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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1K - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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plano de extensão da unidade - pex
O PRESENTE PLANO TEM RESPALDO LEGAL NAS SEGUINTES NORMATIVAS:
Normativas: |
IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE
Nome da Unidade: |
Cursos Oferecidos na Unidade (Descrever todos os cursos oferecidos pela Unidade: ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação) |
Áreas do Conhecimento (CNPq) |
APRESENTAÇÃO GERAL DO PLANO DE EXTENSÃO DA UNIDADE - PEX
Apresentação geral da extensão na unidade: |
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A Unidade FEQUI é composta por dois cursos de graduação e dois programas de pós-graduação. Quanto à graduação, o curso de Engenharia Química iniciou as suas atividades no ano de 1965, quando foi fundada a Escola Federal de Engenharia de Uberlândia. Com a criação da Universidade e sua federalização em 1977, o curso integrou-se à nova estrutura sofrendo sua primeira reforma curricular. Entre 1969 e 2021, graduaram-se mais de 1000 engenheiros químicos. Em 1970, o curso foi reconhecido pelo Decreto-Lei Nº 67597, de 18 de novembro de 1970. Com a crescente demanda por produtos diferenciados de alimentação, tornou-se necessário aprimorar cada vez mais a formação desses profissionais. Pensando nisso, a Universidade Federal de Uberlândia criou, no dia 15 de setembro de 2010, o curso de Engenharia de Alimentos no campus Patos de Minas, sob responsabilidade da Faculdade de Engenharia Química. Entre os anos 2011 e 2021 graduaram-se 87 engenheiros alimentos. O programa de pós-graduação em engenharia química (PPGEQ), foi implementado em 1993 no nível de mestrado e em 2002 no nível de doutorado. Desde a sua criação e até o final do ano de 2021 foram defendidas 429 dissertações de mestrado e 134 teses de doutorado. O programa de pós-graduação em engenharia de alimentos (PPGEA), que integra a área de avaliação da CAPES Ciência de Alimentos, iniciou suas atividades em 2017. Desde a sua criação até o final de 2021, foram defendidas 22 dissertações de mestrado. Alguns marcos importantes da extensão na Unidade FEQUI são:
A COEXT-FEQUI, segundo a legislação vigente, é constituída por um Coordenador, por um Colegiado de Extensão e por, pelo menos, um técnico-administrativo de apoio. O Coordenador de Extensão deve ser um docente efetivo da Faculdade de Engenharia Química e o Colegiado de Extensão tem a seguinte composição: I – O Coordenador de Extensão, como seu presidente; II – quatro docentes eleitos por seus pares; III – um representante técnico-administrativo eleito por seus pares; e IV – um representante discente eleito por seus pares. A comunidade acadêmica vinculada à FEQUI, através do COEXT-FEQUI, apresenta neste documento o seu plano de extensão (PEX), que é o documento oficial orientador do desenvolvimento da extensão na Unidade da qual fazem parte. O PEX considera o potencial de contribuição da FEQUI para o desenvolvimento humano, social e político da população, induzindo a inserção social dos estudantes de cursos de graduação e de programas de pós-graduação ofertados pela FEQUI ̶ Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, bem como dos servidores em diferentes contextos. De forma geral, a extensão no âmbito da FEQUI desenvolve-se através da realização de uma série de ações de extensão tais como programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e prestações de serviço que se ancoram no objetivo de consolidar a relação Universidade/sociedade tendo por agentes estudantes e profissionais ligados aos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, a unidade contará com componentes curriculares extensionistas que comporão 10% da carga horária total dos cursos de graduação da Unidade, conforme proposta de curricularização da extensão. As ações de extensão e os componentes curriculares extensionistas se dão por meio da arte, da ciência, da tecnologia, do empreendedorismo e da inovação, de forma a promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O intuito da FEQUI é atuar no sentido de fomentar a aproximação e construção de parcerias e trocas de saberes entre a Unidade e a comunidade externa, buscando assim contribuir para transformações sociais efetivas. |
Organização da extensão na unidade: |
Objetivos da extensão na unidade: |
Linhas de extensão a serem atendidas: (as atividades de extensão são organizadas pelas linhas descritas no quadro II do Anexo, da Resolução 06/2020 - CONSEX/UFU) |
Modalidades de extensão a serem implementadas: |
( X ) PROGRAMA |
( X ) PROJETO |
( X ) CURSO E/OU OFICINA |
( X ) EVENTO |
( X ) PRESTAÇÃO DE SERVIÇO |
EVOLUÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIDADE
Evolução da extensão na unidade: |
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O levantamento na plataforma SIEX forneceu os dados do período de 2010 a 2021, observando-se que foram registradas, pelos coordenadores de extensão da FEQUI, 177 ações, sendo 82 (46,33%) eventos, 59 (33,33%) projetos, 18 (10,17%) cursos/oficinas, 16 (9,04%) programas e 2 (1,13%) prestações de serviços. Atualmente são 11 atividades de Extensão consolidadas na FEQUI, considerando apenas programas e projetos, sendo 10 docentes atuando como coordenadores. O resumo dos registros de todas as ações de Extensão que ocorreram durante o período de 2010 a 2021 na FEQUI está listado abaixo na Tabela 01. Os dados da Tabela 1 foram consultados no SIEX e mostram o crescente registro de atividades de extensão nos últimos anos. Mesmo com a ocorrência da pandemia da COVID-19, a unidade manteve a inclusão de novas propostas, em especial, na modalidade "Evento".
