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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, nº 2121. Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Conceito de pesquisa qualitativa e suas aplicações. Elaboração de teoria por meio de dados qualitativos. Projeto de pesquisa qualitativa. Técnicas de coleta de dados qualitativos. Técnicas de análise de dados qualitativos. Estratégias de pesquisa qualitativa em organizações. Uso de recursos computacionais na pesquisa qualitativa.
JUSTIFICATIVA
O conteúdo explorado nesta disciplina permitirá ao aluno entender o contexto e a aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados qualitativos, desde a formulação de um problema de pesquisa até a interpretação dos resultados oriundos destes processos.
OBJETIVO
Objetivo Geral:
Esclarecer o conceito de pesquisa qualitativa, bem como, das principais técnicas e estratégias de pesquisa relacionadas.
Objetivos Específicos:
Destacar quais situações, e de quais maneiras, estas podem ser aplicadas no âmbito da Administração
Fornecer conteúdo e estimular raciocínio para que o aluno desenvolva uma noção prática deste tipo de pesquisa nas organizações.
PROGRAMA
Conceitos de pesquisa qualitativa
a. Conceito de dados qualitativos
b. Particularidades do projeto: quando uma pesquisa qualitativa é requerida?
c. Problema de pesquisa e objetivos em pesquisa qualitativa
d. Elaboração do instrumento de coleta de dados com base na teoria
Técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa
a. Questionários estruturados, semiestruturados e tópico guia
b. Entrevistas em profundidade
c. Grupos focais
d. Documentos
e. Observação
f. Documentos
g. Coleta de dados online
Técnicas de análise de dados em pesquisa qualitativa
a. Análise de conteúdo
b. Análise de discurso
c. Análise argumentativa
d. Triangulação de dados qualitativos
e. Uso de recursos computacionais para análise de dados qualitativos
Estratégias de pesquisa envolvendo métodos qualitativos de coleta e análise
a. Estudo de caso
b. Pesquisa ação
c. Mapas Cognitivos
Uso de ferramentas computacionais em análise qualitativa
a. Iramuteq
b. Análise de redes
c. Inteligência Artificial
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES AVALIATIVAS |
CARGA-HORÁRIA |
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1ª. 02/08 |
Conceito de dados qualitativos |
Nenhuma |
4 horas aula |
2ª. 09/08 |
Conceito de dados qualitativos |
Nenhuma |
4 horas aula |
3ª. 16/08 |
Conceito de dados qualitativos |
Responder questionário de revisão de conteúdo. Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
4ª. 23/08 |
Problema de pesquisa e projeto de pesquisa qualitativa |
Elaborar e postar problema de pesquisa. Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
5ª. 30/08 |
Técnicas de coleta de dados qualitativos |
Realizar uma entrevista e postar a transcrição literal. Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
6ª. 06/09 |
Técnicas de coleta de dados qualitativos |
Realizar um grupo focal e postar a transcrição literal Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
7ª. 13/09 |
Técnicas de coleta de dados qualitativos |
Realizar a coleta de conteúdos de redes sociais Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
8ª. 20/09 |
Análise de conteúdo |
Realizar análise de transcrições postadas nas semanas anteriores. Valor: 10 pontos |
4 horas aula |
9ª. 27/09 |
Trabalho Discente Efetivo - TDE
Realizar análise de comentários de redes sociais.
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1) No Instagram, escolha um (uma) digital influencer e selecione suas últimas 1 postagens no feed.
2) Analise os 50 primeiros comentários de seguidores a respeito da última postagem do (da) influencer, definidas por meio do seguinte esquema de classificação: a) Temática do influencer; b) tema específico da postagem; c) Classificação da postagem (Pode ser por exemplo: propaganda, dia a dia da pessoa, militância, etc.); d) classifique entre comentários negativos e comentários positivos ao influencer; e) codifique cada comentário com uma palavra chave relacionada ao seu conteúdo (por exemplo: elogio, crítica, intenção de compra, busca de informação, opinião, etc.)
3) Use uma planilha em Excel colocando cada comentário em uma linha, da mesma forma que você fez com a análise da entrevista feita na semana passada.
4) Por meio da ferramenta "Tabela Dinâmica" do Excel, monte uma tabela com as categorias de análise e códigos, e identifique quantas vezes cada código apareceu nos comentários analisados.
