UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Telemedicina

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31823

Período/Série:

9

Turma:

V

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

X

Optativa:

( )

Professor(A):

Fernando Pasquini Santos

Ano/Semestre:

2020.3/Etapa 1

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução aos conceitos de Telemedicina, apresentação de exemplos de aplicações, tecnologias da informação relacionadas e discussão da infra-estrutura e aspectos operacionais envolvidos. Desenvolvimento de sistemas em telemedicina.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina tem como princípio estudar os principais elementos envolvidos em de sistemas de telemedicina. Conhecer a rede de telemedicina no Brasil através do portal RUTES e propor soluções que contribuam para telemedicina no Brasil, diante das dimensões continentares desta nação, o Engenheiro Biomédico deve ser capaz de desenvolver e prover a utilização de sistemas de telemedicina em serviços de saúde. Abordando questões econômicas, distâncias físicas e tecnologias capazes de  encurtar distâncias a favor da saúde para todos os brasileiros.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estudar os principais elementos envolvidos em de sistemas de telemedicina.

Objetivos Específicos:

• Compreender as principais aplicações atuais de sistemas de telemedicina e saúde digital;
• Analisar as implicações desses sistemas nos serviços de saúde e na sociedade em geral;
• Aprender a utilizar as principais técnicas e metodologias para projeto e avaliação de sistemas de telemedicina.

PROGRAMA

1 - Introdução
1.1 - Definição
1.2 - História da telemedicina
1.3 - Modelos, informação e sistemas em telemedicina.
2 - Aplicações de telemedicina.
2.1 - Informação em diferido, informação em tempo real e interatividade.
2.2 - Tele-consultas
2.3 - Tele-educação
2.4 - Tele-monitorização
2.5 - Tele-cirurgia.
3 - Transferência de informação
3.1 - Tipos de informação
3.2 - Protocolos
3.3 - Linguagem
3.4 - Codificação e classificação em sistemas de telemedicina
4 - Sistemas de comunicação
4.1 - Sistemas básicos
4.1 - Tecnologias de comunicação
4.3 - Transmissão e comunicação clínica
4.4 - Opções de telecomunicações
5 - Desenho de um sistema de telemedicina
5.1 - Definição das necessidades
5.2 - Desenvolvimento do sistema
5.3 - Integração do sistema
5.4 - Validação do sistema e dos serviços
6 - Introdução ao suporte à decisão clínica
6.1 - Breve introdução aos sistemas inteligentes de suporte à decisão clínica
7 - Aspectos éticos e legais da Telemedicina

METODOLOGIA

Técnicas de ensino:

Cada semana contará com um conjunto de aulas gravadas, disponibilizadas na plataforma Moodle e Microsoft Teams, e acompanhará um questionário (no Moodle) a ser respondido pelo aluno para fixação dos conceitos e avaliação.

Além disso, cada semana contará com uma atividade a ser realizada no Moodle individualmente ou em grupos, consistindo em participação em fórum, construção de wiki e leitura de artigos e textos. Os alunos também deverão oferecer retorno sobre os trabalhos dos colegas, oferecendo sugestões e comentários. Durante algumas das atividades, os alunos irão escrever um documento de requisitos e uma modelagem UML para uma aplicação hipotética de um sistema de telemedicina ou saúde digital.

Em um horário a combinar com os alunos, toda semana o professor fará um atendimento ao vivo com os alunos onde a) orientará sobre a realização da próxima atividade; b) oferecerá comentários e sugestões sobre a última atividade e c) responderá dúvidas postadas no fórum geral. O vídeo do atendimento ficará gravado e será disponibilizado para os alunos que não puderem acompanhar.

Carga horária (6h40 por semana, totalizando 60h em 9 semanas)

Recursos didáticos:

Plataformas e mídias sociais:

Acesso aos arquivos da aula:

Os arquivos das aulas assíncronas estarão disponíveis para acesso dos estudantes no Moodle.

Acesso a bibliografia:

Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.

