UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

FÍSICA BÁSICA: OSCILAÇÕES, ONDAS E ÓPTICA

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS31402

Período/Série:

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

()

Professor(A):

Prof. Dr. José Roberto Tozoni

Ano/Semestre:

2021/1º

Observações:

 

 

EMENTA

Oscilações. Ondas. Propriedades da Luz. Interferência e Difração.

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos e conceitos abordados nesta disciplina são importantes para a compreensão do funcionamento de diversos equipamentos utilizados na medicina e em diversas outras áreas da engenharia. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá estar habilitado a identificar e trabalhar os tópicos relacionados a oscilações, ondas e óptica.

Objetivos Específicos:

  1. Conhecer os princípios físicos relacionados aos seguintes tópicos: oscilações, ondas e óptica:

  1. Utilizar procedimentos de metodologia científica para observar, interpretar, analisar e extrair informações dos diversos fenômenos físicos estudados, modelando casos reais;

  1. Demonstrar noção de ordem de grandeza na estimativa de dados e na avaliação de resultados;

  1. Ampliar sua capacidade de dedução, raciocínio lógico e de promover abstrações;

  1. Resolver os problemas básicos mais simples propostos;

  1. Estudar e investigar fenômenos físicos por conta própria, ampliando sua autonomia intelectual.

PROGRAMA

Data

Atividades

Novembro

 

29

Apresentação do curso. 

Dezembro

 

01

O oscilador harmônico simples

06

Energia em um movimento harmônico simples

08

Exemplos de osciladores harmônicos

13

Oscilações amortecidas

15

Oscilações forçadas e ressonância

20

Ondas progressivas e Ondas periódicas

22

Exemplos de ondas em três dimensões

Janeiro

 

05

Reflexão de ondas e Superposição de ondas

10

Ondas estacionárias

12

O efeito Doppler

17

Resolução de exercícios e dúvidas

19

Primeira Prova

24

Velocidade da luz, comprimento de onda e frequência

26

A propagação da luz

31

Reflexão, refração e Polarização da luz

Fevereiro

 

02

Diferença de fase e coerência

07

Interferência de filmes finos

09

Experimento de Young de fenda de dupla

14

Resolução de exercícios e dúvidas

16

Segunda Prova

21

Difração por uma Fenda Simples

23

Intensidade em uma difração por uma fenda simples

Março

07

Difração de Fraunhofer e Fresnel

09

Difração e resolução

14

Redes de Difração

16

Vista das provas 1 e 2

21

Resolução de exercícios e dúvidas

23

Terceira Prova

28

Prova substitutiva

30

Vista das provas, fechamento das notas e avaliação do curso.

METODOLOGIA

- Aulas expositivas utilizando recursos áudio visuais (TDIC Microsoft Teams);

- Listas de Problemas e exercícios;

- Aulas utilizando simulação computacional (TDIC Microsoft Teams);

Atividades síncronas: 62 horas/aula;

Atividades assíncronas: 10 horas/aula;

• Horário das aulas: segundas-feiras das 14:50 às 16:50 hs e quartas-feiras das 16:50 às 18:30 hs.;

• Arquivos que serão utilizados: Slides em PowerPoint, simulações computacionais sobre os tópicos abordados disponíveis no site https://phet.colorado.edu.

AVALIAÇÃO

-Três provas dissertativas individuais valendo 25 pontos cada;

-Uma prova dissertativa individual substitutiva valendo 25 pontos, substituindo a menor nota de uma das provas dissertativas;

-Especificação das formas de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: as avaliações deverão ser entregues ao término do horário da aula via e-mail no formato pdf;

-Entrega individual da resolução de três Listas de Problemas e Exercícios valendo 25 pontos;

-Nota final = (Somatório das notas nas Provas dissertativas) + (Nota das Listas de Problemas e Exercícios)

-Máximo de pontuação = 100 pontos;

-Validação da assiduidade dos discentes: participação das aulas síncronas;

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. 4 v.

2. SERWAY, Raymond A. Princípios de física. São Paulo: Cengage Learning, 2004 4 v.

3. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009. 3 v.

Complementar

1. ALONSO, Marcelo. Física: um curso universitário. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 1972. 2 v.

2. CHAVES, Alaor. Física básica: gravitação, fluidos, ondas e termodinâmica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2007.

3. FEYNMAN, Richard P. Lições de física. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2008. 3 v.

4. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2014-2015. 4v.

5. YOUNG, Hugh D. Sears & Zemansky: física. São Paulo: Addison-Wesley, 2008-2009. 4 v.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Roberto Tozoni, Membro de Comissão, em 24/11/2021, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 SEI nº 3198433