5) Poste a planilha nesta atividade
Valor: 10 pontos |
4 horas aula |
10ª. 04/10 |
Análise de discurso |
Realizar análise comparativa de dois vídeos contendo discursos conforme instruções na agenda. Valor: 5 pontos |
4 horas aula |
11ª. 11/10 |
Análise argumentativa |
Realizar análise argumentativa de um vídeo conforme instruções na agenda. Valor: 5 pontos |
4 horas aula |
12ª. 18/10 |
Análise de dados em redes sociais |
Realizar uma análise de redes de relacionamento no software Gephi. Valor: 10 pontos |
4 horas aula |
13ª. 25/10 |
Estratégias de pesquisa qualitativa: Estudo de caso |
Responder questionário de revisão de conteúdo. Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
14ª. 01/11 |
Estratégias de pesquisa qualitativa: Pesquisa ação |
Responder questionário de revisão de conteúdo. Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
15ª. 08/11 |
Estratégias de pesquisa qualitativa: Mapas cognitivos |
Responder questionário de revisão de conteúdo. Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
16ª. 22/11 |
Estratégias de pesquisa qualitativa: Mapa de palavras |
Elaborar mapa de palavras pelo Iramuteq. Valor: 5 pontos
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4 horas aula |
17ª. 29/11 |
Estratégias de pesquisa qualitativa: Análise de coocorrência |
Elaborar análise de coocorrência pelo Iramuteq. Valor: 10 pontos
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4 horas aula |
18ª. 02/12 |
Trabalho Discente Efetivo – TDE
Uso de Inteligência artificial em análise qualitativa de textos |
Uso de IA em análise qualitativa
Utilizando qualquer ferramenta textual de IA, insira o conteúdo da transcrição das entrevistas realizadas em sala (disposto na planilha consolidada em Excel anexada no Moodle).
Produza um texto explicativo sobre o conteúdo por meio dessa ferramenta.
Explique as similaridades e complementos entre o texto obtido pela IA e o conjunto de códigos obtidos na codificação manual
Valor 5 pontos |
4 horas aula |
Total |
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100 pontos |
72 horas aula |
METODOLOGIA
Encontros semanais presenciais em sala de aula
Horário das Aulas: Quartas feiras às 19:00
Carga Horária Total de atividades: 72 horas aula
Formas de apuração da assiduidade das aulas: A assiduidade será avaliada por chamada em sala de aula,
TDIC: O conteúdo programático da disciplina será apoiado por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle. Link da disciplina:
https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6509
Chave de inscrição: FAGEN31203
Atividades Assíncronas:
Para complementar a carga horária da disciplina, serão realizadas atividades no modo assíncrono (Trabalho Discente Efetivo), conforme resolução do CONGRAD n. 73/2022
TDIC: O conteúdo assíncrono da disciplina será desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle (www.moodle.ufu.br).
Link da sua disciplina: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6509
Chave de inscrição: FAGEN31203
O material da disciplina (por exemplo: Apresentações de Slides, Textos, Artigos e Trechos de Livros) também será disponibilizado na Plataforma Moodle (respeitando todos os direitos autorais e copyrights).
Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais, a saber, a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, pela qual fica vetado o uso indevido e a reprodução não autorizada de material autoral por terceiros. Parágrafo Único: responsáveis pela reprodução ou uso indevido do material de autoria dos docentes ficam sujeitos às sanções administrativas e as dispostas na Lei de Direitos Autorais.
AVALIAÇÃO
A pontuação e o detalhamento das atividades avaliativas serão distribuídos ao longo do semestre conforme indicações na agenda acima descrita. Serão aplicados, de forma assíncrona, exercícios de coleta e análise de dados, questionários de múltipla escolha e exercícios em softwares de análise qualitativa.
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma avaliação complementar preparada pelo professor. Essa avaliação deve ser requisitada via coordenação de curso durante o semestre letivo.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 225 p., 1977. (Páginas 95 a 116).
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Construindo um corpus teórico. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um manual Prático. BAUER, MW GASKELL, G.(ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
FLICK, Uwe. Questões éticas na pesquisa social. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008. (Páginas 33 a 40)
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. (Páginas 19 a 35).
Complementar
CAMARGO, Brígido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Disponível em < http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais>. Acesso em 11/03/2019.
DE FARIAS, Salomão Alencar. Pânico na Academia! Inteligência Artificial na Construção de Textos Científicos Com o Uso do ChatGPT. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 13, n. 1, p. 79-83, 2023. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/66865
MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para sua condução. Production, v. 22, n. 1, p. 1-13, 2012.
PIMENTA, Márcio Lopes, et al. Valores pessoais e percepção de atributos em marcas regionais de café na cidade de lavras. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria V.4, n.1 p. 39-52, 2011.
SOUZA, M. A. R. D.; WALL, M. L.; THULER, A. C. D. M. C.; LOWEN, I. M. V.; A. M. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 52, 2018.
XAVIER, FERNANDO et al. Análise de redes sociais como estratégia de apoio à vigilância em saúde durante a Covid-19. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 261-282, 2020.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Márcio Lopes Pimenta, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/08/2023, às 19:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4729300 |