Tabela 01 - Atividades extensionistas realizadas na FEQUI e registradas no SIEX durante o período de 2010 a 2021
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Programas e projetos de extensão consolidados na unidade: |
Título da Atividade |
Área Temática da Extensão |
Linha de Extensão |
Coordenador(a) Responsável |
SETORES DE EXECUÇÃO DA EXTENSÃO
Descrição dos setores de execução da extensão: |
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As ações desenvolvidas pela FEQUI têm como setores de execução espaços internos e externos à UFU. Abaixo seguem os principais locais listados nos projetos cadastrados no SIEX entre os anos de 2010 e 2021. Locais internos: - Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica - Uberlândia, Campus Patos de Minas. São utilizados diferentes tipos de ambientes de acordo com a natureza da ação tais como: laboratórios, salas de aula, auditório, dentre outros. Locais Externos: - Escolas públicas e privadas das cidades de Uberlândia e Patos de Minas. - Instituições de ensino privadas: Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). - Parques: Parque Municipal do Mocambo (Patos de Minas), Parque do Sabiá (Uberlândia). - Espaços públicos abertos: Praças públicas, Feiras municipais, Comunidades rurais. - Espaços privados: Fazendas da região do Alto Paranaíba, Açougues, Pátio Central Shopping (Patos de Minas), bares e restaurantes. - Organizações de bem público: Conservatório Municipal de Música em Patos de Minas, Associações de bairro, Centros religiosos. - Plataformas virtuais: redes sociais como Instagram, plataformas de compartilhamento de vídeo como YouTube etc.
A seguir são descritos os locais de execução de algumas ações de extensão da FEQUI:
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FORMAS DE VINCULAÇÃO ESTUDANTIL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Vinculação Estudantil:1 |
Planejamento - Metas e Estratégias: |
Fomento da Extensão da Unidade: |
1- Descrever as formas de vinculação dos estudantes de graduação e de pós-graduação na extensão, incluindo mecanismos de indução que promovam a indissociabilidade de extensão com ensino e pesquisa. Para as Unidades Especiais de Ensino, estas poderão prever a participação de estudantes da educação básica em ações de extensão, conforme abrangência das linhas de extensão e modalidades previstas.
AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIDADE
Mecanismos de avaliação da extensão na unidade: |
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O processo avaliativo é edificado em torno de relações que englobam “ações objetivadas em metas, princípios, propostas, condutas, atitudes, ideias e habilidades” (DALBEN; VIANNA, 2008, p. 31). A avaliação da extensão no ambiente universitário tem o intuito de “promover a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade”, e é caracterizada em cinco dimensões: Política de Gestão; Infraestrutura; Plano Acadêmico; Relação Universidade-Sociedade; e Produção Acadêmica (FORPROEX, 2001). Nas subseções seguintes expõe-se de que forma ocorrerá a avaliação da extensão no âmbito da Faculdade de Engenharia Química. As ações de extensão são avaliadas pelo Colegiado da Coordenação de Extensão da FEQUI (COLEX-FEQUI) considerando as diretrizes de extensão que preconizam a participação direta da comunidade UFU e externa e, além disso, os estudantes deverão ser protagonistas, com participação do corpo docente e/ou dos técnico-administrativos. Anualmente, durante a primeira reunião do COLEX-FEQUI, um relatório parcial do PEX será apreciado. O primeiro documento será analisado no início de 2024 e versará sobre o ano base de 2023. Neste relatório, os "Indicadores de avaliação" listados no plano de extensão (PEX) serão pontuados. O presidente do COLEX-FEQUI nomeará um relator para redação do documento. Após a aprovação do relatório, o mesmo será apresentado na reunião subsequente do Conselho da Faculdade de Engenharia Química (CONFEQUI) para que a comunidade acadêmica tome ciência de seu conteúdo. |
Fluxo de avaliação: |
Indicadores de avaliação: |
PARCERIAS E RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS
Entidades Parceiras da Unidade |
Responsáveis Pela Parceria na Unidade |
Rubens Gedraite |
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Instituto Federal de São Paulo - CAMPUS GUARULHOS |
Rubens Gedraite |
Considerações sobre as Entidades Parceiras |
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Consultoria técnica especializada visando o desenvolvimento de estudo sobre a variação de temperatura de armazém resfriado submetido à intensa movimentação de cargas.
