UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.

 

PROGRAMA

UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

1.1 - A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica

1.2 – As relações entre a Psicologia e a Educação

1.3 – A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições

1.4 – A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens

 

UNIDADE II – CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

2.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.

2.2 - Abordagem Comportamentalista: Skinner

2.3 - Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon

2.4 - Abordagem Psicanalítica: Freud

2.5 - Abordagem Humanista: Rogers

 

UNIDADE III – O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

3.1 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança

3.2 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente

3.3 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto

3.4 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso

 

UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva

4.2 – O bullying no cotidiano escolar

4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula

4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização

4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção

4.6 – Patologização e Medicalização no contexto escolar

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia escolar. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2007.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do Desenvolvimento. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

CARRARA, Kester (org.) Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. SP: Avercamp, 2004.

COLL, César et all. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2006.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 12ª. ed. São Paulo: Editora Ícone, 2012.

aprovação

 

Aurelino José Ferreira Filho

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria R nº 623/2018

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1250281 e o código CRC 9092C346.




Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1250281