UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Métodos e Informações

Av. João Naves de Ávila, nº 2121. Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Análise Qualitativa

Unidade Ofertante:

Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31203

Período/Série:

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36h/a

Prática:

36h/a

Total:

72h/a

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof. Dr. Márcio Lopes Pimenta

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Conceito de pesquisa qualitativa e suas aplicações. Elaboração de teoria por meio de dados qualitativos. Projeto de pesquisa qualitativa. Técnicas de coleta de dados qualitativos. Técnicas de análise de dados qualitativos. Estratégias de pesquisa qualitativa em organizações. Uso de recursos computacionais na pesquisa qualitativa.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo explorado nesta disciplina permitirá ao aluno entender o contexto e a aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados qualitativos, desde a formulação de um problema de pesquisa até a interpretação dos resultados oriundos destes processos.

OBJETIVO

 Objetivo Geral:

Esclarecer o conceito de pesquisa qualitativa, bem como, das principais técnicas e estratégias de pesquisa relacionadas.

Objetivos Específicos:

Destacar quais situações, e de quais maneiras, estas podem ser aplicadas no âmbito da Administração

Fornecer conteúdo e estimular raciocínio para que o aluno desenvolva uma noção prática deste tipo de pesquisa nas organizações.

PROGRAMA

 

Conceitos de pesquisa qualitativa

a. Conceito de dados qualitativos

b. Particularidades do projeto: quando uma pesquisa qualitativa é requerida?

c. Problema de pesquisa e objetivos em pesquisa qualitativa

d. Elaboração do instrumento de coleta de dados com base na teoria


Técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa

a. Questionários estruturados, semiestruturados e tópico guia

b. Entrevistas em profundidade

c. Grupos focais

d. Documentos

e. Observação

f. Documentos

g. Coleta de dados online

 

Técnicas de análise de dados em pesquisa qualitativa

a. Análise de conteúdo

b. Análise de discurso

c. Análise argumentativa

d. Triangulação de dados qualitativos

e. Uso de recursos computacionais para análise de dados qualitativos

 

Estratégias de pesquisa envolvendo métodos qualitativos de coleta e análise

a. Estudo de caso

b. Pesquisa ação

c. Mapas Cognitivos

 

Uso de ferramentas computacionais em análise qualitativa

a. Iramuteq

b. Análise de redes

c. Inteligência Artificial

 

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES AVALIATIVAS

CARGA-HORÁRIA

1ª.  02/08

Conceito de dados qualitativos

Nenhuma

4 horas aula

2ª. 09/08

Conceito de dados qualitativos

Nenhuma

4 horas aula

3ª. 16/08

Conceito de dados qualitativos

Responder questionário de revisão de conteúdo.

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

4ª. 23/08

Problema de pesquisa e projeto de pesquisa qualitativa

Elaborar e postar problema de pesquisa.

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

5ª. 30/08

Técnicas de coleta de dados qualitativos

Realizar uma entrevista e postar a transcrição literal.

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

6ª. 06/09

Técnicas de coleta de dados qualitativos

Realizar um grupo focal e postar a transcrição literal

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

7ª. 13/09

Técnicas de coleta de dados qualitativos

Realizar a coleta de conteúdos de redes sociais

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

8ª. 20/09

Análise de conteúdo

Realizar análise de transcrições postadas nas semanas anteriores.

Valor: 10 pontos

4 horas aula

9ª. 27/09

Trabalho Discente Efetivo - TDE

 

Realizar análise de comentários de redes sociais.

 

1) No Instagram, escolha um (uma) digital influencer e selecione suas últimas 1 postagens no feed.

 

2) Analise os 50 primeiros comentários de seguidores a respeito da última postagem do (da) influencer, definidas por meio do seguinte esquema de classificação: a) Temática do influencer; b) tema específico da postagem; c) Classificação da postagem (Pode ser por exemplo: propaganda, dia a dia da pessoa, militância, etc.); d) classifique entre comentários negativos e comentários positivos ao influencer; e) codifique cada comentário com uma palavra chave relacionada ao seu conteúdo (por exemplo: elogio, crítica, intenção de compra, busca de informação, opinião, etc.)

 

3) Use uma planilha em Excel colocando cada comentário em uma linha, da mesma forma que você fez com a análise da entrevista feita na semana passada.

 

4) Por meio da ferramenta "Tabela Dinâmica" do Excel, monte uma tabela com as categorias de análise e códigos, e identifique quantas vezes cada código apareceu nos comentários analisados.

 

5) Poste a planilha nesta atividade

 

Valor: 10 pontos

4 horas aula

10ª. 04/10

Análise de discurso

Realizar análise comparativa de dois vídeos contendo discursos conforme instruções na agenda.

Valor: 5 pontos

4 horas aula

11ª. 11/10

Análise argumentativa

Realizar análise argumentativa de um vídeo conforme instruções na agenda.