Cronograma:

Semana

Período

Conteúdo

Atividades

1

10/08/2020 a 16/08/2020

Definições, história e aplicações da telemedicina

Levantamento bibliográfico de uma área de aplicação (Wiki)

2

17/08/2020 a 23/08/2020

Projeto de sistemas de telemedicina

Revisão bibliográfica (apontar exemplos e desafios de uma área de aplicação) (Wiki)

3

24/08/2020 a 30/08/2020

Sistemas de informação em saúde e prontuários eletrônicos de paciente

Debate sobre a CFM (Fórum)

4

31/09/2020 a 06/09/2020

Padrões de informação médica e bancos de dados

Documento de requisitos

5

07/09/2020 a 13/09/2020

Teleconsulta e telemonitoramento

Diagrama de casos de uso

6

14/09/2020 a 20/09/2020

Fundamentos de redes e internet para aplicações de telemedicina

Diagrama de classe

7

21/09/2020 a 27/09/2020

Sistemas de apoio à decisão clínica

Diagrama de atividade

8

28/09/2020 a 04/10/2020

Questões éticas e sociais da telemedicina

Debate sobre aplicação hipotética (Fórum)

9

05/10/2020 a 10/10/2020

Avaliação de impacto e usabilidade de sistemas de telemedicina

Reflexão sobre o impacto do projeto proposto

AVALIAÇÃO

Cada semana será avaliada receberá uma pontuação de 0 a 100, e a nota final será a média aritmética da nota das 9 semanas do curso.

As atividades avaliadas serão o questionário (a ser disponibilizado na segunda-feira de cada semana, na plataforma Moodle, com prazo até o domingo da próxima semana), a atividade (a ser postada no Moodle em fórum ou wiki, com prazo até o domingo da próxima semana) e a participação/retorno sobre as atividades dos colegas (com prazo até a terça-feira da próxima semana, oferecendo um tempo para que os alunos terminem suas atividades para que, só então, possam interagir com os trabalhos uns dos outros). Após receber retorno dos colegas e do professor por meio do atendimento ao vivo, os alunos poderão também ajustar e corrigir suas atividades da semana passada (com prazo para a próxima semana).

As semanas de 2 a 8 contarão com 55 pontos para a atividade, 35 pontos para o questionário, e 10 pontos para a interação e feedback entre os alunos.

Excepcionalmente, por causa do caráter das atividades, as semanas 1 e 9 não terão a necessidade de feedback dos alunos. Assim, a semana 1 contará com 40 pontos para a atividade e 60 para o questionário; e a semana 9 contará com 60 pontos para a atividade e 40 para o questionário.

Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas

A realização das atividades avaliativas será por meio da plataforma Moodle, a avaliação será composta por questões de múltipla escolha e escolhidas aleatoriamente para cada estudante (cada estudante terá um conjunto diferente de questões). A avaliação ficará disponível durante a semana, porém, após o estudante acessar a atividade ele terá 30 minutos para finalizar a avaliação. A correção das avaliações será realizada automaticamente pela plataforma Moodle.

Validação da assiduidade dos discentes: formulários para registro de frequência e participação nos fóruns

BIBLIOGRAFIA

Básica

SHORTLIFFE, Edward H. Biomedical informatics. Springer Science+ Business Media, LLC, 2006. Disponível em http://link.springer.com/openurl?genre=book&isbn=978-1-4471-4474-8

JORDANOVA, Malina; LIEVENS, Frank (Ed.). Global telemedicine and ehealth updates: Knowledge resources. International Society for Telemedicine and eHealth (ISfTeH), 2011. Disponível em <https://www.isfteh.org/files/media/Global_Telemedicine_and_eHealth_Updates_2016.pdf>

JORDANOVA, Malina; ANDROUCHKO, Iaso Nakajima (ed.). eHealth: A step towards the universal health coverage in developing countries - São Luís: EDUFMA, 2017. Disponível em http://www.abtms.org.br/wp-content/uploads/2017/11/ehealth_Brazil_final_09_11.pdf

Complementar

GONÇALVES, Luís; CASTELO-BRANCO, Miguel; CAMPANELLA, Nando. e-Saúde: livro de ensino para estudantes de cursos de ciências da saúde e para profissionais de saúde. Covilhã: Tipografia da UBI, 2018. Disponível em https://www.isfteh.org/files/media/eSaude.pdf

KANNAN, Anitha. The science of assisting medical diagnosis: From Expert systems to Machine-learned models. Curai Health Tech, 2019. Disponível em https://medium.com/curai-tech/the-science-of-assisting-medical-diagnosis-from-expert-systems-to-machine-learned-models-cc2ef0b03098

BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. The unified modeling language reference manual. 1999. Disponível em http://www.temida.si/~bojan/IPIT_2014/literatura/UML_Reference_Manual.pdf

BAUER, Keith Alan. The ethical implications of telemedicine and the Internet for home healthcare. 2002. Disponível em https://trace.tennessee.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3531&context=utk_graddiss

GERTZ, Michael. Oracle/SQL Tutorial. Database and Information System Group, Department of Computer Science, University of California, Davis, 2000. Disponível em http://www.brescianet.com/appunti/db/OracleSQLTutorial.pdf

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernando Pasquini Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/07/2020, às 16:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2140989 e o código CRC BCC5CB38.




Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2140989