UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

HLP05

COMPONENTE CURRICULAR:

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA AMÉRICA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60H

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60H

 

OBJETIVOS

A elaboração de uma reflexão acerca da História Norte-Americana, na década de 1960. Para tanto, o conteúdo foi organizado em eixos temáticos que, por sua vez, permitirão discutir os anos 60 nos Estados Unidos da América sob ângulos diferenciados. Ao lado desta perspectiva, o curso desenvolverá uma reflexão crítica sobre o debate teórico e político do período, na Europa, em particular França e Alemanha e E.U.A.

 

Ementa

Estados Unidos: a construção da hegemonia no mundo capitalista; a sociedade e a cultura.

 

PROGRAMA

1.Considerações sobre o pensamento político-americano e uma introdução aos temas que marcaram a história norte-americana nas décadas de 1970 e 1980.

Textos-Base:

ARENDT, H. “A tradição revolucionária e seu tesouro perdido”. In: Da Revolução. Brasília/São Paulo: Editora da UNB/Ática, 1988, p. 172-224.

2. Década de 1960: Algumas reflexões sobre esse período na Europa.

Texto-Base:

MATOS, O. C. F. “Paris 1968: As Barricadas do Desejo”. 2ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1981.

COHN-BENDIT, D. “Era uma Vez”. In:---- O Grande Bazar. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 25-54.

3. Os anos 60 e os Estados Unidos da América.

3.1. Panorama Geral da Década e o Governo Kennedy.

Textos-Base:

SELLERS, C. MAY, H. & McMILLEN, N. “Uma Reavaliação da História dos Estados Unidos: Da Colônia à Potência Imperial”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990, p. 395-416.

CHOMSKY, N. Camelot: Os anos kennedy. São Paulo: Scritta Ed. 1993.

4. A Geração Beat.

Textos-Base:

JACOBY, R. “Os Últimos Intelectuais”. São Paulo. Trajetória Cultural/EDUSP, 1990, p. 63-83.

NEWFIELD, N. “O Primeiro Terço”. Porto Alegre: L&PM, 1986.

5. A Contracultura.

Textos-Base:

PEREIRA, C. A. M. “O que é Contracultura”. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

ROSZAK, T. “O mito da consciência objetiva”. In: -----. A Contracultura. 2ª ed., Petrópolis: Vozes, 1972, p. 209-240.

_________. “Olhos de carne, olhos de fogo”. In:----. A Contracultura. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1972, p. 241-268.

6. Movimentos de Contestação.

Textos-Base:

HARRIGTON, M. A. “A Outra América: Pobreza nos Estados Unidos”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964, p.3-72 e 73-97.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. 4ª ed., São Paulo: Cia das Letras, 1987., 1994.

KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2011.

TOCQUEVILLE, Aléxis. Democracia na América. São Paulo, Nacional, 1969.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARENDT, H. Crises da República. São Paulo: Perspectiva, 1973.

ARON, R. República imperial: os Estados Unidos no mundo pós-guerra. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

CHOMSKY, N. Os anos Kennedy. São Paulo: Scritta Ed., 1993.

JACOBY, R. Os últimos intelectuais. São Paulo: Trajetória Cultural, Edusp, 1990.

KARNAL, Leandro. Estados Unidos: A formação da nação. São Paulo: Contexto, 2005.

 

aprovação

 

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 16:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/10/2019, às 16:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.088467/2019-80 SEI nº 1600779