificar os processos e equipamentos adequados ao fluxograma industrial de obtenção de alimentos de forma ecologicamente correta, desenvolver equipamentos para este fim, monitorar e controlar a qualidade desde a matéria prima até o produto final, ao mesmo tempo que pode propor alternativas, reduzindo a geração de resíduos e assim implementando as tecnologias limpas, respeitando as normas de segurança no trabalho.

Além disso, a disciplina torna o aluno capaz de desenvolver produtos e coprodutos de acordo com cada tipo de cadeia produtiva, de acordo com as técnicas adequadas às suas transformações, importante para resolver problemas, propor soluções e melhorias, e sobretudo, desenvolver novos produtos, inclusive com alegações funcionais.

O futuro profissional terá capacidade de propor pesquisas para solucionar erros no processo, para elaborar e ministrar treinamentos para colaboradores e profissionais da área de Tecnologias Limpas, visando a qualidade dos alimentos, de acordo com conceitos de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos vistos na Universidade e relacionados com problemas práticos vivenciados no cotidiano. Através desse conhecimento, analisar de maneira lógica sistemas, produtos ou processos envolvendo os alimentos, de forma a garantir positivamente o impacto social, econômico e ambiental.

No exercício da profissão, este será capaz de emitir laudos, pareceres e relatos técnicos, trabalhando de forma ética e colaborativa no exercício da Engenharia de Alimentos, aplicando adequadamente os aspectos legais inerentes à profissão, através de órgãos regulamentadores nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que se encontrará integrado aos setores acadêmicos, incentivado a adquirir novos conhecimentos de forma autônoma, atendendo assim às demandas do mercado de trabalho.

 

Ementa

Análise dos sistemas de produção de alimentos e sua relação com as principais cadeias produtivas. Definição e classificação de produtos, coprodutos e resíduos do processamento de alimentos. Potencial tecnológico e aproveitamento de coprodutos de origem animal e vegetal. Importância econômica, social e impacto ambiental do aproveitamento de resíduos. Desenvolvimento de novos produtos, upcycling, reciclagem e tratamentos para coprodutos e resíduos sólidos e líquidos. Viabilidade mercadológica e aceitação dos produtos desenvolvidos.

 

PROGRAMA

1. Sistemas de Produção de Alimentos

1.1. Análise das principais cadeias produtivas;
1.2. Elos de produção de alimentos e elementos envolvidos no processamento;
1.3. Análise de perdas e desperdícios;

2. Produtos, coprodutos e resíduos do processamento de alimentos

2.1. Definição e classificação;
2.2. Viabilidade de utilização;
2.3. Identificação de cada elemento e soluções para problemas na indústria de alimentos.

3. Aproveitamento de coprodutos de origem animal e vegetal

3.1. Avaliação do potencial tecnológico dos coprodutos;
3.2. Processos tecnológicos para o aproveitamento de coprodutos para a indústria alimentícia;
3.3. Desenvolvimento de novos produtos.

4. Aproveitamento de resíduos de origem animal e vegetal na elaboração de coprodutos

4.1. Tratamento de resíduos sólidos e líquidos;
4.2. Reciclagem e upcycling;
4.3. Desenvolvimento de novos produtos.

5. Impactos envolvidos no aproveitamento de resíduos e geração de coprodutos

5.1. Importância econômica e viabilidade mercadológica;
5.2. Importância social;
5.3. Impacto ambiental, uso da energia e da água nos processos;
5.4. Avaliação do ciclo de vida de um produto;
5.5. Rastreabilidade e sustentabilidade;
5.6. Políticas públicas e Legislação;
5.7. Aspectos toxicológicos e de segurança de alimentos para o consumo;
5.8. Aceitação dos produtos desenvolvidos.
 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KOBLITZ, M. G. B. Matérias-Primas Alimentícias - Composição e Controle de Qualidade. Editora Guanabara Koogan, 2011.

LIMA, U.A. Matérias-primas dos alimentos. Edgard Blucher, 2010, 424p

PARDI, M. C.; SANTOS, I. F.; SOUZA, E R.; PARDI, H. S. Ciência, higiene e tecnologia da carne. Goiânia: UFG, 1993-1996. v.2.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2011. 344 p.

FAO. Food wastage footprint: Impacts on natural resources. FAO, 2013. Disponível em http://www.fao.org/3/i3347e/i3347e.pdf

GOBE, A.C.; MOREIRA, J.C.T.; PEREZ, M.C.; CARRAMENHA, P.R.C.; PASQUALE, P.P. Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva, 2004. 258 p.

PAIVA, Ed Carlo Rosa. Gestão de resíduos sólidos orgânicos: compostagem : variáveis de projeto e operação. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014. 150 p., il. Inclui bibliografia. ISBN 9783639685381 (broch.).

ROZENFELD, H; FORCELLINI, F.A.; TOLEDO, J.C.; AMARAL, D.C.; ALLIPRANDINI, D.H.; SACLICE, R.K.;TOLEDO, J.C.; SILVA, S.L.; Gestão do Desenvolvimento de produtos. Uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 577 p.

 

aprovação

 

JADER CONCEIÇÃO DA SILVA

Coordenador do Curso de Graduação

em Engenharia de Alimentos

RICARDO AMÂNCIO MALAGONI

Diretor da Faculdade de Engenharia Química


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ricardo Amâncio Malagoni, Diretor(a), em 11/11/2021, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jader Conceição da Silva, Coordenador(a), em 11/11/2021, às 16:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3018399 e o código CRC B8C4E6C2.




Referência: Processo nº 23117.057913/2021-29 SEI nº 3018399