Valor: 5 pontos

4 horas aula

12ª. 18/10

Análise de dados em redes sociais

Realizar uma análise de redes de relacionamento no software Gephi.

Valor: 10 pontos

4 horas aula

13ª. 25/10

Estratégias de pesquisa qualitativa: Estudo de caso

 

Responder questionário de revisão de conteúdo.

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

14ª. 01/11

Estratégias de pesquisa qualitativa: Pesquisa ação

Responder questionário de revisão de conteúdo.

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

15ª. 08/11

Estratégias de pesquisa qualitativa: Mapas cognitivos

Responder questionário de revisão de conteúdo.

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

16ª. 22/11

Estratégias de pesquisa qualitativa: Mapa de palavras

Elaborar mapa de palavras pelo Iramuteq.

Valor: 5 pontos

 

4 horas aula

17ª. 29/11

Estratégias de pesquisa qualitativa: Análise de coocorrência

Elaborar análise de coocorrência pelo Iramuteq.

Valor: 10 pontos

 

4 horas aula

18ª. 02/12

Trabalho Discente Efetivo – TDE

 

Uso de Inteligência artificial em análise qualitativa de textos

Uso de IA em análise qualitativa

 

Utilizando qualquer ferramenta textual de IA, insira o conteúdo da transcrição das entrevistas realizadas em sala (disposto na planilha consolidada em Excel anexada no Moodle).

 

Produza um texto explicativo sobre o conteúdo por meio dessa ferramenta.

 

Explique as similaridades e complementos entre o texto obtido pela IA e o conjunto de códigos obtidos na codificação manual

 

Valor 5 pontos

4 horas aula

Total

 

100 pontos

72 horas aula

 

METODOLOGIA

Encontros semanais presenciais em sala de aula

Horário das Aulas: Quartas feiras às 19:00

Carga Horária Total de atividades: 72 horas aula

Formas de apuração da assiduidade das aulas: A assiduidade será avaliada por chamada em sala de aula,

TDIC: O conteúdo programático da disciplina será apoiado por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle. Link da disciplina:

https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6509  

Chave de inscrição: FAGEN31203

Atividades Assíncronas:

Para complementar a carga horária da disciplina, serão realizadas atividades no modo assíncrono (Trabalho Discente Efetivo), conforme resolução do CONGRAD n. 73/2022

TDIC: O conteúdo assíncrono da disciplina será desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle (www.moodle.ufu.br).

Link da sua disciplina: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6509  

Chave de inscrição: FAGEN31203

O material da disciplina (por exemplo: Apresentações de Slides, Textos, Artigos e Trechos de Livros) também será disponibilizado na Plataforma Moodle (respeitando todos os direitos autorais e copyrights).

Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais, a saber, a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, pela qual fica vetado o uso indevido e a reprodução não autorizada de material autoral por terceiros. Parágrafo Único: responsáveis pela reprodução ou uso indevido do material de autoria dos docentes ficam sujeitos às sanções administrativas e as dispostas na Lei de Direitos Autorais.

 

AVALIAÇÃO

A pontuação e o detalhamento das atividades avaliativas serão distribuídos ao longo do semestre conforme indicações na agenda acima descrita. Serão aplicados, de forma assíncrona, exercícios de coleta e análise de dados, questionários de múltipla escolha e exercícios em softwares de análise qualitativa.

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma avaliação complementar preparada pelo professor. Essa avaliação deve ser requisitada via coordenação de curso durante o semestre letivo.

BIBLIOGRAFIA

 

Básica

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 225 p., 1977. (Páginas 95 a 116).

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Construindo um corpus teórico. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um manual Prático. BAUER, MW GASKELL, G.(ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

FLICK, Uwe. Questões éticas na pesquisa social. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. 

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008. (Páginas 33 a 40)

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. (Páginas 19 a 35).

 

Complementar

CAMARGO, Brígido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Disponível em < http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais>. Acesso em 11/03/2019.

DE FARIAS, Salomão Alencar. Pânico na Academia! Inteligência Artificial na Construção de Textos Científicos Com o Uso do ChatGPT. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 13, n. 1, p. 79-83, 2023. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/66865

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para sua condução. Production, v. 22, n. 1, p. 1-13, 2012.

PIMENTA, Márcio Lopes, et al. Valores pessoais e percepção de atributos em marcas regionais de café na cidade de lavras. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria V.4,  n.1 p. 39-52, 2011.

SOUZA, M. A. R. D.; WALL, M. L.; THULER, A. C. D. M. C.; LOWEN, I. M. V.; A. M. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 52, 2018.

XAVIER, FERNANDO et al. Análise de redes sociais como estratégia de apoio à vigilância em saúde durante a Covid-19. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 261-282, 2020.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Márcio Lopes Pimenta, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/08/2023, às 19:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4729300 e o código CRC 210648CF.




Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4729300