UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

-

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

Formação acadêmica, pessoal e profissional do estudante.

 

Ementa

Atuação em atividades supervisionadas na área da Engenharia de Controle e Automação que propicie experiência prática e/ou experiência em pesquisa e aplicação de conhecimentos integrantes do currículo do curso.

 

PROGRAMA

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória que possui como pré-requisito a integralização de no mínimo 2.800h do currículo. O estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação poderá escolher dois caminhos para a defesa do TCC e assim, optar pelo método mais tradicional por meio de um projeto de pesquisa, ou como uma empresa do tipo startup.

Startup é uma empresa geralmente caracterizada por um grupo de pessoas, preferencialmente interdisciplinar, trabalhando em condições de incerteza e movido por ideias e inovação, à procura de modelos de negócios (gerar valor) de forma escalável (entrega do mesmo produto em escala potencialmente ilimitada).

No caso de um projeto de pesquisa, o desenvolvimento de um TCC consolida o processo de formação acadêmica e os ensinamentos ministrados no curso, permitindo ao estudante comparar as diversas linhas de pensamento, estabelecer elos entre as mais variadas correntes, aprimorar o processo de pesquisa bibliográfica, tornando os interessados mais ágeis na síntese de um assunto quando tratado de forma díspar por diversos autores, e trabalhar dados colhidos pelos mais diversos meios de informação, dando aos mesmos consistência e racionalidade. Objetiva-se estimular a criatividade do estudante através do enfrentamento de desafios e da formação através da execução de trabalhos científicos bem formatados e fundamentados. Nessa modalidade, a defesa ocorre com a devida apresentação de monografia científica na área de Engenharia de Controle e Automação.

No caso de projeto de empresa tipo startup, pretende-se estimular a criatividade do estudante pelo enfrentamento de desafios e desenvolvimento de seu potencial inovador na solução de problemas reais da sociedade. Nessa modalidade, a defesa ocorre com a devida apresentação de um pitch, da construção de um produto mínimo viável (PMV) e do estudo de viabilidade com o uso de canvas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BOBÁNY, Denise de Mello. Do textual ao visual: um guia completo para fazer seu trabalho de conclusão de curso. Teresópolis: Novas Ideias, 2008.

2. CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org.). CONSTRUINDO o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012.

3. LADRIÈRE, Jean. Filosofia e práxis científica. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

2. CASTRO, Claudio de Moura. Estrutura e apresentação de publicações cientificas. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.

3. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

4. MANUAL para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

5. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 43. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

6. Outras Bibliografias de acordo com o tema do Trabalho de Conclusão do Curso.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Josué Silva de Morais

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação

Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Paula Silva

Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Josué Silva de Morais, Coordenador(a), em 18/06/2019, às 11:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 18/06/2019, às 16:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1331836 e o código CRC 1AAF45BE.




Referência: Processo nº 23117.027358/2019-96 SEI nº 1331836