A BRF é responsável por arcar com custos de análises microbiológicas realizadas na pesquisa de aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos e análises físico-químicas são realizadas na Universidade Federal de Uberlândia, campus Patos de Minas. A parceria contribui para a capacitação da aluna e para a contribuição no desenvolvimento da ciência e tecnologia emergente aplicada à produção de carnes de frango seguras para o comércio, o que promoverá mudanças no processo e a possível aprovação do MAPA, contribuindo com os produtores de carne de frango do Brasil.
Um dos pilares do grupo PET-EQ está na abrangência da atuação deste para a comunidade externa, tendo em vista os benefícios que os conhecimentos das áreas presentes na Engenharia Química podem trazer. A partir disso, o projeto coletivo do grupo possui o intuito de, junto ao Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) da Universidade Federal de Uberlândia, fornecer a pesquisa e inovação tecnológica ao grupo de pessoas beneficiárias em relação ao aprendizado do processo de obtenção da farinha de jatobá. Sendo assim, a comunidade terá o contato com a produção, e consequente capacitação da prática de obtenção da farinha, devido à possibilidade de empreendedorismo e melhorias socioeconômicas.
No Centro Comunitário do Bairro Shopping Park tem-se espaços e infra-estrutura adequados para o desenvolvimento de atividades de resgate social. As atividades atualmente desenvolvidas no Centro Comunitário do Bairro Shopping Park fazem parte do Projeto Educando para a Vida, neste projeto são desenvolvidos: aulas de jiu-jítsu para crianças e adolescentes, de futebol, cursos de língua estrangeira (inglês e espanhol), curso de vôlei feminino, de basquete, de capoeira, informática, artesanato, reforço escolar, apoio jurídico, alfabetização de adultos, projeto Nutrindo Vidas, curso de ballet clássico e curso de formação musical, onde foi formada uma orquestra de crianças e adolescentes. Hoje mais de 700 crianças e jovens realizam atividades culturais, educacionais e esportivas no Centro Comunitário do Bairro Shopping Park. Os frutos deste trabalho são imensos.
O Conservatório de Música de Patos de Minas é parceira do Projeto In'Canto na UFU campus Patos de Minas. São realizados seleção vocal, ensaios, preparo vocal, apresentações musicais em conjunto contribuindo para o contato da comunidade UFU com o público de Patos de Minas e a divulgação da música coral do conservatório na cidade e regiões circunvizinhas.
Consultoria técnica especializada, executada por meio de uma reunião de orientação por um técnico da EMBRAPII, depois por meio de videoconferência com a Unidade EMBRAPII selecionada para a avaliação onde é realizada a verificação de documentação, entrevistas com técnicos participantes do projeto, acompanhamento do projeto, entrevista com os Coordenadores dos projetos das respectivas empresas contratantes e preenchimento de questionários web.
O projeto UFU na Escola, destinado aos grupos PET da Universidade Federal de Uberlândia, visa promover o contato dos alunos do ensino médio com o meio acadêmico a fim de despertar interesse ao ingresso no ensino superior. Através dessa problemática é possível perceber a maior dificuldade de alunos de escola pública no que tange ao ingresso na universidade, em especial nas federais. Sendo assim, a atividade propõe materiais, encontros e dinâmicas com o intuito de agregar tais estudantes à ideia de realizar uma graduação. Dessa forma, apresentam-se ao aluno de escola pública as oportunidades de ensino, pesquisa, convívio e ascensão social a que ele pode estar sujeito ao ingressar na vida acadêmica. A coordenação do projeto forneceu uma lista contendo diversas escolas de Uberlândia e, dentre elas, o PET-EQ selecionou a Escola Estadual Professor Inácio Castilho, onde tem-se desenvolvido as ações.
A troca de saberes entre universidades com destacada atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, como é o caso da UFU e da USP é uma excelente oportunidade para aproximar tanto a comunidade discente como a comunidade docente, visando o desenvolvimento de habilidades e competências conjuntas. O Laboratório de Controle e Automação da USP desenvolve vários estudos que são do interesse dos alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Engenharia Química da UFU, promovendo a difusão do conhecimento teórico aplicado no entendimento e resolução de problemas práticos. No contexto da melhoria do processo de ensino e aprendizagem praticado nas universidades envolvidas existe a possibilidade de troca de saberes, promovendo a vinculação entre o conteúdo apresentado aos alunos em sala de aula e a realidade da indústria. Este projeto de extensão nasceu sob a premissa de alavancar este aspecto, aproximando os alunos de ambas as instituições, no desenvolvimento de propostas que envolvam uma abordagem conceitual mais detalhada associada com situações problema enfrentadas pela comunidade industrial da região do triangulo mineiro. Deste modo, busca-se neste projeto alavancar o processo de construção e difusão do conhecimento junto aos alunos e à comunidade externa, com ênfase na evolução do conhecimento construído por ambas as instituições ao longo do tempo
Desenvolvimento de projeto de automação de uma planta de produção de gel de aloe-vera. Não houve aporte de recursos financeiros entre as Instituições envolvidas. Foram desenvolvidos estudos com estudantes voluntários abordando o tema da pesquisa, envolvendo a troca de saberes entre os alunos e docentes das duas instituições envolvidas.
Desenvolvimento de pesquisas envolvendo o tema sistema de limpeza Clean-In-Place (CIP). Não houve aporte de recursos financeiros entre as Instituições envolvidas. Houve o uso compartilhado de laboratórios de pesquisa de ambas as instituições, com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação. Foram desenvolvidas dissertações de mestrado e TCCs.
A atividade do PET-EQ foi desenvolvida de forma a possibilitar o contato entre a comunidade acadêmica e comunidade externa em meio às restrições observadas devido à pandemia da Covid-19. Para isso, o grupo criou uma rede de contatos com membros do projeto ABC do Glória, que atua no bairro Élison Prieto, antigo assentamento Glória. O projeto disponibiliza diversas atividades para as crianças e adolescentes da região com o intuito de promover um melhor desenvolvimento e ajudar no crescimento econômico das futuras gerações por meio da educação. As atividades desenvolvidas pelo PET-EQ alcançaram diretamente cerca de 97 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto ABC do Glória.
Desenvolvimento do projeto intitulado "automação do sistema extrator de sólidos gerados em perfuração offshore". Foi assinado um Termo de Cooperação entre a PETROBRAS e a UFU com a interveniência da FAU. O projeto contempla o fornecimento de bolsas de IC e de mestrado, bem como a compra de equipamentos para uso em peneira vibratória de escala industrial existente na FEQUI.
A parceria com o Produtor Rural Décio Bruxel promoveu a aprovação de bolsa de mestrado pelo Edital CNPq MaiDai, além de ser responsável pela doação de material de consumo para as pesquisas em café do cerrado mineiro e realização de palestras e workshop à produtores rurais e amantes de cafés. Contribuindo para a capacitação de alunos, colaboradores das fazendas e comunidade apreciadora de cafés especiais da região. |
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs: |
Extensão na pós-graduação e inserção social: |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerações Finais: |
ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS
Responsáveis pela construção do documento: |
Outras informações: |
REFERÊNCIAS
Bases legais, referências e normativas: |
Anexos
Bases legais para construção do PEX:
1 – Resolução nº 7/2018 – CNE/MEC
2 - Resolução nº 25/2019-CONSUN/UFU
3 – Resolução nº 13/2019 – CONGRAD/UFU
4 - Resolução nº 5/2020 – CONSEX/UFU
5 – Resolução nº 6/2020 – CONSEX/UFU
Documento assinado eletronicamente por Larissa Nayhara Soares Santana Falleiros, Conselheiro(a), em 17/11/2022, às 16:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038190/2022-40 | SEI nº 4071961 |